A palavra óleo vem de azzait Palavra árabe que significa "suco de azeitona" .

Usado por séculos como alimento, remédio e também para conservar e iluminar, o azeite de oliva é parte da chamada trilogia mediterrânea com trigo e videira .

O azeite de oliva resistiu ao teste do tempo e até mesmo sobreviveu à tendência dos anos sessenta de preferir óleos de sementes ou margarina.

Às inquestionáveis ​​características saudáveis ​​do azeite de oliva também foi adicionado seu valor gastronômico reconhecido.

O azeite de oliva, com sua contribuição extraordinária de gorduras monoinsaturadas em particular ácido oleico, é o assunto de interesse dietético renovado devido ao aumento do consumo de gorduras, especialmente gorduras saturadas, e também devido ao desequilíbrio entre gorduras poliinsaturadas : o aumento dos ácidos graxos ômega-6 (aqueles que vêm das sementes) e a diminuição dos ômega-3 (de alguns vegetais e peixes).

Também apresenta outro fator saudável para o coração: os polifenóis antioxidantes de origem vegetal, especialmente abundantes na variedade de óleo virgem.

Há muito se sabe que colesterol "ruim" (LDL) é um marcador preditivo de risco coronariano, e é tão perigoso para tê-lo alto, pois está enferrujado. É aqui que os polifenóis do azeite de oliva desempenham um papel essencial.

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A melhor gordura: azeite de oliva

A presença de azeite como principal fonte de gordura é um dos pilares de uma dieta saudável e vários estudos indicam que uma dieta rica nele pode reduzir a incidência de obesidade, diabetes e hipertensão arterial.

De acordo com o estudo Predimed (Prevenção com Dieta Mediterrânica) existem dados históricos que as populações da zona mediterrânica que utilizam azeite como gordura culinária. A população sofre de doenças menos crônicas e degenerativas do que as populações do norte da Europa, que usam regularmente outras gorduras, como manteiga, margarina ou bacon.

No entanto, o azeite de oliva não deve ser considerado um medicamento ou uma panacéia. Para obter os benefícios máximos do seu consumo é necessário enquadrá-lo numa dieta variada e frugal .

Qual é o melhor azeite?

O azeite é considerado uma gordura em si muito saudável , mas a virgem, além de ser a mais natural, é a mais benéfica uma vez que preserva todos os componentes saudáveis ​​das azeitonas, incluindo vitamina E e outros antioxidantes poderosos que são amplamente perdidos com refinação.

Qual é a acidez do azeite?

É uma anomalia causada pelo mau estado dos frutos ou processamento ou armazenamento defeituoso.

Depende do quantidade de ácido oleico livre, não ligado a triglicerídeos ou gorduras: 1 grau de acidez indica a presença de 1 g / 100 g (1% de ácido oleico livre).

Quanto maior a qualidade do óleo, em geral , menor é a acidez.

O que é azeite? É virgem?

É obtido do fruto da oliveira por procedimentos mecânicos ou outros procedimentos físicos que não alteram a qualidade do azeite como a utilização de calor acima de 35 ° C para aumentar a produção .

O azeite de oliva extra virgem é o menos ácido (menos de 1 °) e deve exceder uma pontuação de 6,5 em uma degustação especializada.

Que outros tipos de azeite existem? [19659013] azeite refinado é obtido pelo refino de azeites, para eliminar componentes indesejáveis.

"Azeite" é feito de azeite refinado – quase desprovido de sabor, cheiro e cor – enriquecido com óleos virgens aromáticos e frutados . Sua acidez máxima é de 1,5 °.

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Quanto é recomendado tomar?

O azeite de oliva é um alimento básico, do qual é recomendado tomar diariamente .

Atualmente, e quando não há contra-indicações em contrário , as recomendações gerais para seu consumo em adultos saudáveis ​​de ambos os sexos estão entre 30 e 50 g por dia, ou seja, três a cinco colheres de sopa .

O azeite é muito calórico?

É uma gordura quase pura o que a torna um dos alimentos que fornecem o maior número de quilocalorias por grama: 9.

Mas o fator decisivo é o balanço energético total produzido por dia entre a ingestão de calorias e despesas.

O que procurar no rótulo?

Ao comprar azeite, é importante ter em consideração vários elementos:

  • Uma informação fundamental é o tipo de azeite .
  • Além disso, a data de consumo preferencial no contêiner, que permite deduzir sua idade (como o óleo é obtido, começa a se deteriorar).
  • Também é de interesse a origem e se é um produto com denominação de origem distinção apenas aplicável à virgem extra

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É o mais aconselhável para fritar?

Sim, pois é o mais estável e o que melhor resiste a altas temperaturas. Mas deve ser impedido de queimar porque então substâncias nocivas são produzidas.

Para fazer isso, aqueça-o em um calor moderado (sem exceder 180 ° C) e não deixe fumaça.

Qual a melhor forma de preservá-la?

Os óleos devem ser armazenados em local escuro e a uma temperatura entre 15 e 20 ° C. O calor excessivo é especialmente prejudicial às suas qualidades gastronômicas .

Por outro lado, a melhor coisa a fazer para preservar suas propriedades é usar recipientes opacos ou coloridos que impedem a passagem de luz.

Ele age como um bom conservante?

Como não tem água, é um excelente conservante do ponto de vista higiênico. Portanto, tem sido usado por milênios.

Gastronomicamente também é apreciado porque fornece algumas características sensoriais particulares .

Mas o conteúdo calórico da conserva é multiplicado por sendo impregnado com óleo.

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