Cientistas da Universidade de Massachusetts-Lowell e da Universidade da Pensilvânia conduziram um estudo curioso para testar o efeito dos ácidos graxos essenciais ômega-3 nos níveis de agressividade nas famílias. 19659002] Para fazer isso, eles começaram a administrar a 100 crianças um 1 grama de ácidos graxos ômega-3 junto com uma bebida de frutas. Outro grupo de 100 crianças recebeu a bebida de frutas, mas sem o suplemento para servir como controle.

Os ácidos graxos ômega-3 reduzem as situações de violência psicológica

Após 6 meses, os pais responderam a um questionário e descobriram que as crianças que tomaram ômega-3 tinham melhorado significativamente seu comportamento na escola e em casa, que reduziu as situações de estresse familiar. Os bons resultados continuaram após 12 meses

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O Dr. Joseph Hibbeln, co-autor do estudo, explicou que o ômega-3 é capaz de reduzir a agressão psicológica

Melhor se os pais também o fizerem

E ele está convencido de que os resultados seriam ainda melhores se os pais também tomassem um suplemento dessa família de ácidos graxos essenciais.

Os resultados sugerem que as intervenções destinadas a reduzir os problemas de comportamento infantil também podem ter o benefício adicional de reduzir a violência familiar como um todo ”, concluem os autores do estudo, publicado na revista . Comportamento Agressivo

.

Como obter ômega-3 a partir de alimentos

Embora o estudo se refira aos benefícios da suplementação, as doses utilizadas podem ser obtidas

Os alimentos vegetais mais abundantes em ômega-3 são sementes de linho, chia e sacha inchi. As nozes também fornecem em abundância

 sementes de chia, as rainhas de ômega-3

Estes produtos contêm ácido alfa-linolênico (o pai da família ômega-3), que o organismo armazena e transforma no fígado e cérebro nos outros dois ômega-3, ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).

Na dieta onívora, as principais fontes são peixes gordurosos, como salmão , a sardinha ou a cavala. Peixes fornecem diretamente EPA e DHA

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Outros efeitos benéficos do ômega-3

ômega-3 estão entre os nutrientes mais estudados . Não passa uma semana sem uma nova descoberta, por isso a lista de propriedades já é muito extensa.

Além de moderar a impulsividade, como o estudo aponta, combate depressão, ansiedade, mudanças súbitas de humor, perturbações do sono e dificuldades de concentração.

Mas, acima de tudo, são conhecidas por serem benéficas para o sistema cardiovascular: reduzem os triglicéridos, o colesterol LDL "mau" e a pressão arterial.

são antiinflamatórios (reduzem algum tipo de dor, como menstrual) e estão envolvidos na prevenção de alguns tipos de câncer e doenças autoimunes.

Outras propriedades benéficas são que previnem a degeneração macular e cuidam da microbiota intestinal e do fígado


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