As dietas hiperproteicas estão na moda por serem uma das opções dietéticas de muitas celebridades. Dietas que se caracterizam por ser pobre em carboidratos e rica em proteínas, com um claro desequilíbrio nutricional que pode ser contraprodutivo se for mantido por um longo período de tempo. A controvérsia sobre este tipo de dieta foi alimentada por críticas negativas a dietas como a famosa dieta de Dukan, também do tipo de proteína.

As conclusões dos especialistas apontam para sobrecarga hepática e renal, cetose, aumento do ácido úrico e efeito rebote importante. Se você quiser saber mais sobre este tipo de dieta, neste artigo nós coletamos tudo o que você nunca foi dito sobre dietas ricas em proteínas e que você deve saber antes de iniciar qualquer dieta de perda de peso dessas características. Tome nota e escolha a sua dieta também!

O que são dietas hiperproteicas?

Como já observamos, uma dieta rica em proteínas é uma dieta rica em proteínas relegando para o segundo plano em ] carboidratos. A grande atração deste tipo de dieta é que as calorias não são diminuídas, sendo uma opção muito mais atraente, pois não é garantido que você não vai passar fome e você vai conseguir perder peso mais facilmente do que em uma dieta baixa. em calorias. As proteínas são muito mais saciantes, fornecendo poucas calorias e muita energia, e o gasto calórico também é maior na digestão de proteínas. Além disso, dietas com proteínas permitem perder peso mais rapidamente, um fator pelo qual é aconselhável seguir este tipo de dieta com a supervisão de um especialista e sempre de maneira oportuna, nunca continuamente. ] superalimentos de cura ” width=”750″ height=”464″/>

udra11 || Shutterstock

Outros aspectos positivos dessas dietas hiperproteicas é que eles permitem que você aumente a massa muscular e coma todos os tipos de carnes, peixes, laticínios, vegetais, frutas, sementes, nozes e assim por diante. Uma variedade que tornará o período da dieta mais suportável, além de nos obrigar a nos concentrar em alimentos mais naturais e a abandonar gorduras trans, alimentos processados, refrigerantes, confeitos, entre outros.

Mas quais desvantagens podem ter? Dietas hiperproteicas para a sua saúde?

Já ultrapassamos parte da relutância que os especialistas demonstram em relação a este tipo de dieta baseada em um único tipo de nutrientes e na qual outros são completamente excluídos. Assim, uma das consequências de não comer carboidratos é a formação de corpos cetônicos ou cetose . Este processo ocorre quando o corpo tem que recorrer às gorduras acumuladas no corpo para transformá-las em energia, algo que pode levar a alterações no sistema nervoso e arritmias.

Por outro lado, quando apenas proteínas são ingeridas e as gorduras que você está contendo sofrem um esforço renal e hepático porque você tem que eliminar mais excesso de proteína. Esse esforço pode agravar doenças já presentes ou que precipitam o surgimento de novas

. Além disso, como não são dietas balanceadas, o corpo perde peso e volume da água, proteínas de massa magra e glicogênio, enquanto restos de gordura e cetonas são formados devido à ausência ou diminuição da ingestão de carboidratos. A cetose traz consigo fadiga e náusea, dificultando o acompanhamento da dieta de forma ativa e saudável. Outros efeitos indesejáveis ​​são um aumento nos níveis de ácido úrico e uma diminuição nos níveis de cálcio, uma vez que é absorvido em quantidades menores.

Consequências negativas que o forçarão a abandonar a dieta e sofrer outro dos efeitos indesejáveis ​​desses , o efeito rebote ou efeito yo-yó .

Comentarios

comentarios