A dieta mediterrânica é famosa em todo o mundo. Sem dúvida, é uma das dietas mais saudáveis ​​do mundo e, de fato, ocupou o primeiro lugar no ranking em diversas ocasiões. Hoje queremos compartilhar com vocês o top 10 para uma dieta mediterrânea.

Continue lendo e descubra neste artigo as principais dicas para realizar essa dieta balanceada todos os dias em sua casa. Top 10 para fazer a dieta mediterrânea

Se você quiser mudar seus hábitos alimentares e iniciar a dieta mediterrânea, pegue um lápis e papel e faça anotações. Em seguida, apresentaremos as 10 bases dessa herança cultural:

1. Azeite de oliva como base de gordura

O azeite de oliva é uma das mais importantes gorduras saudáveis ​​pelo seu conteúdo de ácidos graxos e antioxidantes.

Olha onde você olha, o azeite é a gordura mais usada. Rico em antioxidantes, ácidos graxos monoinsaturados e vitamina E, é usado para tudo desde o preparo de saladas até a fritura

Você está preparando torradas? Não hesite: um fiozinho de azeite pode ser o toque de que você precisa. Você planeja fritar algumas batatas? Ou você está preparando uma salada? Sem dúvida, azeite é usado acima de qualquer outra variedade de óleos e até mesmo, em manteiga.

Não perca: Usos de azeite extra-virgem para cuidar da saúde

] 2. Alimentos frescos todos os dias!

A dieta mediterrânica baseia-se no consumo de alimentos frescos e sazonais. Isto é, que você deveria comprar aqueles legumes e frutas de cada estação. Desta forma, você pode aproveitar todo o seu valor nutricional e economizar dinheiro! Se você também escolher alimentos locais, certifique-se de comprar a melhor qualidade com o melhor preço

3. Passos para fazer uma dieta mediterrânea: frutas e legumes em cada refeição

De mãos dadas com o ponto anterior, vem essa indicação para fazer a dieta mediterrânea. Inclua legumes e frutas em cada uma das suas refeições. Assim, você vai comer entre 1 e 2 pedaços de fruta por dia e cerca de 3 porções de vegetais por dia. Como você pode fazer isso? Vejamos vários exemplos:

  • Faça um brinde com tomate e azeite e um pedaço de fruta.
  • Coma nozes no meio da manhã.
  • Tenha um pouco de macarrão com legumes salteados e sobremesa, frutas.
  • Lanche um iogurte com frutas ou nozes, ou um sanduíche com abacate e presunto.
  • Ter peixe assado com salada e batatas. Para sobremesa: fruta

4. Peixe várias vezes por semana

 Peixe azul
Peixe fornece proteína de alta qualidade, além de ácidos graxos essenciais saudáveis ​​para o coração.

Reduza o consumo de carne vermelha e concentre-se no aumento do consumo de peixe. Você deve comer peixe branco e azul pelo menos duas vezes por semana. As opções são múltiplas: cozido, grelhado, frito, frito … Sua contribuição de ácidos graxos ômega-3 ajudará a manter a saúde vascular, reduzindo o colesterol no sangue e triglicérides.
[19659005] 5. Ovos, quatro vezes por semana

Ao contrário do que você pode acreditar, os ovos são saudáveis. Anos e estudos se passaram desde aquele momento em que se acreditava que o ovo era prejudicial à saúde. Hoje, sabemos que o ovo é uma fonte de proteínas de qualidade, vitaminas e gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.

O problema com o ovo é a crença de que ele aumenta o colesterol, no entanto, isso não é assim. Pelo menos não completamente: o excesso de consumo de ovos, juntamente com outros fatores, como o estilo de vida sedentário e o estresse, poderiam desencadear os valores do colesterol. É claro que, é sempre melhor comê-lo cozido ou cozido para fritar.

Descubra: É bom ou ruim comer um ovo?

6. Passos para fazer uma dieta mediterrânea: Consumo habitual de produtos lácteos

Queijos e iogurtes fazem parte das refeições diárias na dieta mediterrânea. Isso ocorre porque eles são ricos em vitaminas, minerais como cálcio ou fósforo e proteínas de alto valor biológico. Uma ideia? Você pode combinar um pedaço de queijo com frutas ou até mesmo um iogurte com pedaços de fruta dentro. E se você misturar pedaços de queijo feta com a salada?

Minimiza o consumo de carne vermelha

 Carne vermelha
Alguns estudos, segundo a OMS, parecem indicar que a carne vermelha pode afetar a saúde do coração se consumida em excesso.

Fazer uma dieta mediterrânea é importante reduzir o consumo de carne vermelha, optando, em vez disso, por comer mais carne branca, como frango e peixe. Lembre-se de que, há alguns anos, a Organização Mundial de Saúde alertou sobre possíveis problemas decorrentes do consumo excessivo de carnes vermelhas e processadas

. Cereais todos os dias

Os cereais fazem parte da base da pirâmide alimentar porque nos fornecem energia. Principalmente, é geralmente recomendada a escolha de versões integrais de massas, arroz, cuscuz e pão.

9. Passos para fazer uma dieta mediterrânea: consumo mínimo de doces

Doces, doces e tortas podem ser consumidos de forma extremamente moderada . Isso quer dizer que seu consumo não é proibido, mas deve ser controlado ao extremo. Tenha em mente que o excesso de açúcar pode causar doenças como diabetes ou obesidade. Menos de duas porções por semana é o ideal

10. Água em todas as horas

A bebida de preferência deve ser sempre água : sacia a sede e não fornece calorias vazias ao corpo. É aconselhável moderar ao extremo o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industriais.

O que você acha deste top 10 para a dieta mediterrânea? Como você pode ver, não é tão difícil de seguir. Você só tem que adaptar seus hábitos para comer alimentos saudáveis ​​ e minimizar o consumo dos menos saudáveis, além do exercício físico regular!

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