Os complexos físicos costumam causar desconforto e deterioração social na vida da pessoa afetada. Como lidar com eles? Descubra algumas dicas.

 O que são complexos físicos e como superá-los?

Última atualização: 08 de outubro de 2021

Em algum ponto, o A maioria das pessoas manifesta complexos físicos devido a algum "defeito" que encontram no corpo. Embora muitos consigam minimizar isso, há quem o torne um centro das atenções que passa a interferir em várias áreas da vida, cotidiana e social. Alguns até perdem oportunidades porque não se sentem expostos. Mas o que exatamente são essas conclusões? Como lidar com eles? Desta vez, nós o detalhamos.

O que são complexos físicos?

Quando falamos de complexos físicos, nos referimos a uma sensação de desconforto e angústia associada a uma percepção negativa sobre nosso corpo ou alguma parte dele. Pode ter sua origem em algo real, observável, como alguma malformação ou cicatriz que pode ser vista a olho nu.

No entanto, também pode ser algo que a pessoa imagina ou fantasia como defeituoso, mesmo que não seja . Em todo o caso, é considerado um complexo físico e não uma simples preocupação, visto que assume "um certo estatuto" para a pessoa.

A este respeito, vale a pena analisar a expressão "para que a pessoa considere um defeito. E é que nem sempre deve ser um defeito em si, mas o que o torna tal depende do significado que alguém lhe dá.

Ter uma imagem corporal negativa está na base de um complexo físico. Mas é apenas isso, uma imagem, uma representação que fazemos.

Voltando ao exemplo anterior, ter quadris largos ou calvície não tem nada de errado em si; o corpo não funciona melhor ou pior por causa disso. Mesmo assim, para alguém pode ser uma verdadeira causa de desconforto.

Os complexos físicos aparecem devido a uma imagem corporal negativa. Portanto, cultivar a auto-estima é a chave para superá-los.

Causas e consequências de ter um complexo físico

Os complexos físicos podem ter diferentes origens. Um deles pode ser de natureza social, condicionado por algum comentário ou experiência negativa em relação a uma parte do corpo. Por exemplo, quando uma ou mais crianças zombam do tamanho das orelhas de outra na escola.

Também pode ser causado por comentários repetitivos de alguém importante, como um dos pais, que acaba fazendo uma marca na pessoa .

Em relação às consequências, tende a causar desconforto e deterioração social na vida daqueles que se sentem afetados. Da mesma forma, é um gatilho para vergonha, insegurança, isolamento, introversão, ansiedade, entre outras coisas.



O que fazer diante dos complexos físicos?

Com o tempo, os complexos físicos podem ser um obstáculo ao bom convívio e desempenho profissional. Portanto, eles não devem ser esquecidos. Aqui estão algumas recomendações para abordá-los:

Trabalhar a auto-estima

Em primeiro lugar, é importante cultivar a auto-estima, que se refere ao valor que temos de nós mesmos. Isso nos permitirá fazer amizade com esse complexo físico, se ele existir, ou mudar nossa percepção sobre sua importância.

Ou seja, a parte – aquela de que não gostamos em nossa imagem – não será mais importante do que a tudo – toda a nossa pessoa -. Assim, encontraremos recursos para nos sentirmos à vontade e com maior segurança.

Um bom exercício que se pode pôr em prática é o do "só por hoje", que consiste em propor diferentes slogans ou desafios para um dia. Aí podemos propor ser como queremos ser enquanto nos esquecemos daquele complexo físico que nos angustia.

Evitar o autobicote

Aprender a receber elogios e desativar o modo "autoboicot " é uma etapa fundamental para eliminar complexos. Muitas vezes, quando alguém destaca algo bonito para nós, respondemos automaticamente "sim, mas …" o que invalida nossa capacidade de receber reconhecimento positivo.

Não caia em comparações

Sem um dúvida, este é um dos erros mais frequentes. Deve-se entender que cada pessoa é como é e tem algo a oferecer

Buscar atendimento psicológico

O atendimento profissional pode ser decisivo na superação dos complexos físicos. Existem até casos em que existe um transtorno dismórfico corporal. Se esse problema interferir na vida e nas atividades sociais, a terapia cognitivo-comportamental pode ajudar.

Este tipo de intervenção funciona nas crenças e preconceitos cognitivos e então os modifica por outros por meio de questionamento e reestruturação cognitiva.

Buscar ajuda profissional com o psicólogo permite encontrar estratégias eficazes para fortalecer a autoestima e superar os complexos físicos.

Ter referências positivas

Referências positivas são aqueles que apresentam uma determinada condição, considerada socialmente como "Defeito" ou "limitação", mas ainda leva uma vida plena. Conhecer suas histórias pode ser o ponto de partida para melhorar o estado de espírito em relação aos complexos.



A beleza não é uma só

Uma das maiores influências na percepção que temos de nós mesmos é o cânone construído do que é lindo e lindo. Um modelo que unifica e homogeneíza, como se a beleza fosse única.

A verdade de tudo é que se encontra na diversidade. Por isso, como sociedade, devemos aprender a validar outros modelos, principalmente quando o atual acarreta tanto sofrimento e desconforto físico e mental.

Queremos ser operados porque não gostamos do nariz? Queremos fazer um tratamento capilar? Bem, nós podemos fazer isso. São formas de enfrentar e modificar as circunstâncias que nos incomodam. Desse ponto de vista, é positivo.

Porém, se antes não trabalhamos a autoestima, a autoestima e a segurança, o desconforto não desaparecerá e encontraremos outros motivos para não estarmos satisfeitos. Além disso, devemos entender que o que decidimos fazer deve ser por nós, e não para agradar aos outros.

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