A menopausa vem com uma ampla variedade de efeitos colaterais, sendo um dos mais notáveis ​​ ganho de peso . Por esse motivo, pode parecer razoável jejuar pela manhã para pular essas calorias extras, certo? No entanto, isso está longe de ser verdade. Comer o café da manhã é realmente importante para ativar seu metabolismo e queimar calorias ao longo do dia . Mas o que é melhor tomar café da manhã na menopausa?

Um guia para tomar café da manhã na menopausa

Comer o café da manhã tem outros benefícios importantes, como promover a memória e a concentração, reduzir os níveis de colesterol " ruim ”LDL. E pode ainda diminuir suas chances de desenvolver diabetes ou doenças cardíacas. É por isso que é importante não pular o café da manhã quando chegar à meia-idade.

O que você deve comer no café da manhã durante a menopausa? Quais alimentos ajudarão na sua taxa metabólica, ao mesmo tempo que o encherão por mais tempo e o deixarão pronto para o dia?

Os dois principais nutrientes que o ajudarão com isso são proteínas e fibras . Vamos ver cada um deles separadamente …

1. Café da manhã à base de proteínas

É muito benéfico tomar sua dose diária de proteína pela manhã. Isso pode consistir em alimentos como carne, peixe, ovos, feijão, lentilhas e nozes. Comer proteínas é fundamental quando se trata da menopausa, pois as proteínas ajudam a aumentar ligeiramente o metabolismo e dar aos músculos os aminoácidos de que precisam para permanecer fortes.

A proteína também ajuda você a se sentir mais satisfeito por mais tempo, pois compensa o hormônio da fome … exatamente o que queremos!

Alguns cafés da manhã com alto teor de proteína incluem:

  • Qualquer receita que pede ovos … Ovos mexidos, ovos escalfados, ovos fritos, etc.
  • Qualquer alimento que contenha abacate.
  • Smoothies e shakes de proteína.
  • Pudim de Semente de Chia: Adicione sua escolha de leite não lácteo e amêndoas esmagadas para aumentar o poder da proteína
  • Tigela de queijo cottage: Adicione algumas frutas se você deseja um café da manhã doce. Ou se preferir algo salgado, combine-o com vegetais como espinafre, pimentão, tomate, abobrinha e cebola roxa.
  • Tofu mexido: perfeito para vegetarianos!
  • Parfait de iogurte grego.

2. Café da manhã rico em fibras

As fibras são muito importantes para estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduzir os desejos. A razão pela qual isso é particularmente importante durante a menopausa é porque o risco de diabetes e doenças cardíacas aumenta após a menopausa devido à gordura abdominal acumulada.

Alguns alimentos que contêm muitas fibras são:

  • Cereais integrais para o café da manhã, pão de trigo integral e aveia, cevada e centeio.
  • Frutas como frutas vermelhas, peras, melões e laranjas.
  • Legumes como brócolis, cenoura e milho doce.
  • Ervilhas, feijão e legumes.
  • Nozes e sementes.
  • Batatas com pele.

Quanto mais você incluir esses alimentos no seu café da manhã, melhor! Damos-lhe algumas ideias para que o possa fazer:

  • Muesli caseiro.
  • Smoothies.
  • Torrada de trigo integral.
  • Adicione sementes e nozes a tudo o que puder.
  • Aveia com bagas.
  • Ovos com vegetais.

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