Até A partir da simplicidade dos compromissos, o livro "Os quatro acordos" oferece ferramentas para viver em harmonia consigo mesmo e com os outros.

 O que são e como aplicar " Os quatro acordos ”?

 Elena Sanz

Revisado e aprovado por o psicólogo Elena Sanz em 18 de novembro de 2021 .

Última atualização: 18 de novembro de 2021

Cada pessoa tem um conceito particular de felicidade, mas se as percepções coincidem em algo, é nas melhorias dentro de casa, no trabalho, abundância, relacionamentos, saúde e, acima de tudo, bem-estar consigo mesmo. Essas premissas giram em torno Os quatro acordos .

Esta obra do escritor mexicano Miguel Ruiz inclui ensinamentos para encontrar a felicidade e alcançar a libertação pessoal com base nos hábitos da civilização tolteca . O livro propõe uma série de rotinas que podem ser construídas em um mês. É um texto simples com um desafio que consiste em exercer o conselho.

Conhecer e praticar Os quatro acordos

A obra do autor mexicano está estruturada em torno de 4 pontos que são Os quatro acordos . Vamos vê-los detalhadamente e propor um guia para aplicá-los na vida cotidiana.

1. Que a sua palavra seja impecável

O primeiro acordo centra-se em avaliar o que você diz antes de falar. O autor destaca a palavra como uma ferramenta poderosa e de dois gumes, devido ao seu impacto sobre os outros ou sobre você mesmo.

Ao expressar suas ideias, deve-se descartar a agressividade. Esse compromisso é ideal na comunicação face a face e nas redes sociais, quando a leveza para se expressar se torna comum. Uma publicação da revista Cuicuilco afirma que a violência online prejudica a vida offline devido à velocidade e impulsividade da mensagem.

A pedagogia tolteca exorta a unificar o coração, a mente e espírito nas comunicações. Linguagem acrítica e positiva é desejável. Como projetar esta reflexão?

  • Verifique a maneira como você fala com os outros e consigo mesmo. Faça uma lista das pessoas que você tende a criticar e quais são as acusações.
  • Pense no motivo que o induz a julgar. Eles podem ser ciúme, necessidade de atenção.
  • Comprometa-se a tornar suas palavras mais flexíveis. Mesmo que sejam dirigidos a você.
  • Fale ou cale a boca com amor. Não julgue ou machuque; é melhor motivar e unir.
Ser capaz de relacionar-se com os outros a partir de uma palavra sincera e de uma escuta ativa é um grande passo a dar no dia a dia.


2. Não leve nada para o lado pessoal

O ego leva a situações fora do contexto, assumindo o papel de vítima. Em alguns cenários, você pode sentir que o mundo está trabalhando contra você, mas a realidade é que as pessoas podem reagir de acordo com o que estão passando naquele momento.

Não presuma que seu parceiro não se preocupa com você, pois exemplo, se simplesmente responder a uma pergunta. Talvez ele esteja preocupado com questões de trabalho e seu ego agravou a situação.

Além disso, ignore as críticas e apenas internalize o que é útil para melhorar. O erro é buscar aprovação e dar espaço para comentários maliciosos.

As chaves para aplicar o segundo acordo? Iremos revelá-los a você abaixo.

  • Marque a distância entre você e as situações. É ideal para não atacá-lo e responder perfeitamente.
  • Em vez de se vitimar, visualize o panorama de forma objetiva. Se você receber uma bronca no trabalho e achar que é porque seu supervisor não gosta de você, avalie se ele está estressado ou se você não cumpriu uma tarefa específica.
  • Respeite as opiniões e decisões dos outros. Todo mundo tem problemas e crenças. Se você não está satisfeito com algo, explique seus motivos sem culpar ninguém.
  • Abra sua mente. Ser atencioso, humilde e compassivo traz paz.


3. Não faça suposições

Nunca é bom ficar com dúvidas. Quando você não entender algo, pergunte em vez de adivinhar. Tomar o que você imagina como certo leva a mal-entendidos e pensamentos catastróficos.

Sempre que precisar, peça uma explicação sobre algum comportamento, mas também ofereça-a, se solicitado. Talvez o que você recria em sua cabeça não seja como você presume. O escritor do livro convida a coragem para pedir e expressar o que você quer.

O melhor é pedir, ser paciente, ouvir seletivamente e não ser compulsivo.

4. Sempre faça o seu melhor

Fazer o melhor é o quarto acordo. Não é uma bandeira do perfeccionismo, pois está ligada ao estresse e à insegurança. O Instituto Superior de Estudos Psicológicos enfatiza que a perfeição leva a mais inconvenientes do que vantagens para a saúde física e mental.

A natureza deste conselho tolteca é fazer as coisas com boa vontade, paixão e energia, aceitando as consequências Sem arrependimentos .

Não procrastine; se organizar. Inspire-se e dê o seu melhor. Tenha autocompaixão e medite sobre suas emoções.

Um exercício para aplicar este acordo é pensar sobre uma situação difícil e raciocinar sobre o que você disse a si mesmo. Agora pergunte-se: “Você teria tratado um membro da família ou amigo dessa maneira?” Dê a si mesmo as palavras que teria dito a essa pessoa.

A falta de estima pelo que se é e se faz pode tornar-se um hábito nocivo que se repete e não nos permite progredir.

Não pule os quatro acordos

De acordo com as crenças toltecas, omitir qualquer um desses hábitos leva ao sofrimento. Se o que você quer é se tornar uma ferramenta para resolver conflitos e percorrer um caminho harmonioso, cumpra integralmente Os quatro acordos .

Lembre-se de que a atitude diante das situações cotidianas depende da percepção da realidade e do sistema de crenças. Esta é a visão do livro de Miguel Ruiz, que propõe a implementação de técnicas simples para influenciar positivamente todas as áreas da vida. Vá em frente e leia!

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