Se o picante não estiver entre seus sabores favoritos, experimente, pois está associado a uma série de benefícios à saúde. Um pouco mais de tempero pode fazer sua vida durar mais. Esta é a conclusão de um estudo publicado no British Medical Journal que analisou dados de 490.000 pessoas com idades entre 30 e 79 anos e descobriu que quanto mais quente consumia, menor o risco de morte por qualquer causa.

Mais especificamente, eles descobriram que os participantes que tinham o hábito de consumir alimentos picantes 6 ou 7 dias por semana tinham um risco 14% menor de morrer do que aqueles que beberam menos de uma vez uma semana. Para tornar seus pratos mais apimentados, você pode recorrer a alimentos ricos em capsaicina, como pimenta caiena.

Um estudo posterior publicado no Journal of the American College of Cardiology especificou que o pimentão é especialmente eficaz na redução mortalidade por doenças cardiovasculares. A pesquisa foi conduzida na Itália com 23.000 participantes divididos entre consumidores e não consumidores de pimenta.

Os autores do estudo monitoraram o estado de saúde e os hábitos dos participantes por 8 anos. Após esse período, verificou-se que, entre as pessoas que consumiam pimenta no mínimo quatro vezes por semana, ocorreram 40% menos ataques cardíacos .

O efeito protetor do pimentão não está relacionado ao tipo de dieta seguida, embora uma dieta natural e balanceada, sem dúvida, jogue a favor da longevidade. Se a dieta também for saudável, a proteção e a expectativa de vida aumentam.

Os benefícios de adicionar picante às suas receitas

Picante parece oferecer proteção geral, mas seus efeitos no organismo podem ser especificados.

1. Coração mais forte

O sistema cardiovascular é sensível às propriedades antiinflamatórias e antioxidantes da capsaicina. Seu consumo está associado a uma redução nos níveis de colesterol e com sua proteção contra a oxidação, o que o torna um perigo para a saúde do coração.

Ele também reduz a pressão arterial, já que o consumo regular de capsaicina dilata as paredes de os vasos sanguíneos e contribui para a sua flexibilidade.

2. Ajuda a controlar o peso

A capsaicina ajuda a manter a fome sob controle. Portanto, é uma grande ajuda em dietas de baixa caloria para reduzir o peso. Ele também tem um efeito benéfico na composição da microbiota intestinal, que por sua vez está associada ao sobrepeso e à obesidade, entre outras alterações.

3. Regula o nível de açúcar no sangue

A capsaicina está associada a uma melhora nos marcadores relacionados à síndrome metabólica. Um deles é a taxa de glicose no sangue. Por favorecer a ação da insulina, os alimentos picantes ajudam a evitar aumentos muito rápidos do açúcar no sangue. Por esta razão, eles são recomendados no controle complementar do diabetes.

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4. Reduz o risco de câncer

Estudos in vitro mostram que a capsaicina atua seletivamente contra as células doentes. Os pesquisadores sugerem que ele pode combater o câncer de várias maneiras, induzindo a morte das células cancerosas ou parando sua proliferação.

Alguns estudos sugerem que ele previne especialmente os cânceres de estômago e bexiga.

5. Melhora a digestão

Não é verdade que o picante, consumido em doses razoáveis, irrite o estômago e o resto do sistema digestivo e pode contribuir para o aparecimento de úlceras.

Pelo contrário, o picante favorece o bom funcionamento do sistema digestivo e até mesmo pode prevenir úlceras. A capsaicina estimula a produção de suco gástrico que facilita a assimilação de nutrientes, melhora sua absorção e promove o bom estado da mucosa intestinal.

Ela só pode ser contra-indicada se você sofrer de síndrome do intestino irritável ou acidez. ] O melhor chili fresco

Em comparação com especiarias secas (como pimenta caiena em pó), o chili fresco parece ser mais eficaz e mais saudável. Os pesquisadores sugerem que consumir pimenta fresca fornece mais capsaicina e nutrientes que também podem contribuir para seus efeitos positivos, como vitamina C, beta-caroteno ou vitaminas K e B6.

Por outro lado, se a pimenta pimenta fresca é ingerida com uma gordura saudável, como azeite ou óleo de coco a absorção de capsaicina e nutrientes solúveis em gordura é melhorada, aumentando assim seu efeito benéfico.

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Uma dica: se você ousou com picante e sua língua está queimando, você pode reduzir essa sensação tomando um iogurte de soja.

Mistura picante de especiarias para ter à mão

Quando não tiver pimentas frescas você pode usar uma mistura de especiarias adaptada ao seu gosto. Sugerimos uma combinação, mas você pode introduzir variações até encontrar sua fórmula exclusiva.

Ingredientes para 30 g de mistura

  • 1 colher de chá de pimenta caiena (reduza ou aumente a quantidade a gosto)
  • 1 colher de chá de páprica
  • 2 colheres de chá de cominho em pó
  • 1 colher de chá de orégano
  • 1 colher de chá de alho em pó

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