A falta de ferro pode afetar vários órgãos do corpo e é geralmente causada, em grande medida, por uma dieta inadequada e ausência deste mineral. Você sabe qual é o papel da dieta para a anemia ferropriva?

Segundo a Sociedade Espanhola de Cardiologia, a principal solução para este problema está na ingestão oral de suplementos de ferro, mas também em um mudança na nutrição. É por isso que hoje queremos mostrar o que uma dieta para anemia por deficiência de ferro deve incluir.

A anemia é uma condição na qual o corpo não tem glóbulos vermelhos saudáveis ​​suficientes. Os glóbulos vermelhos fornecem oxigênio aos tecidos do corpo, mas precisa de ferro para capturá-lo dos pulmões e transferi-lo para outras partes do corpo.

Existem muitos tipos de anemia, embora a chamada anemia de deficiência de ferro ocorra quando o corpo não tem ferro suficiente. O ferro ajuda a produzir glóbulos vermelhos. A anemia por deficiência de ferro é a forma mais comum de anemia.

O que é anemia ferropriva?

A anemia é uma doença do sangue que é definida como uma diminuição na concentração de hemoglobina no corpo, sendo geralmente valores normais acima de 12 gramas por decilitro em mulheres e 13,5 em homens.

Quando o nível de hemoglobina diminui no sangue, os sintomas aparecerão: o indivíduo ficará cansado, pálido, irritado, com menos tolerância ao exercício e aceleração da freqüência cardíaca.

Veja também: Diferentes tipos de anemia

Quais são as causas da anemia ferropriva? [19659010] Recriação dos glóbulos vermelhos no sangue ” width=”500″ height=”375″ />
Na anemia, a captação inadequada de oxigénio pelas células vermelhas do sangue.

Os glóbulos vermelhos saudáveis ​​são produzidos na medula óssea. Estes transportam oxigênio para os tecidos do corpo, circulando pelo corpo por 120 dias. O ferro é uma parte importante dos glóbulos vermelhos. Sem ferro, o sangue não consegue transportar oxigênio com eficiência. O corpo normalmente recebe ferro através da comida.

A anemia por deficiência de ferro ocorre quando os estoques do corpo caem . Isso pode acontecer porque:

  • Você perde mais glóbulos vermelhos e ferro do que seu corpo pode reabastecer. Por exemplo, durante o sangramento
  • Seu corpo não absorve ferro adequadamente.
  • Você não está consumindo alimentos suficientes que contenham ferro.
  • Seu corpo precisa de mais ferro do que o normal (por exemplo, em situações de gravidez ou gravidez). lactação)
  • É possível que o corpo não absorva ferro suficiente da dieta (devido à doença celíaca ou doença de Crohn, por exemplo)
  • Um estrito vegetariano.

Dieta e anemia por deficiência de ferro

princípio, se tivermos uma dieta equilibrada, não teremos que sofrer de anemia por deficiência de ferro, a menos que tenhamos perdas de sangue desconhecidas. As necessidades de ferro dependerão do sexo e da idade:

Idade Mulheres (mg / dia) Homens (mg / dia)

1-9 10 10

10-19 15 12 [19659002] 20-49 15 10

> 50 10 10

Durante a segunda metade da gravidez, as necessidades nutricionais de ferro aumentam até 25 mg / dia. Durante a lactação, a quantidade é reduzida para 15 mg / dia

O que incluir na dieta para anemia por deficiência de ferro

Primeiro, a origem deve ser buscada para melhorar as causas que causam a afetação. Posteriormente, tome suplementos de ferro até que o problema desapareça. Finalmente, devemos continuar a fazer uma dieta rica em ferro.

Para manter os níveis adequados de ferro na dieta, devemos incluir:

Primeiros pratos:

Os vegetais de folhas verdes são ricos em ferro e vitamina C, o que aumenta a absorção desse mineral.

vegetais ricos em ferro e vitamina C como brócolis, pimentão, acelga, espinafre ou tomate. Você pode adicioná-los ao arroz, macarrão ou legumes sob a forma de salada ou salteados.

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Segundo cursos:

A carne vermelha será o grande aliado mas é importante escolher cortes magros para minimizar a contribuição da gordura saturada e do colesterol. O ideal seria consumi-lo três ou quatro vezes por semana em casos de anemia (numa dieta equilibrada, o consumo de carne vermelha é estimado uma vez por semana).

No que diz respeito ao marisco (mariscos, mexilhões) e amêijoas) pode ser combinado enlatado e fresco. Você pode se dar uma lata ao longo do dia em saladas, macarrão, arroz … Pense que uma lata de 80 g de berbigão tem quase 13 mg de ferro (uma mulher saudável em idade fértil precisa de 18 mg por dia

As leguminosas representam uma das maiores fontes naturais de ferro e devem, portanto, ser peças-chave na dieta. Lentilhas, em particular, têm uma quantidade maior e, além disso, são enriquecidas com proteínas e baixo teor de gordura

Sobremesas

 Frutas cítricas
Sempre que incluímos alimentos vegetais, devemos fornecer uma dose de vitamina C para favorecer a absorção de ferro.

Inclui em sobremesas as seguintes frutas: laranja, tangerina, toranja, melão, mamão, morango, kiwi ou abacaxi, cuja vitamina C e ácido cítrico melhoram a absorção do ferro de origem não heme vegetal

Finalmente, esperamos que esta dieta para anemia por deficiência de ferro possa ajudá-lo a melhorar sua condição. Tenha em mente que um nutricionista será o único a guiá-lo e dar-lhe mais orientações a seguir

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