Você está procurando remédios para ajudar a aliviar a constipação? Este distúrbio é uma dor de cabeça real para aqueles que sofrem com isso cronicamente e são forçados a recorrer a laxantes.

Neste artigo nós compartilhamos alguns remédios naturais que podem nos ajudar a melhorar esse distúrbio e melhorar nosso bem-estar e qualidade de vida. Além disso, eles não têm efeitos colaterais para a nossa saúde.

Remédios para ajudar a aliviar a constipação

A constipação é um problema intestinal comum que às vezes está associado a hábitos alimentares.

Para começar, a constipação crônica é uma doença que afeta quase um quarto da população (entre 15 e 25%). Pode ser sofrido em qualquer idade, embora seja mais frequente em mulheres e idosos.

Este problema intestinal piora muito a qualidade de vida daqueles que sofrem . Portanto, é essencial fazer mudanças em nosso estilo de vida e dieta para superar essa condição irritante.

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1. Dieta rica em fibras

O primeiro remédio que apresentamos neste artigo é aumentar a ingestão de fibras em nossa dieta. Em particular, se a maioria dos alimentos que ingerimos é refinada.

A fibra atua de duas maneiras no intestino. Primeiro, aumenta o volume de fezes e, segundo, acelera o trânsito no cólon. Por outro lado, a fibra nutre as bactérias benéficas do intestino, entre outras propriedades para a constipação.

Para aumentar a ingestão de fibras, devemos incorporar em nossa dieta diária boas quantidades de frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, nozes e sementes. Por outro lado, não recomendamos o abuso de alimentos "enriquecidos" com fibras ou farelos.

Essas recomendações também são válidas para constipação em crianças, desde que não estejam relacionadas a uma patologia. As crianças podem notar uma grande melhora em pouco tempo com essas mudanças na dieta.

2. Beber mais água

 Mulher beber um copo de água
O consumo regular de água ajuda a fluidizar os movimentos intestinais e aumentar o movimento do intestino.

Segundo, não podemos aumentar a ingestão de fibras e esquecer de beber o suficiente água Isso pode até ser contraproducente para o intestino e para a saúde em geral, já que a água ajuda a fibra a exercer sua ação aumentando seu tamanho.

Beba pelo menos 1,5 litros de água. A água ao longo do dia e fora das refeições é essencial para digerir a fibra que consumimos. Ao beber melhoramos a frequência do movimento intestinal e também a consistência das fezes.

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3. Atividade física regular

Nem todos os estudos são conclusivos nesse sentido, mas alguns deles mostram resultados positivos na relação entre atividade física e constipação. De fato, praticar esportes é uma recomendação geral para uma melhor qualidade de vida.

Um estudo confirma os resultados da realização de uma atividade física de intensidade moderada ou intensa, entre 20 e 60 minutos, 3 a 5 vezes por semana. Em 12 semanas, melhorias no desconforto intestinal relacionado à constipação podem ser observadas

. Suplementos probióticos

 Alimentos probióticos
Alimentos probióticos ajudam a restaurar a flora intestinal, melhorando consideravelmente a constipação.

Há uma crescente demanda mundial por suplementos probióticos. E é que estes microrganismos vivos são benéficos para a flora bacteriana intestinal e para a saúde em geral.

O mesmo estudo citou os resultados de tomar probióticos Bifidobacterium e Lactobacillus. Estes foram eficazes na melhoria da frequência e consistência dos movimentos intestinais em adultos e crianças.

No entanto, ainda não se sabe se uma determinada estirpe de probióticos é mais eficaz que outra , já que estudos estão faltando. Portanto, podemos optar por aqueles que incluem maior variedade de cepas

. O Psyllium : planta para aliviar a constipação

O Psyllium psyllium ou psyllium é um gênero de plantas cujas sementes ajudam a regular o trânsito intestinal e, portanto, aliviam a constipação. Quando misturados com água, eles incham e criam uma gelatina que limpa o sistema gastrointestinal . Assim, o P syllium melhora a freqüência, a consistência e o peso das fezes.

  • A dose recomendada é de 6 a 12 gramas diárias.
  • eficaz para tomar é jejum, com 2 copos de água, e pelo menos meia hora antes do café da manhã.
  • Podemos comprá-lo em fitoterapeutas e farmácias.

Agora conhecemos esses bons hábitos que podem nos ajudar, medida, para aliviar a constipação. É muito importante melhorar o trânsito intestinal para melhorar a saúde geral e ter uma boa qualidade de vida.

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