"Doutor, meu filho não come" é uma das frases frequentemente repetidas pelos pais e um dos motivos mais frequentes para consulta na Atenção Básica.

Ocorre em 25-35% dos filhos dos pacientes mas, como Venancio Martínez, que serviu como secretário do Comitê de Nutrição da Associação Espanhola de Pediatria (AEP), muito raramente tem consequências no desenvolvimento (entre 1-2% dos casos), desde " o que os pais entendem como falta de apetite é quase sempre uma diminuição normal das necessidades de energia ou uma forma de obter algum benefício da criança ".

Portanto, se a criança comer menos, mas ganha peso adequado, é ativo, feliz e não mostra sinais de doença, os pais não devem se preocupar.

Há que insistir em terminar o prato? Como fazê-lo comer vegetais? Essas e outras questões são levantadas diariamente por muitas famílias.

"Aqueles que comem mais nem sempre comem melhor e os pais devem ser ensinados que a saúde depende mais da variedade da dieta do que do tamanho das porções ", insiste Venancio Martínez., Quem esclarece que dada a falta de apetite não é aconselhável dar suplementos nutricionais s, pois estes" só são necessários em casos excepcionais, quase sempre relacionados com doenças prolongadas e anteriores avaliação do pediatra ou nutricionista ".

Moldando o gosto: como introduzir a alimentação complementar?

Durante o primeiro ano de vida, um bebê aumenta sua altura em 50% e seu peso em 300%, mas por este deve ser bem alimentado.

"A criança pode mamar exclusivamente com leite materno durante os primeiros seis meses ", explica Alfredo Ballester. A alimentação complementar começa nessa idade.

A transição de líquidos para sólidos constitui uma mudança importante na alimentação e a criança pode levar dias ou semanas para aceitá-la mas não deve ser adiada, na opinião da Associação Espanhola de Pediatria, "sua introdução tardia pode dificultar a administração subsequente de alimentos sólidos".

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De dois a seis anos, o sabor dos alimentos é formado. Os sabores que a criança prova durante o primeiro ano são mais bem aceitos . A criança desenvolve suas preferências, condicionadas em grande parte pelos costumes familiares: ela come o que vê os idosos comerem.

Aos três anos, a criança pode comer qualquer coisa (atingiu a maturidade de funções digestivas, sabe usar talheres …) mas, por outro lado, torna-se caprichoso com as refeições e é provável que se recuse a experimentar novos alimentos.

" Os três primeiros anos de vida são fundamentais para as consequências da má alimentação que podem afetar toda a vida da pessoa. O segundo ano é especialmente importante porque nele os sabores são diversificados, a criança desenvolve mastigação, as refeições são socializadas e surgem as birras e a tendência de se opor a tudo ('a idade do não'), que se não for resolvido corretamente pode afetar os hábitos alimentares posteriores e, portanto, os hábitos alimentares ", avisa Martínez Suárez. [19659003] Os hábitos alimentares que são adquiridos neste momento serão difíceis de modificar posteriormente. Por outro lado, há uma desaceleração no crescimento, então é normal que as necessidades nutricionais e, portanto, o apetite também diminuam.

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Dicas para garantir que as crianças gostem de comer

Para promover bons hábitos, os pais podem recorrer a estas táticas:

  • Deixe a criança colaborar na preparação dos pratos e nas compras tornará as coisas mais fáceis para ela experimentar novos alimentos, incluindo vegetais.
  • Comer em família (não deixe a criança comer sozinha) e criar um ambiente agradável fará com que ela aceite uma maior variedade de alimentos.
  • Não tente distrair ele com a televisão ou brincar com ela: não é eficaz a longo prazo
  • Não encha demais as placas . “Principalmente se for uma criança que come pouco, é melhor servir um pedacinho no pratinho e, depois, se quiser mais, repita. Assim, a criança fica motivada para ver que consegue terminar o prato ", diz Alfredo Ballester.
  • Não o recompense nem o castigue para fazê-lo comer. Isso pode levá-lo a pensar que o carinho de seus pais depende do que você come
  • Não force a criança a terminar o prato . Primeiro você deve avaliar se a ração é adequada. Por outro lado, é melhor ensiná-lo a levar em conta a sensação de saciedade.
  • Não prolongue a refeição mais do que cerca de 30 minutos. Se não quer comer, tem de tentar descobrir porquê: se comeu alguma coisa e não está com fome ou se não gosta e porquê. Nesses casos, você não precisa preparar um prato diferente, mas passe para a sobremesa sem dar muita importância a ele
  • Não pule o café da manhã . Se pular o café da manhã, você se sentirá cansado e terá dificuldade para se concentrar. Deve incluir cereais (pão, biscoitos …), laticínios (iogurte, leite ou queijo) e frutas (um pedaço ou um suco natural).
  • Se você estiver doente e não quiser comer um dia, faça não tem que forçá-lo. Tampouco é o momento de introduzir novos alimentos pois isso os associará à doença.
  • Apresentar os pratos de uma forma atraente (formando imagens ou combinando cores) pode fazer uma criança pegue um alimento que ele rejeitaria de outra forma.

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