Você sabia que seus intestinos são habitados por bilhões de bactérias? Além de outros microrganismos, como fungos, parasitas e vírus. No total, são centenas de espécies que compõem a ecologia intestinal. O mais interessante é que a composição bacteriana está relacionada aos alimentos então a microbiota poderia ser modificada voluntariamente. Essa comunidade tem funções importantes relacionadas à saúde e à doença. Quer saber mais sobre as bactérias intestinais? Continue lendo!

Conhecimento atual sobre bactérias intestinais

Na verdade, o conhecimento atual sobre bactérias intestinais é bastante recente. Avanços em novas tecnologias genéticas tornaram possível identificar este surpreendente ecossistema microbiano e aprender mais sobre seu papel.

Por décadas, problemas intestinais foram tratados com antibióticos ou a incorporação de bactérias probióticas. No entanto, pesquisas mais aprofundadas foram conduzidas nos últimos anos, revelando que bactérias intestinais têm um papel importante na regulação da saúde.

Além disso, pessoas com certas doenças, como já que a síndrome do intestino irritável apresentou alteração na flora bacteriana. Também está relacionado à dieta, portanto, pode-se tentar modulá-lo por meio da dieta.

A maioria das bactérias intestinais é encontrada no cólon. Na verdade, é a área mais densamente povoada por microrganismos. Existem poucas bactérias no intestino delgado, pois os ácidos do estômago, a bile e as secreções do pâncreas as destroem. Outras áreas habitadas por bactérias são o nariz, a boca e as membranas mucosas.

Os recém-nascidos praticamente não têm flora bacteriana. Elas recebem suas primeiras bactérias no momento do parto e as desenvolvem com o leite materno. A dieta e o estilo de vida determinarão o desenho de cada microbiota em particular.

Funções das bactérias intestinais

Uma microbiota saudável pode ser descrita como a população de bactérias intestinais que:

  • Tem grande riqueza e diversidade de espécies.
  • É capaz de resistir a doenças, tratamentos e alterações na dieta, recuperando o equilíbrio.
  • A riqueza genética é um indicador de boa saúde.

Isso acontece porque este incrível ecossistema possui várias funções metabólicas, imunológicas e hormonais:

  • Participar do sistema imunológico eliminando microorganismos prejudiciais e enviando sinais para distinguir os micróbios inimigos.
  • Degrade as toxinas.
  • Facilite a digestão e a mobilidade da fibra alimentar.
  • Produza substâncias que beneficiam e regulam o funcionamento de todo o organismo.
  • Sintetizar vitaminas e nutrientes das proteínas theins of food.
  • Comunique-se com os neurônios, modificando o comportamento e ajudando o desenvolvimento cognitivo normal.  Bactérias intestinais

Causas e consequências da alteração da microbiota intestinal

Deficiências na microbiota intestinal não estão apenas relacionadas a doenças intestinais . No entanto, cada vez mais se sabe sobre seu papel em doenças imunes e psiquiátricas.

alterações da flora intestinal são conhecidas como "disbiose" e estão relacionadas a, entre outras, essas doenças:

  • Doenças inflamatórias crônicas do intestino.
  • Doença celíaca.
  • Diverticulose.
  • Alguns cânceres, como câncer de cólon.
  • Fígado gorduroso não alcoólico.
  • Obesidade.
  • Pólipos.
  • Transtornos mentais. [19659011] Depressão e ansiedade.

Não apenas a dieta pode causar disbiose. Alguns fatores podem ser controlados e outros não. Por exemplo:

  • Estresse.
  • Estilo de vida sedentário.
  • Estilo de vida.
  • Hábitos prejudiciais, como alcoolismo, fumo ou uso de substâncias.
  • Uso excessivo e descontrolado de antibióticos.
  • Excesso de higiene, pois elimina bactérias boas e diminui a capacidade imunológica.
  • Envelhecimento, que naturalmente reduz a diversidade.

Como cuidar de nossas bactérias intestinais?

O conhecimento sobre as bactérias intestinais avança cada vez mais revelando suas conexões com todo o organismo. Especialmente importante é a descoberta de um eixo intestino-cérebro porque abre um importante campo de ação na prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

Os sintomas que os intestinos de bactérias são não muito saudáveis ​​ são:

  • Diarreia.
  • Constipação.
  • Gases.
  • Dor e cólicas abdominais.
  • Ruídos intestinais.

Possuem uma variedade de bactérias intestinais, abundantes e saudáveis. é possível, com todos os benefícios que pode trazer à nossa saúde.

Incorpore alimentos prebióticos e probióticos à dieta

  • Prebióticos. Eles são encontrados naturalmente em muitos alimentos, como vegetais e grãos inteiros. São fibras vegetais que servem de alimento para bactérias saudáveis. Essas fibras não são realmente digeríveis, e é por isso que vão direto para a mesa das bactérias. Eles também podem ser incorporados por meio de suplementos.
  • Probióticos . São alimentos que contêm microrganismos vivos, como cepas de bactérias que aumentam a população existente. O alimento probiótico por excelência é o iogurte, embora também seja encontrado em outros alimentos fermentados. Muitos suplementos dietéticos também contêm probióticos.

Permanecendo ativo

O exercício moderado tem efeitos positivos na microbiota pois ao produzir um pequeno dano estimula a capacidade de recuperação . Além disso, o exercício moderado fortalece a musculatura e favorece a produção de hormônios com efeito antiinflamatório no intestino. Em contraste, exercícios intensos ou treinamentos de alta demanda têm um efeito negativo na microbiota. Por esse motivo, muitos atletas sofrem de problemas intestinais, entre outras doenças.

Você sabia tudo isso sobre bactérias intestinais? Cuide deles!

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