Você provavelmente já ouviu falar dos antioxidantes que alguns alimentos contêm, mas você sabe exatamente o que são e para que servem os antioxidantes? Neste artigo, você resolverá todas as suas dúvidas.

Ingestão de antioxidantes É essencial manter a boa saúde . Seu papel como redutores de estresse oxidativo é o que os tornou tão na moda.

O que são antioxidantes?

Antioxidantes são compostos sintetizados pelos vegetais em suas diferentes partes, como frutas, folhas, galhos, raízes, etc. Eles são caracterizados por ter grupos hidroxila (OH) unidos por anéis de benzeno, que impedem o efeito prejudicial dos radicais livres.

Para que servem?

Os antioxidantes presentes nos alimentos são essenciais, não apenas porque ativam a substância. propriedades organolépticas naturais, mas porque, quando ingeridas, elas nos protegem de doenças como câncer, doenças cardiovasculares e doenças neurodegenerativas.

Comer uma dieta rica em antioxidantes nos ajudará a prevenir e melhorar :

  • prematuro produzido pelo acúmulo de radicais livres.
  • Sistema nervoso, como foi demonstrado para ajudar a prevenir a demência Alzheimer e Parkinson, graças a um efeito protetor dos neurônios.
  • Doenças cardiovasculares como aterosclerose.
  • Câncer, uma vez que antioxidantes podem inativar a carcinogênese, inibem p Roliferação de células, melhora os processos de reparo do DNA e reduz o estresse oxidativo.

O que é estresse oxidativo?

Para saber como funcionam os antioxidantes, é necessário saber O que é estresse oxidativo. No metabolismo celular, no qual a glicose reage com o oxigênio para produzir energia na forma de ATP, uma série de compostos reativos de oxigênio é liberada. Esses compostos são radicais livres, cujos efeitos são prejudiciais ao organismo.

Em um indivíduo jovem e saudável, os radicais livres de oxigênio são rapidamente removidos do interior da célula por antioxidantes naturais. Porém, em pacientes crônicos ou idosos, essa eliminação é deficiente, o que implica o aparecimento de doenças crônicas, acelerando, ao mesmo tempo, o envelhecimento.

Leia também: Dieta para prevenir o envelhecimento, inclui os seguintes nutrientes [19659018] Tipos de antioxidantes

Os antioxidantes podem ser:

  • Endógenos.
  • Fabricado pela própria célula.
  • Exógeno, organismo através de dieta ou suplementos com formulações antioxidantes.

Aqui explicaremos quais são os antioxidantes mais importantes dos alimentos:

Vitamina C

É um antioxidante importante que atua potenciando o efeito de outros antioxidantes, como a vitamina E e o selênio.

As principais funções da vitamina C são:

  • Neutralizar o oxigênio único te (O2).
  • Capture radicais hidroxila e ânions superóxido.
  • Regenere a forma oxidada da vitamina E.

Essa vitamina contribui principalmente para a síntese de colágeno e elastina componentes primários para o desenvolvimento e manutenção de vasos sanguíneos, tendões, ossos e ligamentos. Além disso, é crucial para a síntese de noradrenalina e carnitina, e também na transformação de colesterol em sais biliares.

Cinco porções diárias de frutas e vegetais (3 frutas e 2 vegetais) garantem um consumo mínimo de 200 mg de Vitamina C. As principais fontes de vitamina C são:

  • Pimentas.
  • Couve de Bruxelas.
  • Brócolis.
  • Tomate. [19659028Kiwi
  • Morangos.
  • Laranja.
  • Limão.

Vitamina E

É um conjunto de compostos fenólicos, conhecidos como tocoferóis e tocotrienóis . O alfa tocoferol é o mais comum e, biologicamente, o de maior ação vitamínica.

A vitamina E é considerada o protetor mais importante das moléculas lipídicas, pois sua ação consiste em: [19659008] Proteger a oxidação de ácidos graxos poliinsaturados dos fosfolipídios da membrana celular.

  • Inibir a oxidação do colesterol LDL (colesterol ruim).
  • A dose recomendada de vitamina E varia de 6 mg em crianças a 15 mg na idade adulta. Está presente em alimentos como óleos de oliva, milho, soja, canola, açafrão ou girassol . Também está presente na ingestão de pequenas quantidades de nozes, como amêndoas, amendoins, avelãs ou nozes, e em vegetais crus, como cenoura e espinafre.

    É interessante: Avitaminose: falta de vitaminas

    Polifenóis

     Framboesas polifenóis

    Os polifenóis são um grupo muito grande de substâncias que inclui famílias de compostos com estruturas diversas . Somente os flavonóides, que são os mais importantes, são conhecidos por mais de 5000 compostos diferentes na natureza.

    Muitos compostos fenólicos são responsáveis ​​pelas propriedades organolépticas das plantas . Por exemplo, as antocianinas são responsáveis ​​pelos tons vermelho, azul e violeta de muitas frutas, vegetais e vinho tinto.

    Do ponto de vista de sua atividade biológica, muitos polifenóis têm propriedades : [19659008] Anti-inflamatório pois inibem enzimas e a proteína C-reativa envolvidas nos processos de inflamação.

  • Atividade estrogênica como isoflavonas, lignanas e resveratrol.
  • Ligação a metais e proteínas, como taninos, que lhes conferem atividade antimicrobiana .
  • Eles são encontrados em abundantes frutas, vegetais, cereais e leguminosas bem como em algumas bebidas e infusões, como chá e café , vinho tinto e cacau.

    Carotenóides

    São pigmentos sintetizados por plantas em processo de fotossíntese cuja principal atividade é a neutralização de condimentos reativos de oxigênio (ERO). Essas espécies reativas têm um papel determinante no desenvolvimento e manutenção do estresse oxidativo celular.

    Os carotenóides são convertidos em vitamina A cujo papel é essencial para preservar a integridade da retina e manter a atividade do sistema imunológico, entre outras coisas.

    Os alimentos que os contêm são:

    • Cenoura.
    • Laranja.
    • Pêssego.
    • Tangerina.
    • Tomate .
    • Melancia.
    • Mamão.
    • Espinafre.
    • Brócolis.

    Então, não se esqueça de incluir frutas em sua dieta diariamente e vegetais variados. Para que você possa obter todos os antioxidantes que seu corpo precisa.

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