Nosso organismo é formado por milhões de células que, com o passar do tempo, degeneram através de um processo de oxidação. Portanto, a ingestão de alimentos antioxidantes na dieta é tão necessária. Descubra quais são os polifenóis e quais os alimentos em que eles estão, abaixo

Descubra os tipos de polifenóis existentes e onde encontrá-los

A oxidação celular é uma reação química que ocorre em segundo a segundo do nosso dia a dia quando realizamos qualquer tipo de atividade que queima energia. Mas, a oxidação é diretamente responsável pelo envelhecimento do nosso corpo então temos rugas, o rosto perde seus contornos naturais e parece flácido e manchas na pele.

Embora o envelhecimento seja a lei da vida para todos os seres humanos, o processo de oxidação das células pode, pelo menos, diminuir a velocidade através dos antioxidantes e dos alimentos que os contêm. Nesse sentido, os polifenóis são bons aliados para retardar o envelhecimento uma vez que são micronutrientes com alta atividade antioxidante no organismo . Mas eles também têm o poder de agir como prebióticos, aumentando a taxa de bactérias benéficas no intestino, o que nos ajuda a prevenir certas doenças.

Se até agora você não sabia nada sobre os polifenóis você estaria interessado em saber que existem até quatro tipos diferentes, de acordo com o número de anéis de fenol que cada um contém.

  • Os flavonóides ] que são polifenóis com propriedades antioxidantes, mas também anti-inflamatórias. Eles estão presentes principalmente em frutas, legumes, chá verde e vinho.
  • Stilbenes encontrado no vinho e também em algumas nozes, como amendoim.
  • Lignans que são encontrados principalmente em leguminosas, sementes de linho ou algas.
  • Ácidos fenólicos que estão presentes no chá verde, na canela e em algumas frutas como o kiwi, maçã ou cerejas

De acordo com especialistas, em uma dieta diária normal, geralmente consumimos entre 50 e 800 mg de polifenóis. No entanto, descobriu-se que, se excedermos esse valor, nosso organismo se beneficiará de uma dose interessante de antioxidantes.

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Existem alimentos com uma alta carga de polifenóis, mas também é possível comprar suplementos de polifenóis que geralmente são derivados do extrato de diferentes sementes mesmo da casca da uva ou da polpa da azeitona. Além disso, os polifenóis também estão relacionados ao equilíbrio da flora intestinal, de modo que o consumo de alimentos ricos em polifenóis ou suplementos à base de polifenóis também se beneficiará de um efeito prebiótico.

Entre os alimentos que contêm uma dose maior de polifenóis incluem-se, por exemplo, algumas leguminosas, como lentilhas, feijões, ervilhas e soja, que possuem polifenóis, como flavonóides. Também é conveniente beber chá verde e vinho tinto, pois eles contêm catequinas, uma categoria de polifenóis muito eficaz no combate ao estresse oxidativo das células.

Também, frutas e vegetais que têm coloração avermelhada ou roxa como berinjela, repolho roxo ou beterraba, são ricos em quercetina. E uvas, morangos, romã e framboesas contêm altas doses de kanferol e hesperetina.

Você também pode tomar quercetina e miricetina em tomates, cebolas, alho ou pimentões. E alguns grãos integrais, como o trigo-sarraceno, contêm ligninas e lignanas, que também são nutrientes derivados dos polifenóis.

E se você é um verdadeiro fã de chocolate ou cerveja, não pare de tomá-los, pois ambos os alimentos oferecem uma boa dose de polifenóis de diferentes tipos, como taninos, galocatequinas e resveratrol.

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