Yoga é um mundo inteiro, com sua própria linguagem, seus movimentos e sua própria filosofia. Qualquer pessoa pode praticar, basta ter um tatame e tempo livre. No entanto, a quais resultados a imersão no mundo da ioga diária pode levar?

Resumo dos benefícios da ioga

  • A ioga é relaxante.
  • Aumenta a atividade física do praticante sem grande esforço .
  • As aulas reduzem o estresse.
  • Ioga aumenta a autoconfiança.
  • É simples.

O que muda em seu corpo devido à ioga

Um treinador de ioga compartilha sua opinião sobre este assunto e diz o que a prática diária de ioga pode oferecer a uma pessoa.

O corpo torna-se mais flexível

Devido às inúmeras posturas destinadas a alongar os músculos, melhora a flexibilidade do corpo. Por que isso é bom? O sangue começa a circular melhor por todo o corpo, as dores causadas pelo espasmo muscular crônico desaparecem .

As articulações começam a se sentir melhor

Por exemplo, na hatha ioga há muitos asanas (posturas) direcionadas na abertura das articulações do quadril. Devido ao estilo de vida sedentário, a mobilidade dessas articulações diminui gradualmente. Fazendo ioga, recuperamos essa mobilidade, melhoramos a função das articulações e a circulação sanguínea nos órgãos pélvicos.

Aumento da resistência

A ioga não é apenas alongamento e relaxamento suaves, mas também um grande número de posturas de força, por exemplo, a prancha, os equilíbrios de mão e asanas bastante complexos na posição em pé.

Além de aumentar a força muscular, ocorre o fortalecimento dos ossos. Isto é especialmente importante para as mulheres: após o início da menopausa, o risco de osteoporose (diminuição da densidade óssea) aumenta. Assim, ao praticar ioga em nossa juventude, criamos uma boa base para o futuro.

As funções da respiração profunda são aprimoradas

Quase todos os complexos de hatha ioga envolvem exercícios respiratórios antes da prática. E também durante as aulas, geralmente é usada respiração yogue completa ou respiração ujjayi ("respiração do vencedor" – respiração completa com um assobio silencioso). Como isso é útil? O suprimento sanguíneo para todas as partes dos pulmões melhora significativamente (na vida cotidiana respiramos um tanto superficialmente), a imunidade local melhora.

O estresse e a tensão nervosa desaparecem

Devido às posturas que ativam o trabalho do sistema nervoso parassimpático técnicas de sistema e relaxamento, a tensão nervosa e o estresse crônico desaparecem . A condição geral torna-se mais estável, a “mudança emocional” passa.

O trato digestivo funciona melhor

Quase todos os movimentos de ioga usam técnicas de manipulação abdominal. Essas técnicas causam fluxo sanguíneo ativo das pernas para os braços, iniciam e ativam os processos de digestão, melhorando assim o funcionamento dos órgãos do trato gastrointestinal.

Melhora a saúde das costas

Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que passam a maior parte do tempo o dia sentado na frente de um computador. Depois de se exercitar todos os dias durante um mês, você definitivamente sentirá menos peso nas costas.

Como é bem conhecido, ou presumivelmente, os benefícios que a prática diária de ioga pode trazer também dependem da condição física anterior da pessoa, bem como o nível de execução alcançado com o mesmo.

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