Quando o corpo não tem água suficiente para desempenhar corretamente suas funções, estamos enfrentando um problema de desidratação. Para evitar este problema (que também pode ter consequências para a saúde a médio e longo prazo), podemos implementar certas medidas relacionadas com a dieta.

Todo mundo precisa beber uma quantidade de água (dependendo da sua idade, peso e sexo) ao longo do dia. No entanto, esta ingestão não deve vir apenas de copos ou copos de água, mas também, comida

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 20% da quantidade de água necessária diariamente pelo corpo, deve vir de frutas e legumes

Há pessoas que devem prestar mais atenção às formas de prevenir a desidratação uma vez que elas são mais propensas a sofrer com isso se não tomarem as medidas correspondentes. Isso ocorre porque, por uma razão ou outra, seus corpos realizam um gasto maior de fluido, através da transpiração, da frequência da micção, etc.

  • Crianças.
  • Atletas.
  • Grávida
  • Pacientes com doenças crônicas
  • Idosos.

Essas pessoas devem monitorar ainda mais seu consumo de água, bem como alimentos ricos nesse líquido. Dia a dia

Além de aumentar o consumo de água, podemos consumir alimentos ricos neste componente

Dieta para desidratação: alimentos que não podem faltar

eles compõem cerca de 30% da ingestão de líquidos do corpo ; os outros 70% são considerados produtos das bebidas consumidas. É importante saber quais são os alimentos sólidos que têm mais água para alcançar uma dieta equilibrada.

Legumes

Legumes fornecem uma grande quantidade de vitaminas e nutrientes importantes para a saúde. Alguns deles contribuem com mais água do que outros . A alface, por exemplo, é uma das mais benéficas em uma dieta para prevenir a desidratação. 95% é água e seu frescor o torna o melhor aliado das saladas de verão.

Outras hortaliças como brócolis, espinafre e cenoura também contribuem muito. Idealmente cozinhado no vapor para manter todas as suas propriedades

Há muitas receitas saborosas muito saudáveis ​​baseadas nestes ingredientes para fazer pratos nutritivos.

Fruits

 Fruits
Legumes como frutas têm um alto teor de água em sua composição.

Melancia, frutas cítricas e outras frutas da estação são fontes de líquidos para o corpo. Além de suas vantagens nutricionais, em uma dieta para desidratação ajuda a regular a pressão arterial . Eles podem ser usados ​​como sobremesas, lanches ou sucos para acompanhar.

Algumas pessoas se sentem mais confortáveis ​​bebendo sucos de frutas, também porque se acostumaram com isso. Há muitas preparações alternativas de modo que se torna uma elaboração divertida.

Alimentos à base de água

Molhos e sopas são outras preparações pelas quais o corpo recebe fluidos . Da mesma forma acontece com sorvetes ou cremes, smoothies, smoothies etc . É importante fazer uma dieta que inclua diferentes opções para não se cansar

Massas e cereais

O arroz absorve durante a cozedura uma grande quantidade de água que pode ser estendida ao organismo. Estima-se que as massas, na maior parte, contenham 70% de líquidos ; eles têm a vantagem de poderem ser comidos quentes ou frios, dependendo da preferência.

Dicas para evitar a desidratação

 Chá verde
Outra maneira de aumentar a ingestão de água é tomar infusões ou bebidas saciantes. não sinta sede, isso não significa que o organismo não precise ingerir um pouco de líquido. Portanto, devemos ter uma garrafa de água sempre à vista para lembrar de beber um pouco, de vez em quando durante o dia.

Se não estivermos acostumados, uma boa maneira de beber água em maior quantidade consiste em optar por infusões, chás ou outras bebidas de nosso gosto para nos acostumarmos a incorporar líquidos ao longo do dia.

Não é obrigatório ingerir exclusivamente água . Na verdade, está provado que as pessoas bebem mais líquidos quando escolhem aquela bebida que gostam. Bebidas doces e aquelas com cafeína agem positivamente em uma dieta para desidratação.

Especialistas recomendam que os adultos bebam cerca de dois litros de água (aproximadamente) para evitar a desidratação.

sintomas de desidratação

  • Sede
  • Fadiga
  • Tontura
  • Náusea
  • Boca seca.
  • Olhos secos.
  • Dor de cabeça
  • Cãibras musculares
  • Alterações na cor da urina, entre outras

Em suma, para evitar a desidratação, deve-se manter boa hábitos de vida, independentemente da época do ano. No entanto, durante as estações mais quentes, é verdade que devemos estar ainda mais atentos à quantidade de água que bebemos. Tal como acontece com tudo, a prevenção será sempre a melhor maneira de evitar as consequências para a saúde.

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