A inclusão de proteínas na dieta é um dos hábitos essenciais para cuidar da saúde e do peso. Este nutriente importante é uma das principais fontes de energia para o corpo sendo responsável pelo bom funcionamento de vários sistemas vitais.

Na verdade, é um dos componentes básicos para o bom trabalho do metabolismo e formação de massa muscular. Além disso, é fundamental em qualquer plano para perder peso pois ajuda a aumentar o gasto de energia e controlar a ansiedade.

O consumo de alimentos que o contêm traz muitos benefícios à dieta. No entanto, não deve ser tomado de forma exagerada porque eles podem sobrecarregar o organismo causando uma série de doenças.

O que eles contribuem na dieta? Por que eles são tão importantes? Desde há algum tempo seu consumo tem sido destacado, queremos resolver estas questões, dizendo em detalhe a sua função.

Quais são as proteínas?

As proteínas são cadeias aminoácidos longos que, por sua vez, são constituídos por moléculas de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio . Eles constituem 20% do organismo humano, sendo determinantes para o crescimento das crianças e a saúde dos adultos.

A palavra "proteína" vem do grego "protos" que Significa primeiro, porque é um componente básico do corpo. Eles são encontrados principalmente em produtos de origem animal e leguminosas, embora também seja encontrado em cereais e vegetais.

Classificação de proteínas de acordo com seu valor biológico

Proteínas são macromoléculas que, junto com Carboidratos e gorduras, representam os principais nutrientes para o corpo. Eles são compostos de aminoácidos, alguns dos quais são considerados "essenciais", porque o corpo não pode produzi-los.

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Dependendo de sua contribuição e assimilação no corpo, as fontes de proteína podem ser classificadas pelo seu valor biológico. Assim, aqueles que contêm os aminoácidos essenciais são considerados de alta qualidade . Em detalhe, eles são divididos em:

  • alta: aqueles que fornecem alimentos de origem animal (carne, ovos, peixe, etc.)
  • Médio: aqueles que contêm cereais, leguminosas e frutas seca
  • Baixa: este grupo é formado por vegetais, tubérculos e algumas frutas

Nota: proteínas vegetais combinadas adequadamente podem fornecer uma qualidade semelhante ao animal.

O que as proteínas contribuem para a dieta?

As proteínas são encontradas em todas as células do corpo humano. Portanto, uma absorção adequada do mesmo é determinante para o seu funcionamento ideal. Sua importância não é apenas que eles devem corresponder a 15% do valor energético total. Eles têm muitas outras funções para as quais são essenciais.

 Contribuições de proteínas.

As proteínas na dieta são importantes porque:

  • Elas ajudam a formar e reparar tecidos da pele, órgãos, músculos e ossos. 19659022] Eles são necessários para as funções de todas as células.
  • Eles participam na formação de anticorpos e fortalecer o sistema imunológico.
  • Eles facilitam uma boa digestão de alimentos participando na produção de enzimas.
  • Eles são uma fonte essencial de energia.
  • Eles ajudam a distribuir oxigênio no sangue.
  • Eles participam da assimilação de outros nutrientes essenciais.
  • Eles compõem a estrutura do DNA. Eles promovem o controle dos níveis de açúcar no sangue.
  • Eles regulam a manutenção do pH.
  • Eles ajudam a criar numerosos hormônios que regulam as funções do corpo.

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Quais são as necessidades proteicas na dieta?

As necessidades diárias de proteína na dieta podem variar dependendo da idade ou do estágio pelo qual a pessoa está passando. Por essa razão, os requisitos variam durante a gravidez, infância e velhice.

Em geral, uma dieta equilibrada deve ter uma ingestão diária de proteína que corresponde a 12 ou 15% da energia total. Assim, as coisas, e seguindo a regra geral, estariam entre 0,8 e 1 grama de proteína por quilo de peso.

  • Crianças e adolescentes precisam de uma contribuição um pouco maior porque estão em processo de desenvolvimento. Sugerida entre 1 e 1,2 gramas por quilo de peso
  • As mulheres grávidas também precisam de uma contribuição maior. Para cobrir suas necessidades e as do bebê em desenvolvimento, é recomendada a ingestão de 6 gramas por quilo de peso no segundo trimestre e até 10 gramas no terceiro trimestre.
  • Durante a lactação, a recomendação é adicionar 2 gramas por quilo de peso.
  • Bebês com menos de seis meses requerem cerca de 2,2 gramas de proteína . Se o bebê pesa 9 quilos, ele precisa de 14,4 gramas de proteína em sua dieta diária.

Alimentos ricos em proteínas que você pode incluir em sua dieta

 Aumentar o consumo de proteína.

de proteínas na dieta é clara, é bom saber quais são os alimentos saudáveis ​​que podem fornecê-los. Dizemos algumas fontes de origem animal e outras de origem vegetal.

  • Queijo parmesão
  • Presunto serrilhada
  • Peixe azul
  • Peito de frango
  • Peito de peru
  • carne de porco
  • Soja e derivados
  • Nozes e sementes
  • Gelatina sem sabor
  • Quinoa e legumes
  • Verduras e legumes

Você se preocupa em incluir proteínas suficientes em sua dieta? Agora que você sabe o quanto esse nutriente é importante, não hesite em adicioná-lo à sua dieta através de vários alimentos.

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