Exercícios hipopressivos são, na realidade, um programa de exercícios físicos desenvolvido pelo fisioterapeuta belga Marcel Caufriez.

Durante sua permanência no departamento de ginecologia, Marcel projetou um conjunto de seqüências de exercícios físicos que tinham um objetivo muito claro : ajudar pacientes que sofreram as consequências de um período pós-operatório abdominal . Isso também inclui mulheres que deram à luz e estão na fase pós-parto.

Nos últimos anos, elas ganharam adeptos e o conceito de ginástica abdominal hipopressiva soará para você. Esses exercícios são projetados para recuperar de disfunções do assoalho abdominal e pélvico .

A realização de uma boa técnica hipopressiva não é fácil. Portanto, é necessário um treinamento regular, constante e inteligente . Se você optar por essa prática, em breve verá uma evolução e entenderá como os músculos respiratórios interagem com os músculos do assoalho abdominal e pélvico.

Benefícios estéticos dos hipopressivos

Você pode ter ouvido algo sobre seu 'efeito estético ou emagrecedor. ' E sim, tem seu verdadeiro ponto. Ao trabalhar com freqüência a circunferência abdominal, os centímetros da cintura podem ser reduzidos e o abdômen melhora seu tônus ​​no nível muscular .

É curioso, porque esse efeito nunca foi o objetivo de a técnica . É simplesmente um efeito positivo derivado da prática habitual.

Eu faço abdominais clássicos. Qual é a diferença?

A maioria dos exercícios de força abdominal funciona apenas na ativação dos músculos mais superficiais. Além disso, eles não aplicam nenhuma técnica respiratória. Nos hipopressivos, a respiração representa o eixo central . Toda a técnica, sem exceção, gira em torno desse conceito.

A ginástica hipopressiva baseia-se no uso da respiração diafragmática para ativar os músculos do assoalho pélvico. Este trabalho coloca músculos abdominais profundos para trabalhar, principalmente o músculo transverso reduzindo a tensão na área abdominal. Por sua vez, a pressão no nível lombar também diminui. Tudo em um!

Você sofre ou teve uma hérnia lombar? Esses exercícios também são recomendados para você, desde que não esteja na fase aguda da dor. Como sempre, e como precaução, essa prática deve ser prescrita e supervisionada por um profissional qualificado .

Como são realizados os exercícios hipopressivos?

A partir da respiração, é necessário inspirar (respirar ) pelo nariz e expire (liberte ar) pela boca. As respirações devem ser profundas e o ar deve ser mantido por um tempo mínimo; pelo menos por 7 a 10 segundos.

No momento da expiração, os músculos abdominais devem ser ativados . Como fazemos? Trazendo o umbigo em direção à coluna. Quando a expiração está completa e não temos ar no interior, devemos manter a apneia por alguns segundos e realizar um vácuo abdominal ou respirar com o diafragma.

É uma respiração muito diferente da que estávamos acostumados, mas com um pouco de dificuldade. de paciência e perseverança, podemos dominar essa técnica que nos trará grandes benefícios. Geralmente, são necessárias várias sessões para controlar sua respiração mas valerá a pena, não desista!

O próximo passo será aplicar a postura correta. O programa original contém uma sequência específica. Para avançar no tratamento, segue-se esta sequência, que aumenta gradualmente em dificuldade. Isso leva tempo e prática, mas em poucas semanas você pode respirar, contrate seus órgãos internos em posições específicas e desfrute de seus benefícios.

Embora essa técnica tenha sido desenvolvida em um ambiente clínico, seus amplos benefícios e seus benefícios. aplicação com quase nenhuma restrição, eles o transformaram em um treinamento ideal de baixo impacto para pessoas com objetivos diferentes. Assim, existem pessoas que encontram aplicações em desempenho esportivo, correção postural ou recuperação de lesões.

 Má postura

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Principais benefícios de o hipopressivo

Os benefícios dos exercícios hipopressivos são numerosos e é recomendável fazê-los como parte de sua atividade diária. Diferentemente da maioria dos exercícios de força abdominal, através da respiração diafragmática, a tensão física na área abdominal é reduzida e a pressão no assoalho pélvico e na região lombar é reduzida.

Que benefícios sua prática nos traz? Lembre-se das chances de sofrer hérnia de disco lombar, evite o prolapso de órgãos pélvicos e pode até tratar órgãos já prolapsos. Também ajuda a corrigir a postura, melhorando a consciência corporal .

Esses exercícios são essenciais para prevenir e tratar a incontinência urinária. Ao melhorar o controle do corpo e tonificar o assoalho pélvico, eles também melhoram a função sexual . Nas mulheres, elas fortalecem os músculos do assoalho pélvico, ajudando na maternidade e no parto.

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Contra-indicações da ginástica hipopressiva

Como recomendação geral, exercícios Hipopressores não devem ser feitos antes de dormir ou depois de comer, pois podem interferir no sono e na digestão. Não recomendado para pessoas com pressão alta, nem para mulheres grávidas ou nas primeiras semanas após o parto.

Embora o público em geral possa praticar esses exercícios e seja adequado para todas as idades, você deve precauções Se você precisar se recuperar de qualquer tipo de intervenção ou tiver dúvidas de qualquer tipo, consulte primeiro um profissional qualificado . A longo prazo, você vai me agradecer!

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