Os fitoquímicos são substâncias que estão naturalmente presentes em alimentos de origem vegetal . Atualmente, muita pesquisa está sendo feita sobre eles para os benefícios de saúde que trazem, principalmente seu poder antioxidante e seu possível papel na prevenção do câncer.

Por outro lado, os fitoquímicos não são propriamente nutrientes, portanto, ] não tem energia ou função nutricional . É por isso que os alimentos que contêm fitoquímicos são chamados de alimentos funcionais, pois proporcionam benefícios à saúde.

Em uma dieta variada e saudável, podemos encontrar um número suficiente de fitoquímicos para proporcionar seus benefícios à nossa saúde. Da mesma forma, a combinação no mesmo alimento de diferentes fitoquímicos aumenta e melhora os efeitos das mesmas

Funções dos fitoquímicos e benefícios de seu consumo

Os fitoquímicos são responsáveis ​​por atribuir cor, cheiro e sabor dos pratos . Por exemplo, os carotenóides são pró-vitamina A, então eles têm funções semelhantes a essa vitamina

Entre as funções atribuídas aos fitoquímicos, a de colabora na manutenção da visão correta, ]bem como a integridade do sistema ósseo e epitelial. Além disso, durante a amamentação, estimulam a produção de leite.

Vários dos fitoquímicos têm uma função predominantemente antioxidante . Por este motivo, ajudam a reduzir a inflamação. Além disso, eles atuam como protetores nas doenças cardiovasculares.

Outro dos efeitos mais conhecidos dos fitoquímicos é sua possível relação com a prevenção de certos processos tumorais ou cancerígenos. Esta função é realizada pela conversão de substâncias potencialmente tóxicas ou nocivas em substâncias não perigosas

Alguns compostos também colaboram na manutenção do sistema imunológico . Portanto, podemos dizer que existem muitas propriedades benéficas que são atribuídas aos fitoquímicos.

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Características dos fitoquímicos

 Fontes de flavonóides

Fitoquímicos são elementos que só existem no reino vegetal e são encontrados em quantidades muito pequenas . No entanto, há um grande número deles que ainda não foram investigados.

No entanto, os fitoquímicos não são nutrientes ; não há doenças devido à sua falta, mas eles aumentam a ação de outros nutrientes.

Além disso, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas ou minerais não são essenciais para o nosso organismo. Porque eles são antioxidantes exercem ação preventiva e curativa no corpo.

Tipos de fitoquímicos

A classificação mais comum de fitoquímicos é feita dependendo de sua estrutura molecular, bem como suas fontes de alimento:

1. Fenóis

Por sua vez, no grupo de fenóis, podemos fazer a seguinte classificação:

  • Os flavonóides: são encontrados em frutas cítricas, como cereja, maçã, uva, acerola, chá, cebola e pimenta. No grupo de flavonóides incluem, entre outros: antocianinas, catequinas, isoflavonas, taninos, rutina, quercetina
  • Ácidos fenólicos : ácido fítico, ácido gálico, ácido clorogênico e baunilha entre outros. Algumas de suas fontes mais abundantes são leguminosas, grãos integrais, chá e alcachofra.
  • Polifenóis não flavonóides: como resveratrol ou lignanas presentes no vinho tinto, sementes de linho, grãos integrais , legumes, frutas e legumes

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2. Terpenos

Os terpenos são divididos em dois grupos:

  • Carotenóides: tais como licopeno, alfa-caroteno, luteína, beta-caroteno ou capsaicina, que são encontrados em cenoura, abóbora, laranja, manga, espinafre, tomate, melancia, grapefruit, pimenta vermelha ou mamão
  • Sem carotenóides: entre os quais estão fitoesteróis, saponinas ou limonóides. Óleos vegetais, como soja e alimentos fortificados, como mandioca e quinoa, são alguns exemplos de alimentos com alto teor de fitoquímicos não carotenóides.

3. Tioles

Este grupo também é conhecido como o grupo de compostos de enxofre para conter este mineral:

  • Índoles: alimentos como repolho, couve de Bruxelas, couve-flor, espinafre ou brócolis são os
  • Glucosinolatos : fontes alimentares deste grupo são crucíferos, como couve de Bruxelas, repolho roxo, brócolis, couve-flor ou rabanete.
  • Compostos organosulfurados: presentes no alho

4. Tocoferóis

Este grupo de fitoquímicos actua como vitamina E . Suas principais fontes são óleos vegetais, nozes, verduras e grãos integrais

Conclusão

Parte dos fitoquímicos já estão sendo sintetizados pela indústria farmacêutica . No entanto, estes suplementos não substituem a necessidade de seguir uma dieta rica em cereais, frutas, verduras e legumes. Não se esqueça

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