Alimentos funcionais são aqueles envolvidos em algum processo dentro do corpo. Eles têm substâncias, como fibras, vitaminas, antioxidantes etc., que podem ter efeitos benéficos em vários processos fisiológicos do corpo.

Estes são produtos que não são indispensáveis ​​ou necessários como tais. Eles podem oferecer certos benefícios à saúde se forem consumidos no âmbito de um estilo de vida saudável.

No entanto, eles não têm a capacidade de curar ou prevenir doenças. Surgem da necessidade do sistema de saúde de reduzir a incidência de certas doenças, como osteoporose ou doença cardíaca coronária.

Métodos para obter um alimento funcional

  • Elimine um componente que causa um efeito prejudicial, como um proteína alergênica Um exemplo seria o leite infantil ou o próprio leite sem lactose
  • Aumente a concentração de um componente que ocorre naturalmente em um alimento até que ocorra um certo efeito. Por exemplo, aumente a concentração de ácidos graxos ômega 3.
  • Adicione um componente não presente que tenha um efeito benéfico. É o caso dos pré e probióticos.
  • Substitua um componente cuja ingestão é alta e pode ter um efeito prejudicial, por outro componente que tenha um efeito benéfico no corpo. Uma possibilidade é diminuir o nível de açúcar e aumentar o nível de fibra.
  • Aumente a biodisponibilidade ou estabilidade de um composto que produz um efeito benéfico ou reduz o risco de doença.

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Um alimento funcional é igual a um alimento enriquecido?

Um alimento enriquecido é aquele que fornece um ou mais nutrientes que são conhecidos por serem deficientes para a população em geral. No entanto, um alimento funcional foi modificado para ter um efeito benéfico na saúde.

Probióticos são um dos ingredientes funcionais mais consumidos. Eles são benéficos para o corpo porque estimulam o crescimento de boas bactérias no cólon.

Ingredientes funcionais mais comumente usados ​​

  • Leite ou proteínas hidrolisadas.
  • Lipídios de origem leite ou de outra origem, como Ácidos ômega 3.
  • Probióticos, prebióticos e simbióticos. Estes são os ingredientes funcionais mais consumidos e geralmente são apresentados como misturas de lactobacilos e bifidobactérias. Os prebióticos são ingredientes não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro por estimulação seletiva do crescimento de bactérias no cólon.
  • Fibra alimentar. Consiste em um material vegetal que resiste à digestão e absorção pelo sistema digestivo. Está naturalmente presente em vegetais, legumes, frutas e cereais, e seu consumo está associado a um melhor trânsito intestinal e a um menor risco de desenvolver doenças não transmissíveis.
  • Cálcio, geléia real e antioxidantes.

Objetivos dos alimentos funcionais

  • Saúde cardiovascular.
  • Funcionamento do sistema digestivo.
  • Manutenção da qualidade óssea.
  • Melhoria do sistema imunológico.

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Os alimentos funcionais são necessários?

Embora surjam da preocupação de prevenir certas doenças, como osteoporose ou patologias cardiovasculares, elas não são alimentos essenciais. Eles podem contribuir para melhorar a saúde do indivíduo, mas não envolvem um avanço que o marketing queira vender.

 Os alimentos funcionais são necessários?
Alimentos funcionais Eles fornecem benefícios à saúde e são recomendados para a dieta. No entanto, é preciso estar ciente de suas limitações.

Muitas vezes, o fato de um ingrediente ser adicionado a um alimento não significa que ele seja biodisponível. Por exemplo, o cálcio do leite é absorvido em 30%, no entanto, não é possível garantir que a absorção seja a mesma se o cálcio for adicionado ao suco.

Para responder a Esta pergunta deve ser conduzida um ensaio clínico com cada produto específico. No entanto, seu consumo não é prejudicial, pelo contrário, é recomendado. Portanto, pode ser uma boa idéia introduzir esses alimentos na dieta usual, mas sempre tendo em mente suas limitações.

Alimentos funcionais com uma projeção maior são aqueles que têm a presença de probióticos. Mais e mais cepas de microrganismos estão sendo estudadas e a importância da flora bacteriana na saúde é melhor compreendida.

As consequências de um equilíbrio adequado da microflora são, entre outras, uma menor probabilidade de desenvolver doenças complexas. Mesmo nos últimos anos, o crescimento de certas cepas de bactérias no cólon tem sido associado a ganhos musculares.

Por outro lado, eles representam uma das primeiras barreiras do sistema imunológico; portanto, é crucial manter sua diversidade.

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