Dr. Odile Fernández

A Dra. Odile Fernández tornou-se uma referência para o mundo da nutrição natural e medicina complementar graças aos seus artigos no blog misrecetasanticancer.com e seu primeiro livro 'My anti-cancer recipes', seguido por mais cinco Todos publicados por Urano. O último é ' Meu filho come saudável' um trabalho extenso, repleto de informações teóricas e práticas.

Meu filho come saudável é o livro sobre alimentação infantil mais completo, abrangente e melhor documentado que existe em espanhol. Quase 500 páginas onde é analisado como deve ser a dieta desde a gravidez até a idade adulta, com truques para promover a alimentação infantil saudável e, claro, receitas saudáveis ​​e adequadas para toda a família. Um manual muito completo para todas as famílias que querem comer saudável!

Odile Fernández: "Você tem que começar a comer saudável desde o momento da concepção"

Também Odile sabe sobre crianças. Seu interesse pelas possibilidades terapêuticas da alimentação começou quando ele recebeu um diagnóstico de câncer de ovário no estágio IV (o mais avançado) com metástase. Contra todas as probabilidades, ele conseguiu se recuperar, salvou os ovários e teve um filho que, com certeza, desfruta de uma dieta exemplar.

Por que você escreveu um livro sobre alimentação infantil? eles se alimentam pior e, consequentemente, a taxa de obesidade é aumentada de forma alarmante. O ultraprocessado domina o cardápio infantil e isso se traduz em um aumento na incidência de doenças a curto e longo prazo. Para mudar este cenário terrível precisamos de mais informações, para estar mais consciente de que o que colocamos na nossa boca influencia a nossa saúde.

A saúde do adulto é forjada na infância, crianças com bons hábitos alimentares ] serão adultos saudáveis, por isso devemos começar a nos alimentar saudáveis ​​desde o momento da concepção.

Há poucas informações verdadeiras e confiáveis ​​publicadas na Espanha sobre nutrição infantil, por isso pensei que era necessário um livro teórico-prático. oferecer às famílias e profissionais de saúde ferramentas básicas para implementar uma boa alimentação infantil.

"Os ultraprocessados ​​não fornecem os nutrientes que a criança precisa para crescer e realizar"

Quais são os principais erros que a média das famílias com a alimentação das crianças se compromete?
Devido à pressa, o ultraprocessado é freqüentemente usado tudo para jantares e lanches. Nuggets, salsichas, frios, sobremesas açucaradas … são bombas de calorias, gorduras e açúcares que não fornecem os nutrientes que a criança precisa para crescer e ter um bom desempenho.

O alto consumo de açúcares e proteína de carne e laticínios é muito comum entre as crianças espanholas e isso pode levar a problemas de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer a longo prazo.

 Menu delicioso com vegetais anticancerígenos

Como é um bom café da manhã para crianças?
O ideal para realizar na escola e ter energia suficiente seria um pequeno-almoço de baixa carga glicêmica que seria praticamente traduzido, por exemplo , em ovos mexidos com legumes, omelete de cogumelos, iogurte sem açúcar com frutas e nozes, todo torrada de abacate, azeite e ovo … Os bolos, biscoitos, cereais matinais, pão branco, geléia, bebidas de chocolate, sucos industriais, etc, seria saudável café da manhã

Você incluiu ovos e lactose. Uma criança pode dispensar completamente alimentos de origem animal?
Sim. As dietas vegetarianas bem planejadas são adequadas para ambas as crianças e para mulheres grávidas e atletas, e podem até mesmo nos ajudar a prevenir doenças. Não tenha medo de remover a proteína animal da dieta, sim, você tem que compensar com proteína vegetal, na forma de legumes, nozes, grãos integrais, etc

O que você recomendaria para levar com você?
Fruta, nozes, sanduíche com pão integral com óleo, abacate, homus, biscoitos caseiros, queijo …

"Nas farmácias eles ainda dão pirulitos para crianças e em restaurantes fast food eles lhes dão brinquedos para pedir comida insana "

O que fazemos se eles pedem doces e doces comerciais?
Faça um acordo com eles. Podemos preparar juntos um bolo integral com frutas, aveia ou preparar "gomas" de frutas com agar agar. Nós também podemos oferecer frutas secas como uma alternativa aos doces e, se vermos que não há como concordar, faça-os entender que esses alimentos são tomados apenas esporadicamente. A melhor coisa para que eles não pedem alimentos não saudáveis ​​é não comprá-los. Quando eles são oferecidos em aniversários ou festas, será difícil não ceder.

É necessário que toda a população tome consciência de como é importante não oferecer alimentos não saudáveis ​​às crianças para evitar conflitos. Por exemplo, nas farmácias eles ainda lhes dão pirulitos e na fila do supermercado há vitrines com bugigangas ou os retângulos de comida rápida lhes dão brinquedos para pedir comida louca.

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