Quando falamos sobre beta-carotenos eles são aqueles pigmentos orgânicos que podem ser de cor laranja a vermelho e que se aplicam a plantas e a certos alimentos. Para ser mais científico, podemos dizer que é membro dos carotenos, que são terpenóides (isoprenóides), bioquimicamente sintetizados a partir de oito unidades de isopreno. Quais os benefícios que eles trazem para a saúde?

De forma natural, nós os encontramos presentes em uma grande quantidade de alimentos como vegetais, vegetais ou frutas de cor especialmente entre vermelho e laranja. Eles oferecem uma variedade de benefícios para alcançar a saúde do ferro.

Vitamina A e beta-carotenos

Há uma relação entre a vitamina A e esses pigmentos orgânicos. Conforme estabelecido pela Sociedade Espanhola de Dietética e Ciências Alimentares em seu site, nos alimentos de origem vegetal encontraríamos aqueles conhecidos como pró-vitamina A, que são carotenóides.

Os carotenóides mais comuns e com maior capacidade de transformação em vitamina A são os beta-carotenos que aumentam a sua biodisponibilidade pelo organismo, ou seja, são melhor absorvidos e utilizados.

Que alimentos são ricos em beta-carotenos?

Para nos nutrirmos com eles devemos saber em que tipos Este pigmento está presente nos alimentos porque, como já anunciamos, o vemos em vegetais, frutas, vegetais de folhas verdes e outros.

Cenouras

Entre a grande parte dos alimentos ricos nele podemos citar que é o que mais o contém. As cenouras podem ser comidas cruas e cozidas e existem muitas receitas que podemos fazer, incluindo este alimento saudável que oferece muitos minerais e vitaminas para o nosso corpo.

Abóbora

O alimento estrela do outono também é rico em tais pigmentos. São antioxidantes, protegem nosso sistema cardiovascular e permitem um bom funcionamento do sistema digestivo, entre muitos outros.

Espinafre

Possui vitamina A, B1, B2, C e K, minerais e muitos outros nutrientes que são perfeitamente bom para nossa saúde. Dá-nos energia, tem ferro, por isso diminui a anemia, ajuda a combater o excesso de peso e também melhora os problemas digestivos.

[19659005] Pêssegos

Não por serem de cor laranja, pois entre outras frutas onde o beta-caroteno está presente também podemos chamar a banana, a laranja, a maçã ou o melão. Se não for porque também nos dá nutrientes para fortalecer o nosso corpo.

Benefícios dos beta-carotenos

Vendo a quantidade de benefícios que os alimentos ricos neste pigmento têm, temos uma ideia de quais são as vantagens deste nutriente para o nosso corpo .

Fotoproteção de tecidos

Por um lado, deve-se notar que eles exercem funções antioxidantes e, especialmente, fotoproteção de tecidos como epiteliais e oculares.

O sol

De acordo com Na Fundação Aquae, o beta-caroteno causa pigmentação dourada na pele ao mesmo tempo em que filtra os raios ultravioleta (UV) solares, protegendo-nos de queimaduras quando expostos ao sol. Assim, a vitamina A favorece a produção de melanina e o funcionamento adequado das células da pele.

Protege o sistema imunológico

Além disso, ajuda o sistema imunológico a se proteger de várias doenças e também estimula a produção de glóbulos brancos.

Um auxiliar para a nossa pele

Tem mais benefícios porque é bom para o tratamento da pele, principalmente por sua ação antioxidante que estávamos avançando. Desta forma, funciona bem contra a pele seca e outros problemas da epiderme, como eczema ou psoríase.

Proteção para os olhos

Este nutriente também protege os olhos de infecções e cataratas. A Clínica Baviera destaca que, falando de maneira geral, ela nos ajuda a prevenir degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata, síndrome do olho seco, melhora nossa visão noturna e pode até mesmo proteger nossos olhos de possíveis infecções.

Nossa digestão

Tem uma ação protetora em nosso estômago e, portanto, regula nosso sistema digestivo.

Tome suplementos com este nutriente

Podemos tomar suplementos com beta-caroteno se o médico recomendar, e isso geralmente é dar quando há anemias, tomamos poucos antioxidantes etc. É o médico que avaliará a quantidade que podemos tomar como suplementação.

E se tomarmos muito beta-caroteno?

A Mayo Clinic relaciona-o com a vitamina A, pois um excesso deste pode ser prejudicial. Em altas doses, pode causar náuseas, vômitos, vertigens, visão turva, enfraquecimento dos ossos, diarreia, irritação da pele, etc.

Benefícios gerais

  • Eles agem como antioxidantes contra os radicais livres.
  • Previne diabetes.
  • Dá energia
  • Mantém nossos olhos, pele, membranas mucosas e ossos em boas condições
  • Ajuda a prevenir o envelhecimento celular
  • Estimula o sistema imunológico, fortalecendo as defesas naturais do corpo.
  • Reduz o risco de contrair doenças cardíacas porque seus efeitos eliminam o colesterol ruim que armazenamos.
  • Intervém na formação dos ossos
  • Em qualquer caso, é preciso se alimentar de maneira variada para poder ter os nutrientes necessários através dos quais nosso corpo pode fazer muito melhor. Um conjunto de vitaminas, minerais e outros é a base de uma dieta saudável e equilibrada.

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