O óleo de canola praticamente se tornou o óleo preferido na indústria de processamento de alimentos. Seja em maionese, batatas fritas ou molhos para salada, o óleo de canola é geralmente o primeiro, segundo ou terceiro ingrediente da lista. Infelizmente, os riscos para a saúde do óleo de canola estão muito além do que fomos levados a acreditar.

 Os riscos para a saúde do óleo de canola

Portanto, se realmente não há boas razões de saúde para usá-lo, por que ele é tão amplamente utilizado na indústria de alimentos? Certos ingredientes têm precedência sobre outros, por uma simples razão: preço. O óleo de canola é extremamente econômico para crescer e colher. Também é muito fácil crescer devido a suas modificações genéticas.

O óleo de canola foi criado pela primeira vez no início da década de 1970 como um óleo natural. Mas em 1995, a Monsanto criou uma versão geneticamente modificada do óleo de canola. Em 2009, mais de 90% da colheita de óleo de canola do Canadá foi geneticamente modificada.

O que é óleo de canola?

O óleo de canola vem de um descendente da planta de colza, uma Um membro do gênero Brassica, juntamente com alguns de nossos vegetais favoritos, como couve, brócolis, couve-flor e couve. O óleo de colza foi liberado para consumo humano na década de 1950, mas poucas pessoas queriam consumi-lo por causa de seu sabor forte e cor desagradável.

Os cientistas da época começaram a descobrir que o ácido erúcico, um dos principais componentes de ácidos graxos do óleo (mais de 50%), era prejudicial ao tecido cardíaco. Enquanto isso, o azeite começou a ser comercializado como o próximo grande produto saudável.

Então, o que os vendedores fizeram sobre o óleo de colza? Faça uma reforma, é claro!

Após a criação seletiva e a comercialização cuidadosa, o óleo de colza agora apresentava baixo teor de ácido erúcico, alto teor de ácido oleico (como o azeite de oliva saudável para o coração), alto teor de gorduras ômega-3 e tinha um sabor neutro. O nome colza foi substituído por canola.

Embora o óleo de canola tenha sido comercializado como um óleo saudável, com baixo teor de gordura saturada e uma fonte de ácidos graxos ômega-3, está longe de ser isso. O óleo de canola não é apenas geneticamente modificado, é muito processado e refinado, contribuindo para certos problemas de saúde do corpo.

8 riscos para a saúde do óleo de canola

Óleo de canola Não é o óleo saudável que você foi levado a acreditar que é. Existem tantos perigos no consumo de óleo de canola que qualquer pessoa em sã consciência ficaria longe dele. Aqui estão algumas razões pelas quais o óleo de canola nunca deve pôr os pés em sua casa novamente.

O óleo de canola é óleo hidrogenado

Se não for "prensado a frio" ou "extra virgem", o óleo será considerado refinado. Esse processo inclui refino cáustico, branqueamento e desengorduramento, todos os quais envolvem altas temperaturas ou produtos químicos que são prejudiciais ao corpo humano. Por último, mas não menos importante, vem o processo de desodorização.

Como o óleo de canola é rico em ácidos graxos ômega-3, torna-se facilmente rançoso e fedorento quando sujeito a oxigênio e altas temperaturas. O processo padrão de desodorização remove uma grande parte dos ácidos graxos ômega-3 convertendo-os em ácidos graxos trans.

Se você consumir óleos vegetais que oxidam pelo calor e pela luz no processamento, estará expondo os tecidos do corpo a produtos enferrujado ou velho. Isso contribui para doenças degenerativas e inflamação crônica.

2. É um produto geneticamente modificado

Mais de 90% de todo o óleo de canola é produzido a partir de culturas geneticamente modificadas . Embora a modificação genética seja bem-sucedida na redução do conteúdo de ácido erúcico, ela também aumenta a quantidade de ácido oleico.

Os problemas de saúde relacionados ao ácido oleico incluem:

  1. Crescimento atrasado (proibido em fórmulas para bebês) )
  2. Anormalidades nas plaquetas sanguíneas
  3. Dano por radicais livres
  4. Aumento do risco de desenvolver certos tipos de câncer

Os alimentos geneticamente modificados também promovem alguns problemas de saúde muito graves, como reações alérgicas, imunossupressão , toxicidade e perda de nutrição através dos alimentos que ingerimos.

3. Aumento do risco de desenvolver câncer

O óleo de canola é extremamente instável sob calor, luz e pressão, causando oxidação e liberando radicais livres no corpo. Quando o óleo de canola é aquecido (quando cozinhamos com ele, por exemplo), ele produz altos níveis de butadieno, benzeno, acroleína, formaldeído e outros compostos desagradáveis.

Esses compostos químicos, combinados com um aumento de radicais livres, criam o ambiente perfeito para o desenvolvimento do câncer.

Pesquisadores descobriram que células cancerígenas se alimentam de ácido oleico no óleo de canola. O ácido fortalece as células cancerígenas e mantém sua malignidade. Pesquisas adicionais também mostraram que o ácido oleico promove a progressão do tumor.

Considerando a quantidade de radicais livres liberados no óleo de canola após o cozimento, não é surpreendente que esse óleo seja um gatilho para o crescimento do câncer. Os radicais livres são produtos químicos altamente reativos que desempenham um papel importante na mutação das células cancerígenas.

4. Promove doenças cardíacas

Embora a modificação genética tenha reduzido os níveis de ácido erúcico no óleo de canola, ainda é uma fonte importante de ácido. O ácido erúcico é um ácido graxo monoinsaturado que tem sido associado a danos cardíacos, especificamente a doença de Keshan (espessamento e cicatrização do tecido conjuntivo dentro do coração).

Estudos mostraram que em áreas onde as pessoas são propensas à doença de Keshan, os níveis de ácido erúcico são mais altos e os níveis de selênio são mais baixos.

O óleo de canola também é capaz de promover altos níveis de inflamação no corpo, além de calcificação arterial. Qualquer óleo parcialmente hidrogenado tem a capacidade de fazer isso. Como você deve ter adivinhado, a inflamação sistêmica e a calcificação são os principais fatores de risco para doenças cardíacas nas coronárias.

5. Interfere com a função cerebral saudável

Um estudo recente vinculou o óleo de canola com diminuição da memória e aprendizado indicativo que ocorre na doença de Alzheimer, sob a forma demência mais comum.

O estudo descobriu que os cérebros de camundongos tratados com óleo de canola tinham quantidades maiores de placas amilóides, bem como diminuição do contato entre neurônios cerebrais.

O óleo de canola, sendo um alimento inflamatório, contribui mau funcionamento cerebral. A inflamação crônica, como você já deve saber, é prejudicial ao corpo. Ataca células, vasos sanguíneos e tecidos saudáveis, em vez de protegê-los.

O petróleo pode parar a produção de energia nas células cerebrais e retardar a ativação dos neurônios, contribuindo para o TDAH, ansiedade, névoa cerebral, depressão, perda de memória e Alzheimer.

6 Hipertensão e derrames

Como um dos principais contribuintes para a inflamação no corpo, o óleo de canola afeta adversamente nosso sistema cardiovascular, principalmente a pressão sanguínea. Estudos descobriram que o óleo de canola reduz a expectativa de vida de animais propensos a derrame e hipertensos.

Um estudo explorou a relação entre ratos alimentados com óleo de canola e ratos alimentados com dietas sem óleo. canola. Todos os ratos foram criados para ter pressão alta e propensão a derrame.

No entanto, ratos que foram alimentados com óleo de canola morreram mais cedo e ratos alimentados com dietas sem óleo de canola viveram mais tempo.

Outro estudo analisou os efeitos da canola e óleo de soja no momento da coagulação sanguínea e eritrócitos (tipo de glóbulos vermelhos) em ratos hipertensos propensos a derrame.

O estudo descobriu que houve um "encurtamento do tempo de coagulação do sangue induzido pelo óleo de canola e aumento da fragilidade em [las membranas de los glóbulos rojos]", que pode desencadear derrames em indivíduos animais propensos a derrames. [19659014] 7. Afeta negativamente nossos órgãos de desintoxicação.

Como produto alimentar geneticamente modificado, o óleo de canola afeta nosso fígado e rins.

Uma revisão de 2011 de 19 estudos diferentes envolvendo mamíferos alimentados Usando soja e milho geneticamente modificados durante um período de 90 dias, ele descobriu que alimentos geneticamente modificados podem alterar a função renal e hepática.

A revisão afirmou que, nos ensaios mencionados, a função renal foi reduzida em 43,5%, enquanto a função hepática foi reduzida em 30,8%.

Os óleos vegetais também carecem de estabilidade oxidativa, então eles rapidamente ficam rançosos se não forem tratados. Os fabricantes de alimentos resolveram esse problema adicionando antioxidantes sintéticos como TBHQ, BHA e BHT. Quando consumidos em grandes doses, esses conservantes podem causar tumores no fígado e aumento do fígado.

Embora os conservantes no óleo de canola não sejam suficientes para causar efeitos adversos, o acúmulo desses produtos é mais do que suficiente. Podemos facilmente exceder os limites aceitáveis ​​de consumo de preservativo se nossa dieta subsistir em muitos alimentos processados. Quantidades se acumulam com o tempo e nossa saúde sofre como resultado.

Se você deseja que seus órgãos de desintoxicação funcionem corretamente, evite o óleo de canola, alimentos processados ​​com adição de óleos vegetais e outros produtos geneticamente modificados.

8. Pode dificultar o crescimento normal em crianças

O ácido erúcico no óleo de canola foi a principal razão pela qual o uso de óleo de canola na fórmula infantil foi banido. O ácido erúcico no óleo de canola é prejudicial aos bebês, devido à sua incapacidade de decompô-lo adequadamente.

Embora o FDA anteriormente tornasse o óleo de canola ilegal para uso em fórmulas para bebês, esse não é mais o caso. Há alguns anos, o óleo de canola é considerado seguro, o que significa que as empresas de fórmula infantil podem usar tanto óleo de canola quanto quiserem em sua fórmula.

Os melhores óleos para substituir o óleo de canola

Então, quais óleos você pode usar? Depende do que você deseja usá-los.

 azeite

1. Óleo de coco

O óleo de coco é melhor quando pressionado a frio e é virgem. Faça o seu melhor para evitar o óleo de coco refinado. O óleo de coco tem um alto ponto de fumaça, o que significa que não se transforma em ácidos graxos trans quando aquecido.

O óleo de coco também contém ácidos graxos de cadeia média, que promovem a saúde do sistema nervoso e também a perda de gordura.

2. Azeite

O azeite é uma excelente opção quando você não precisa cozinhar nada. Obtenha um azeite orgânico virgem prensado a frio ou extra virgem, disponível preferencialmente em vidro de cor escura.

Alguns azeites falsos misturam-se com óleos vegetais de OGM mais baratos, portanto, certifique-se sempre de que não é OGM e orgânico.

3. Óleo de abacate

O óleo de abacate tem um alto ponto de fumaça, assim como o óleo de coco, para que possa ser cozido com segurança em altas temperaturas. Como alternativa, você também pode usar esse óleo em sua forma bruta em saladas e alimentos semelhantes.

4. Óleo de gergelim

O óleo de gergelim é outra ótima opção para cozinhar. Tem um alto ponto de fumaça e não hibrida como canola e outros óleos vegetais. O óleo de gergelim funciona muito bem nas batatas fritas e é um excelente molho para salada acompanhado de aminos de coco e um pouco de gengibre.

Bibliografia:

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