O zinco e a vitamina C são dois nutrientes com a reputação de serem eficazes para prevenir e reduzir a intensidade dos sintomas da gripe e resfriados

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Os estudos mais recentes sobre as propriedades antivirais do zinco, como a realizada na Universidade de Helsinki e publicado em Open Forum Infectious Diseases, indicam que, na forma de um comprimido mastigável de acetato de zinco ou gluconato de zinco, pode reduzir a duração do desconforto típico como muco, espirros e dor de garganta e músculos.

A hipótese é que, ao sugar lentamente as pílulas, o zinco é liberado na boca e na boca. garganta e obter efeitos locais, e, em seguida, a ação se espalha por todo o corpo através do sangue.

 Não perca o zinco ... mas sem passar!

O zinco fica resultados com altas doses que podem não ser seguras

Entretanto, para alcançar esses efeitos, o estudo administrou uma dose diária de 80 mg de zinco que foi mantida por um período máximo de duas semanas. [19659002] Não há consenso médico sobre os benefícios desta suplementação. A Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos considera que a dose máxima diária de zinco é de 25 mg . A partir daí, considera-se que ele pode produzir efeitos colaterais indesejáveis.

Por exemplo, uma alta dose de zinco durante um longo período de tempo pode causar alterações nos níveis de cobre e aumentar o risco de sofrer Infecções urinárias

A questão é se vale a pena expor-se a algum risco, reduzindo a intensidade de uma sintomatologia transitória.

 Mentiras e verdades sobre a vitamina C

a vitamina C reduz o risco de resfriado em algumas pessoas

A eficácia da vitamina C contra o frio é discutida por mais de 70 anos. A revisão da literatura científica permite concluir que a vitamina C é eficaz como prevenção no caso de pessoas que fazem grandes esforços físicos, como maratonistas, ciclistas e nadadores de longa distância.

Essas pessoas podem reduzir seu risco de pegar um resfriado tomando uma dose diária de 200 mg de vitamina C. Esta quantidade duplica a recomendação diária, mas é considerada segura

A mesma dose pode reduzir a duração dos sintomas do resfriado em 8%.

 10 alimentos que pouparão um resfriado

Alimentos que fornecem vitamina C e zinco

Tomar suplementos é uma possibilidade, mas você tem que lembrar que você pode obter altas doses de vitaminas e minerais através de alimentos e que os efeitos são geralmente ser mais benéfico e seguro

Alimentos comuns extraordinariamente ricos em vitamina C são laranjas, kiwis e pimentas vermelhas.

O zinco é encontrado em abundância em sementes de abóbora, grão de bico e castanha de caju

Mais ajuda a prevenir resfriados

Ingestão suficiente de líquidos durante o o inverno ajuda a manter membranas mucosas e vias aéreas úmidas e não secas. Membranas mucosas secas são muito mais suscetíveis a vírus. Pela mesma razão, é conveniente que o ar dos espaços interiores não seja muito seco (algo freqüente devido ao aquecimento).

As lavagens nasais mantêm as membranas mucosas hidratadas e reduzem as chances de que

Outras medidas testadas para evitar a invasão dos vírus são lavar as mãos regularmente e tocar seus rostos pouco com elas.

alimentos e suplementos probióticos ] também pode ser eficaz como medida preventiva.


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