A dieta cetogênica, ou dieta keto (da palavra " cetogênica ") é uma dieta com muito pouco carboidrato que transforma o corpo em uma máquina de queima de gordura . Diz-se ter potenciais benefícios para perda de peso, saúde e desempenho atlético. E existem milhões de pessoas que já as experimentaram.

Entretanto, esse tipo de dieta pode comprometer seriamente sua saúde . Continue lendo que aqui nós explicamos mais sobre o assunto.

Qual é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é aquela que reduz completamente ou elimina carboidratos para forçar o corpo a entrar em cetose Isso produz uma perda de peso quando se usa gordura como fonte de energia.

Cetose é um estado metabólico em que o organismo é privado de carboidratos como fonte primária de glicose para produção de energia. Portanto, é forçado a obter energia a partir do metabolismo da gordura.

Quando privamos o organismo de carboidratos, ele usa o glicogênio que é armazenado no fígado como primeiro recurso. Quando consumido, o corpo começa a consumir os ácidos graxos, transformando-os em corpos cetônicos. No entanto, sua liberação maciça pode ser perigosa para alguns órgãos.

Dieta cetogênica: descrição

A base deste tipo de dieta é restringir o consumo de carboidratos para ativar vias metabólicas

A proporção de hidratos em uma dieta cetogênica é geralmente bem abaixo da recomendação de 50 a 60% de calorias totais. Geralmente, fornece cerca de 10% ou menos de energia na forma de hidratos.

Existem dietas cetogênicas em que a ingestão de frutas e vegetais é permitida, mas em quantidades muito controladas, enquanto outras as eliminam completamente. toda a fonte de hidratos, proibindo a ingestão de cereais, farinhas, assados ​​ e também, frutas, legumes e leguminosas.

Também, existem dietas cetogênicas em que o jejum é usado para promover a formação inicial de corpos cetônicos, que subsequentemente devem ser mantidos para alcançar a perda de peso às custas da grande oxidação das gorduras.

Como podemos ver, existem muitas dietas cetogênicas e todas têm o objetivo final de promover a queima de gorduras no corpo para mais tarde dar origem a corpos cetônicos em nosso corpo.

Leia também: 5 benefícios de seguir uma dieta cetogênica

Riscos de seguir este dieta

1. Consumo reduzido de frutas e legumes

 frutas e legumes
A redução de vegetais e frutas coloca em risco o consumo de vitaminas e minerais essenciais para o organismo.

Porque a maioria das dietas cetogênicas reduz o consumo máximo de vegetais e frutas, o corpo recebe uma contribuição mínima de vitaminas, minerais e fibras que são tão abundantes nesses alimentos. Isso poderia ser resolvido tomando um suplemento vitamínico se esse tipo de dieta fosse realizado.

Redução da ingestão de fibras

Ao tomar tão pouca fibra, outra conseqüência é que geralmente aparece é a constipação, por isso é aconselhável tomar algum tipo de infusão que tenha efeitos laxativos, como poderia seja a malva

3. Mau hálito

 Homem com mau hálito
Os corpos cetônicos são voláteis e são liberados pelos pulmões, resultando em halitose.

Entre outras coisas, também é comum sofrer de mau hálito ou halitose, alta produção de corpos cetonas . Além disso, alguns estudos sugerem que esse tipo de dieta aumentaria a sensação de fadiga ou fadiga devido à escassez de carboidratos na dieta.

Poderia reduzir o nível cognitivo

Uma vez que o cérebro deve usar corpos cetônicos para substituir a glicose, seu combustível favorito, o desempenho cognitivo pode ser afetado, como os cientistas americanos demonstraram

. É mais difícil de seguir

Da mesma forma, embora muitos considerem que as dietas cetogênicas são mais fáceis de seguir do que aquelas que não são cetogênicas. Estudos mostram o contrário, uma vez que a impossibilidade de consumir alimentos muito populares, como cereais, pão, legumes, frutas ou vegetais, reduz acentuadamente a aderência a ele.

6. Pode produzir cetoacidose

Em casos extremos, pode causar cetoacidose se os corpos cetônicos estiverem maciçamente aumentados no sangue, o que pode causar danos a alguns órgãos ou mesmo coma.

submeter-se a este tipo de dieta é essencial para ter uma boa saúde prévia e fazer consultas regulares com um profissional de saúde porque se você tiver insuficiência renal ou hepática, podemos ter sérios problemas para realizá-la

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Cuidado!

Além das desvantagens inerentes que são adicionadas a esse tipo de dieta, alguns grupos de risco com maior vulnerabilidade são: [19659040] Pessoas com problemas de fígado ou coração, uma vez que em alguns casos isso levou ao desenvolvimento de arritmias.

  • Mulheres grávidas ou lactantes
  • Pessoas com insuficiência renal
  • A dieta cetogênica não é uma dieta que possamos levar a cabo durante toda a nossa vida ou que promova hábitos saudáveis. Não constitui uma dieta equilibrada, mas propõe uma alternativa ocasional e temporária para perder peso e gordura.

    Finalmente, lembre-se que para qualquer regime nutricional que você venha a seguir é importante visitar um especialista que revise

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