Mais e mais pessoas estão se conscientizando da importância de uma dieta balanceada. Embora por muitos anos os regimes "miraculosos" tenham sido populares como uma maneira de perder peso, hoje há mais preferência por uma alimentação saudável permanentemente.

Esses planos de alimentação procuram se adaptar às exigências de cada um sem fazer restrições nutricionais . Além disso, eles fornecem a energia necessária para funções físicas e mentais, e afetam a prevenção de uma ampla variedade de doenças .

Com tantas idéias sobre nutrição que surgiram ao longo do tempo, é normal não sendo claro sobre o que significa ter uma dieta equilibrada. Portanto, abaixo, queremos compartilhar suas principais características e algumas recomendações para melhorá-lo.

O que é uma dieta balanceada?

Comer uma dieta equilibrada significa escolher um tipo de dieta que forneça todos os macro e micronutrientes que o corpo requer. Em outras palavras, é um plano completo e variado no qual se pode comer "um pouco de tudo", mas na medida certa.

Da mesma forma, trata-se de saber como fazer boas escolhas alimentares, evitando aqueles produtos que podem ser prejudiciais. Embora não implique seguir um regime rigoroso, sugere combinar adequadamente alimentos e evitar o excesso de calorias .

Por outro lado, é importante notar que esses modelos de alimentação levam em consideração vários fatores. de cada pessoa. Por exemplo, procuram adaptar-se à idade, estado de saúde e peso atual do indivíduo. Assim, a recomendação geral é concebê-los pela mão de um nutricionista ou especialista

Outros princípios da dieta equilibrada são:

  • Fazer até cinco refeições por dia, três refeições principais e dois lanches.
  • Assista as porções Combine adequadamente carboidratos, proteínas e gorduras.
  • Não exclua nenhum grupo de nutrientes.
  • Não perca todos os extremos, não muito, não muito.

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Recomendações para uma dieta equilibrada

O primeiro conselho para comer uma dieta equilibrada é entender que não é saudável comer por alguns dias. Ao contrário dos planos milagrosos ou hipocalóricos, estes modelos de nutrição procuram entender que a alimentação saudável é um estilo de vida .

Portanto, em primeiro lugar, o conceito de "dieta" deve ser alterado, definindo-o como um hábito permanente e insubstituível. O que você pode levar em conta para melhorá-lo? Embora pareça impossível, há muitas recomendações para seguir esta forma de alimentação .

Escolha a variedade

Comer uma dieta equilibrada não é sinónimo de comer pratos insípidos ou monótonos. Longe disso, é garantir um suprimento adequado de nutrientes essenciais, incorporando todos os tipos de alimentos nas refeições usuais . Então, em geral, deve conter:

  • Grãos inteiros
  • Legumes (lentilhas, grão de bico, feijão, etc.)
  • Nozes e sementes
  • Peixe e marisco
  • Produtos lácteos com baixo teor de gordura
  • Óleos saudáveis ​​(azeitona ou canola)
  • Frutas e vegetais frescos
  • Carnes magras

Tamanhos de porção de controle

É comum que algumas pessoas optem por comer pratos saudáveis, até o dobro da quantidade recomendada. No entanto, se a idéia é comer uma dieta balanceada, é essencial controlar o tamanho das porções

.

  • Idealmente, divida-as em cinco ou seis refeições por dia.

Faça lanches saudáveis ​​[19659031] iogurte grego com frutas e aveia ” width=”1000″ height=”667″ />

O monitoramento dos alimentos consumidos no lanche é fundamental para a obtenção de bons resultados na dieta. Então, se o objetivo é perder peso ou melhorar a qualidade de vida, é hora de deixar de lado os lanches processados ​​e cheios de calorias

.

comer entre as horas incluem:

  • iogurte natural com frutas ou nozes (30 gramas)
  • aveia com nozes e sementes
  • frutas Macedônia
  • palitos de vegetais ou espetos
  • leites vegetais
  • 19659010] Sanduíches sem curativos ou adição de gordura

Limitar o consumo de alimentos processados ​​e açúcares

Um dos maiores obstáculos para se ter uma dieta balanceada é a grande quantidade de produtos processados ​​e açúcares no mercado. Embora não seja impossível encontrar alimentos orgânicos, todas essas opções são uma "tentação".

Entretanto, considerando que carecem de nutrientes essenciais e são uma "bomba" de calorias, é melhor limitá-los tanto quanto seja possível. Algumas das opções mais consumidas são geralmente:

  • Carnes recheadas
  • Conservas
  • Pastéis doces e doces
  • Pastilhas
  • Pão refinado
  • Bebidas açucaradas e energéticas

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Beba bastante líquido

Beber água todos os dias é um dos hábitos que deve complementar a dieta. Esta bebida saudável, além de infusões e sucos naturais, mantém o corpo hidratado e previne a descompensação.

Entre outras coisas, afeta o funcionamento adequado de órgãos vitais e favorece processos importantes para desintoxicar o corpo. organismo e perder peso. Portanto, o ideal é consumir cerca de 2 litros por dia .

Para resumir, uma dieta equilibrada é a melhor maneira de garantir o suprimento adequado de nutrientes essenciais. Não envolve deixar de lado os grupos nutricionais e sugere fazer pratos saudáveis ​​e controlados por calorias . Você já segue esse modelo de alimentação?

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