Para fazer uma dieta para proteger os pulmões, não é necessário fazer alterações rigorosas. Embora seja essencial melhorar a qualidade do alimento que é consumido, em geral, é seguir um plano de dieta equilibrada, com todos os grupos de nutrientes.

A nutrição é um dos pilares mais importantes quando se trata de proteger a saúde. de todo o sistema respiratório. Não só é responsável por fortalecer o sistema imunológico para aumentar as defesas, mas também protege os tecidos e promove sua regeneração. ”

O problema é que muito poucas pessoas prestam atenção a ele e continuam consumindo produtos que não são. tudo de bom. Isso, somado à prática de maus hábitos de vida, explica por que pacientes com doenças pulmonares aumentaram . Como melhorar a dieta

O que você deve comer em uma dieta para proteger seus pulmões

Com uma dieta para proteger seus pulmões você pode obter benefícios interessantes se você tiver uma condição ou dificuldade. Embora não seja necessário estar doente para adotá-lo, em geral, inclui recomendações para aliviar os sintomas de infecções respiratórias ou doença pulmonar obstrutiva crônica (COPD).

É importante ter em mente que não é um regime estrito que deve ser implementado como é. Ele simplesmente reúne uma série de hábitos alimentares que podem complementar a dieta balanceada quando há uma doença que afeta a saúde do pulmão. Tome nota

Ácidos graxos ômega 3

Os ácidos graxos ômega 3 têm um papel importante na dieta para proteger seus pulmões. Embora sejam conhecidos por sua capacidade de melhorar a saúde cardiovascular, também afetam positivamente os pulmões e as vias respiratórias .

Essa variedade de gorduras saudáveis ​​diminui o risco de câncer de pulmão e condições crônicas. Além disso, eles ativam a segregação de substâncias antiinflamatórias para melhorar a função pulmonar em casos de asma, gripe ou resfriado.

Abaixo, revisamos algumas de suas principais fontes:

  • Peixes gordos (salmão, cavala, sardinha, atum, etc.). )
  • Feijão preto
  • Sementes de linho
  • Nozes
  • Azeite

Nota : O Omega 3 também está disponível em suplementos. Consulte seu médico antes de tomá-lo se você estiver em tratamento para hipertensão.

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Glutamina e arginina

Doenças pulmonares produzem intensa degradação de proteínas , especialmente dos aminoácidos glutamina e arginina. Devido a isso, diante de qualquer problema respiratório, é importante aumentar sua absorção através de suplementos e alimentos .

Como preventivo, eles podem ser adicionados à dieta como parte da quantidade diária recomendada de proteína. No entanto, se já existe uma doença pulmonar, a contribuição deve ser um pouco maior para atender às necessidades . Você pode obtê-lo comendo peixe, ovos e laticínios

Carboidratos

40 ou 45% das calorias totais na dieta para proteger os pulmões devem corresponder a fontes de carboidratos. Agora, é necessário esclarecer que tipos complexos devem ser escolhidos, já que os simples podem piorar a inflamação. As opções são:

  • Grãos inteiros
  • Legumes
  • Legumes frescos
  • Nozes e sementes

Antioxidantes

Sempre foi recomendado adicionar fontes abundantes de antioxidantes na dieta, desde ] são elementos essenciais para combater a ação negativa dos radicais livres . É claro que isso é bastante benéfico para os pulmões, porque eles são os órgãos mais vulneráveis ​​a danos causados ​​por toxinas e oxidação.

Os melhores alimentos com antioxidantes são frutas secas, azeite extra-virgem e vegetais. Além disso, embora em menor grau, pode ser obtido a partir de outros ingredientes saudáveis, como grãos integrais e nozes

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moderado sódio

 baixa pressão arterial

O excesso de ingestão de sódio está relacionado a várias doenças que resultam da inflamação. Por esse motivo, ao fazer uma dieta para proteger os pulmões deve minimizar sua ingestão. Eles podem ser substituídos por opções saudáveis, como ervas e especiarias.

Sal de mesa e alimentos processados ​​ricos em sódio afetam as complicações das patologias pulmonares. Ao causar retenção de líquidos e má circulação, produzem uma sobrecarga nos pulmões que afeta a capacidade respiratória .

Outras recomendações para uma dieta para proteger os pulmões

Além de considerar o conselho dado acima , é bom conhecer outros hábitos que permitem cuidar da saúde dos pulmões com a dieta . Se o objetivo é ter respiração de qualidade e boa dilatação dos brônquios, lembre-se do seguinte:

  • Faça cinco refeições por dia (três refeições e dois lanches).
  • Limite o consumo de alimentos processados ​​e enlatados.
  • Evite refrigerantes açucarados, doces e energizantes
  • Acalme a fome com lanches saudáveis, como nozes iogurtes naturais ou smoothies de frutas e vegetais.
  • Coma um "extra" de vitamina C Aumentando o consumo de frutas cítricas.

Finalmente, não se esqueça de suplementar essas dicas de dieta com a prática regular de exercícios físicos e consumo de água. Ambos os hábitos fortalecem as vias aéreas e ajudam a desintoxicar os pulmões quando estão saturados

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