Carboidratos, carboidratos ou carboidratos são compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio .

Estes dois últimos elementos são encontrados na mesma proporção que na água portanto, seu clássico nome dos carboidratos.

Sua função principal é fornecer energia ao corpo embora não seja a única, uma vez que uma parte muito pequena daqueles ingeridos é usada para construir mais moléculas complexas que são então incorporados aos órgãos que exercem funções diferentes.

De todos os nutrientes que podem ser usados ​​para energia – incluindo gorduras e proteínas – carboidratos são aqueles que produzem uma combustão mais eficiente e econômica nas células, e deixam menos resíduos.

Além disso, o cérebro e o sistema nervoso usam apenas glicose um carboidrato simples, para obter a energia de que precisam.

Na prática, a presença insuficiente de carboidratos na dieta leva a um excesso de gorduras ou proteínas, associado a consequências negativas para o organismo.

Portanto, considera-se que os carboidratos devem ser as principais fontes de calorias na dieta. Na verdade, a recomendação mais comum é que eles forneçam entre 55 e 60% das necessidades calóricas diárias .

Como incluir carboidratos corretamente na dieta?

A ingestão ideal de carboidratos que o carbono leva em levar em consideração outros fatores: a existência de vários tipos deles com diferentes estruturas, sua forma de apresentação e os nutrientes que os acompanham e, especialmente, a velocidade com que entram o sangue . Portanto, deve-se levar em consideração que:

  • Alimentos com altas porcentagens de carboidratos são leguminosas, cereais e batatas (ricos em amido), e frutas (ricos em açúcares) .
  • Os alimentos ricos em amido devem formar a base da dieta diária.
  • Esses alimentos ricos em carboidratos digestíveis também fornecem outros indigestíveis na forma de fibra dietética
  • Hoje alimentos supérfluos ricos em açúcar ou sacarose são abundantes. Sua alta presença na dieta torna-se um risco para o equilíbrio nutricional uma vez que tira espaço de outros alimentos nutricionalmente mais interessantes.

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Que tipos de carboidratos existem?

De um ponto de vista nutricional carboidratos digestíveis são divididos em:

  • Açúcares entre os quais se destacam glicose, frutose, sacarose e lactose.
  • Hidratos de carbono complexos ou polissacarídeos representados principalmente pelo amido, formado por muitas unidades de glicose.

Com que rapidez eles são absorvidos?

A visão simplista do passado que os açúcares foram absorvidos rapidamente e os carboidratos complexos lentamente não se sustentam mais.

Hoje é sabido que na velocidade de absorção envolve muitos fatores : processamento, tipo de fibra, grau de maturidade, textura, método de cozimento. .. e também a sua estrutura.

Quais devem incluir uma dieta saudável?

aceita que a dieta mais saudável é aquela em que carboidratos complexos em essência o amido.

Entre as principais fontes desses carboidratos estão legumes e cereais.

Qual é o índice glicêmico (GI) ?

Mede o aumento da glicose no sangue ou glicemia após uma refeição ou refeição. É considerado útil para orientar a resposta metabólica aos alimentos.

Dietas de baixo IG evitam um aumento repentino na glicose sanguínea após a ingestão e melhoram a sensibilidade à insulina.

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Qual é a carga glicêmica (GL)?

Embora útil, o GI não leva em consideração a quantidade de carboidratos ingeridos.

Os GLs quantidade de carboidratos na comida pelo GI e divide-a pelos gramas que pesa a ração.

No caso de 100 g de batatas contendo 20 g de carboidratos e tem um IG de 90, o GL é: (20 x 90) / 100 = 18.

Por que a carga glicêmica é útil?

O GI não determina em que medida um alimento aumenta a glicose no sangue.

Tomando a mesma quantidade de dois alimentos com IGs semelhantes (por exemplo, um nabo e um croissant), o aumento da glicose no sangue é menor com o menor teor de carboidratos (nabo).

Quanto maior o GL, maior a elevação da glicose no sangue.

Os carboidratos engordam?

O que s estudos absolveram carboidratos de seu suposto "pecado" de ganhar peso.

Os alimentos básicos ricos em carboidratos, cujo consumo caiu drasticamente nas últimas décadas devido a esse boato , também contêm muito pouca gordura e nenhum colesterol devido ao fato de serem vegetais.

É saudável restringi-los muito na dieta?

Pode levar a um rápida perda de peso devido a diferentes circunstâncias, mas uma dieta com quase nenhum carboidrato é insustentável a médio e longo prazo.

Hoje mesmo em dietas convencionais de baixa caloria são a principal fonte de energia

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Quanto açúcar uma dieta saudável tolera?

Açúcar ou sacarose como tal, isolado dos alimentos, é um carboidrato puro ("calorias vazias").

Totalmente dispensável do ponto de vista nutricional, sua presença na dieta deve-se, essencialmente, ao prazer que sua ingestão produz.

Como recomendação geral, não é aconselhável exceder 10 gramas por dia.

O que são carboidratos prebióticos?

Prebióticos são ingredientes alimentares indigestíveis que estimulam o crescimento ou a atividade de certas bactérias no cólon. Assim, eles favorecem seu perfil benéfico na flora intestinal.

Um exemplo são os fruto-oligossacarídeos de certos vegetais.

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