Alguns de nossos ancestrais eram vegetarianos? Eles comeram uma dieta baixa em carboidratos ou rica em gordura? Ao longo da história, não houve dieta ancestral "única". Mas cada iteração compartilhava algumas características comuns e nenhuma era semelhante à dieta ocidental atual.

Neste artigo, discutiremos as características comuns que nossos ancestrais paleolíticos compartilharam e explicaremos como comer usando uma abordagem Paleo ou ancestral pode melhorar nossa saúde geral.

Continue lendo para saber como é uma dieta ancestral e descubra 5 grandes benefícios de se alimentar como um caçador-coletor.

Mais e mais pessoas sofrem de doenças crônicas e a dieta pode ser a culpada

As doenças crônicas atingiram níveis de epidemia nos países desenvolvidos. As incidências de diabetes tipo 2, obesidade, doenças autoimunes, distúrbios de saúde mental e outros estão aumentando rapidamente. Seis em cada dez adultos americanos têm uma doença crônica, enquanto quatro em cada dez têm duas ou mais doenças crônicas.

De acordo com evidências arqueológicas importantes, nossos ancestrais não desenvolveram essas doenças inflamatórias crônicas. E nem os caçadores-coletores de hoje. Considere os seguintes exemplos:

  • As pessoas de Tsimané na Bolívia têm uma taxa de aterosclerose 80% menor do que as pessoas nos Estados Unidos.
  • Na Tanzânia, menos de 2% dos adultos Hadza estão acima do peso (em em comparação com quase dois terços dos adultos americanos) e o diabetes é virtualmente inexistente.
  • Os Maasai no Quênia não desenvolvem doenças cardiovasculares, apesar de seguirem uma dieta baseada em carne vermelha, sangue e leite.

E daí. O que mudou desde então e agora? Quando não vivemos ou comemos como nossos ancestrais, uma incompatibilidade entre nossos genes e o meio ambiente permite que doenças crônicas entrem em ação. A saúde ancestral – e uma dieta ancestral – é a solução para esse descompasso .

Com o advento da Revolução Industrial e dos avanços tecnológicos, a qualidade de vida melhorou de várias maneiras, mas nossa saúde continua a se deteriorar. Embora a comida seja apenas um fator que afeta a saúde (movimento, sono e estresse são outros), não podemos escapar da verdade que está na frase “você é o que você come”.

A dieta ocidental padrão, o veganismo e até o vegetarianismo estão muito longe do que nossos ancestrais comiam e do que nossos genes e nossa biologia exigem. Basicamente, fomos feitos para prosperar com uma dieta ancestral.

O que é uma dieta ancestral?

A composição das dietas de nossos ancestrais variava muito, dependendo da localização geográfica, disponibilidade de alimentos e tecnologia. Mesmo as proporções de macronutrientes (porcentagem de carboidratos, proteínas e gorduras) diferiram significativamente entre as populações de caçadores-coletores.

Mas algumas características-chave unem praticamente todas as dietas de nossos ancestrais paleolíticos e dos caçadores-coletores de hoje.

Produtos de origem animal

Nossos ancestrais hominídeos têm comido produtos animais há pelo menos 2,5 milhões de anos. Alimentos de origem animal estão entre os alimentos mais ricos em nutrientes do planeta .

Alguns dos nutrientes que contêm em grandes quantidades são difíceis de obter em outro lugar, pois as versões vegetais são mal absorvidas e / ou convertidas. Alguns desses nutrientes incluem:

  • Vitamina B12 (fígado, frutos do mar, carne vermelha)
  • Colina (ovos de pasto, fígado)
  • Ferro heme (carne vermelha, fígado)
  • Ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA) ácidos graxos ômega-3 (água fria, peixes gordos)
  • Vitamina K2 (manteiga alimentada com capim, ovos de pasto)
  • Selênio (peixe)
  • Vitamina A pré-formada (fígado )
  • Proteína de alta qualidade (carne, ovos, laticínios)

É importante ressaltar que os produtos de origem animal abrangem mais do que apenas "carne". Comer do nariz ao rabo reflete melhor uma dieta ancestral nutritiva. O caldo ósseo e os cortes cartilaginosos são ricos no aminoácido glicina, que ajuda a equilibrar o alto teor de metionina da carne.

Carnes de órgãos, como rins e coração, são superalimentos incríveis. O fígado pode ser o alimento mais denso em nutrientes do planeta.

Não apenas os produtos animais são densos em nutrientes, mas também contêm mais formas biodisponíveis de muitos nutrientes, incluindo proteínas, cálcio e ferro em comparação com fontes vegetais

Vegetais amiláceos e não amiláceos

Para nossos ancestrais, a proporção de calorias de alimentos vegetais e animais variava bastante. Em um estudo de campo de 229 grupos de caçadores-coletores, os pesquisadores descobriram que os alimentos de origem animal forneciam mais de dois terços de suas calorias em média, com uma variação de 26 a 99 por cento.

Apenas 14% desses grupos obtinham mais de 50% de suas calorias de alimentos vegetais. Ao contrário da descrição da mídia sobre a "dieta Paleo", os vegetais devem ocupar a grande maioria do volume do seu prato, pois não são tão calóricos quanto os produtos de origem animal.

Mesmo que sua meta seja 50 a 70 por cento das calorias provenientes de alimentos de origem animal, os alimentos vegetais devem ocupar dois terços a três quartos do espaço do seu prato. Alimentos vegetais alimentam seu microbioma e ajudam na digestão.

Os vegetais são a principal fonte de muitos nutrientes:

  • Vitamina C
  • Carotenóides
  • Polifenóis
  • Flavonóides
  • Esteróis e estanóis vegetais [19659009] Isotiocianatos e Índoles
  • Fibras Prebióticas
  • E Mais

Alimentos da Dieta Ancestral: Grãos e Legumes

Muitos ficam surpresos ao saber que grãos e legumes podem, de fato, ser Paleo. As evidências do consumo de trigo, cevada e arroz remontam a milhares de anos. Mas esses grãos não são o que você encontraria nos corredores dos supermercados: aveia em flocos, farinha e arroz branco.

Cereais e leguminosas contêm altos níveis de antinutrientes que se ligam aos nutrientes e impedem sua absorção no trato gastrointestinal.

As culturas que consumiram esses alimentos primeiro os embeberam, germinaram, fermentaram e / ou fermentaram para quebrar os inibidores de nutrientes naturais.

Frutas, nozes e sementes

Quando na estação, os caçadores-coletores de hoje comem frutas silvestres, nozes e sementes, se geograficamente disponíveis. A frutose de frutas inteiras, com moderação, é saudável e não prejudicial como açúcares adicionados em alimentos e bebidas.

Em alguns casos, os laticínios podem fazer parte de uma dieta ancestral

Talvez os laticínios definitivamente não sejam Eles são Paleo ou ancestrais no sentido tradicional. A persistência da lactase, ou a capacidade de digerir a lactose dos laticínios até a idade adulta, não surgiu até cerca de 10.000 anos atrás.

No entanto, os laticínios integrais são ricos em muitos nutrientes, incluindo vitamina K2, que é difícil de obter, e pode fazer parte de uma dieta ancestral se bem tolerada . Este é um exemplo de como um alimento mais moderno pode corresponder aos nossos genes.

Alimentos orgânicos e locais

Nossos ancestrais não descreviam os alimentos com esses termos, porque todos os alimentos eram "locais" e "orgânicos" . Mas com o advento de fazendas de ração animal concentrada, pesticidas e antibióticos, hoje temos que assumir que os alimentos não são orgânicos ou locais, a menos que explicitamente rotulados como tal .

Agricultura As práticas orgânicas e sustentáveis ​​e agrícolas produzem produtos que são mais ricos em micronutrientes, mais econômicos e ecologicamente corretos e com menos pesticidas e outras toxinas. Isso é o que nossos ancestrais comiam.

Sem açúcar refinado, farinha ou óleos de sementes

Nenhuma dieta de caçadores-coletores antiga ou moderna continha açúcar refinado, farinha ou óleos de sementes. Juntos, esses "Três Cavaleiros do Apocalipse" promovem a ingestão excessiva e a inflamação que é a raiz de todas as doenças modernas.

Infelizmente, óleos vegetais e açúcar juntos compreendem 36 por cento de a dieta ocidental padrão. Além disso, esses alimentos são virtualmente desprovidos de nutrientes.

Adaptando seu modelo Paleo

Os humanos são criaturas complicadas, compostas de bilhões de células (e bilhões de microorganismos!) Que requerem aproximadamente 40 micronutrientes diferentes para terem uma função metabólica normal.

Como as dietas de nossos ancestrais variavam muito, as dietas primárias saudáveis ​​de hoje também variam para levar em consideração as necessidades e sensibilidades individuais.

É por isso que o termo "Paleo template" é usado em vez de "dieta ”. Os humanos variam em composição genética, expressão gênica, estado de saúde, nível de atividade, objetivos e muito mais.

As necessidades dietéticas individuais variam entre um atleta do sexo masculino de 20 anos, uma mulher levemente ativa de 80 anos e um Criança de 2 anos.

Cinco benefícios de uma dieta ancestral

Os benefícios indiscutíveis de uma dieta ancestral de alimento integral foram demonstrados por estudos comparando dietas de caçadores-coletores e / ou caçadores-coletores. dietas Paleo modernas com dietas modernas, como a dieta ocidental padrão, dietas vegetarianas e veganas e dietas recomendadas por associações nacionais de saúde.

1. Maior expectativa de vida

É um mito comum que nossos ancestrais do Paleolítico viveram apenas até os 30 anos. Nesses estudos, as expectativas de vida mais curtas foram fortemente influenciadas por taxas mais altas de mortalidade infantil, falta de antibióticos, medicamentos de emergência e muito mais.

Na verdade, antropólogos relatam que, se os caçadores-coletores modernos sobrevivem à infância, sua expectativa de vida é em média entre 68 e 78 anos, bastante semelhante à nossa.

E sem o desenvolvimento de uma doença crônica, esses últimos anos foram provavelmente de uma qualidade muito maior do que a experiência da maioria das pessoas mais velhas hoje. Uma dieta ancestral combinada com os benefícios da medicina moderna provavelmente levará a uma vida / saúde muito mais longa do que a média atual.

2. Perda de peso

As dietas ancestrais geralmente são mais satisfatórias, l ou levam à redução da ingestão de calorias e contribui para a perda de peso .

Embora as dietas com baixo teor de carboidratos e cetogênicas sejam a última moda, um estudo de Stanford mostrou que, em média, as pessoas que cortam na adição de açúcar, grãos refinados e alimentos processados ​​perderam peso ao longo de 12 meses, independentemente de as proporções de macronutrientes.

3. Redução da inflamação

Açúcar, grãos e óleos de sementes refinados aumentam a inflamação crônica e causam doenças crônicas. Em contraste, as dietas antigas que eliminam esses alimentos e, em vez disso, se concentram em alimentos integrais ricos em nutrientes, incluindo produtos vegetais e animais, mostraram diminuir os níveis de inflamação .

Quatro. Reversão da síndrome metabólica

A síndrome metabólica afeta um terço dos adultos americanos e é caracterizada por ter pelo menos três dos cinco marcadores a seguir:

  • Grande circunferência da cintura.
  • Hipertensão.
  • Glicose em jejum elevado.
  • Triglicerídeos elevados.
  • Níveis baixos de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL).

Em ensaios clínicos, as dietas ancestrais superam outras dietas recomendadas por organizações nacionais de saúde, como o American Heart Associação.

Vários estudos com duração de semanas a dois anos mostram que uma dieta Paleo melhora a pressão arterial, peso corporal, circunferência da cintura, triglicerídeos, colesterol HDL e colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL). ).

5. Melhor saúde intestinal

Ter uma boa saúde intestinal, que abrange a integridade da parede intestinal, diversidade de microbiomas e muito mais, está relacionado a uma melhor saúde geral. Um estudo de 2019 descobriu que as pessoas que comem dietas paleo modernas tinham microbiomas altamente diversificados.

Estudos em populações ancestrais que consumiam alimentos de origem animal e vegetal revelam maior diversidade microbiana em comparação com pessoas que seguem uma dieta industrializada. Os carboidratos acelulares, como açúcares refinados e farinhas, causam estragos no microbioma intestinal.

Uma dieta ancestral reduz o risco de doenças crônicas

Comer uma dieta ancestral garante uma variedade de alimentos integrais densos em nutrientes, com a qual nossa biologia e saúde prosperam . Os benefícios mensuráveis ​​para a saúde de uma dieta ancestral, desde a diminuição da inflamação até a melhoria da diversidade do microbioma, reduzem o risco de doenças crônicas, incluindo:

  • Doença cardiovascular.
  • Diabetes e obesidade. [19659009] Distúrbios neurológicos.
  • Transtornos do humor.

Comentarios

comentarios