Os espanhóis dormem em média uma hora menos que o resto dos europeus. Muitos tentam compensar ficando na cama no sábado ou domingo de manhã, mas esta não é a solução. O dano produzido pela falta de horas de sono não é fixado com mais horas de descanso durante o final de semana. De fato, dormir mais horas no sábado ou domingo pode piorar a desordem

Cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder (Estados Unidos), planejaram um estudo com três grupos de participantes. Os participantes do primeiro grupo dormiram oito horas por dia durante 12 dias. Os do segundo grupo dormiram 8 horas nas três primeiras noites e 5 horas nos nove seguintes. O terceiro grupo conseguiu dormir à vontade após 4 dias de limitação e depois voltou a dormir 5 horas por mais dois dias.

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Por outro lado, monitorando os níveis do hormônio melatonina, a equipe descobriu que os relógios internos do corpo dos participantes foram alterados em maior medida quando a falta de sono foi combinada com o "recuperação" do fim de semana que quando o padrão de sono era escasso, mas regular

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Aumenta o diminui o peso e a sensibilidade à insulina

Em relação à ingestão calórica e ao peso corporal, os participantes que desfrutaram de oito horas de sono constante não apresentaram alterações significativas no peso. Em contraste, os outros dois grupos, que dormiam menos, ganharam uma média de 1,5 kg, e desenvolveram uma diminuição na sensibilidade à insulina, o hormônio que regula os níveis de açúcar no corpo.

Os pesquisadores sugeriram que o aumento no peso poderia ser devido, pelo menos em parte, ao costume dos participantes de adicionar uma ingestão pós-jantar nos dias de privação de sono, o que pode alterar o metabolismo do sangue. várias maneiras

Os cientistas, que publicaram seu estudo em Current biology, concluem que a privação do sono produz efeitos negativos claros no metabolismo.