Melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal, que são encontrados no centro do cérebro de mamíferos, incluindo seres humanos.

Sua principal função é para regular ciclos circadianos de luz e escuridão (vigília e sono). Sua produção aumenta à noite e favorece o sono. Com a chegada do dia, a glândula pineal para de segregar

também tem propriedades antioxidantes e intervém em numerosos processos fisiológicos, como a regulação da temperatura corporal e pressão arterial.

Melatonina para ajustar o ciclo do sono e dormir melhor

A melatonina é comercializada como um suplemento nutricional sem receita médica para acelerar o início do sono ou para corrigir desequilíbrios causados ​​pelo trabalho por turnos ou viagens intercontinentais.

Alguns especialistas também recomendam para melhorar o humor, como agente anti-envelhecimento e para aumentar a imunidade. Ele também está estudando seu efeito preventivo em alguns tipos de câncer e, até mesmo, seu potencial de tratamento.

É um dos suplementos mais vendidos no mundo e em doses baixas é considerado muito seguro. Os efeitos colaterais são raros e leves

Tudo parece uma boa notícia, mas os resquemores aparecem ao investigar a origem e a qualidade dos suplementos.

 Regule sua melatonina com luz

Estes contaminantes aparecem durante o processo de produção e foram estatisticamente associados com a síndrome de mialgia eosinofílica, uma doença potencialmente fatal com sintomas semelhantes aos da gripe

 Melatonina, um potente protetor da sua saúde

. o mesmo estudo descobriu que o conteúdo real de melatonina poderia ser removido em 60 por cento da dose indicada na embalagem. Legalmente, o desvio pode chegar a 20%, mas em três casos ultrapassou esse limite.

Essa melatonina sintética pode ser encontrada em líquido ou comprimido, sozinho ou acompanhado de nutrientes e extratos de plantas. É freqüentemente apresentado como "natural", já que é uma molécula idêntica à produzida pelo hipotálamo, mas na realidade é uma recriação de laboratório que, como vimos, não está isenta de possíveis contaminações.

Fitomelatonina e melatonina em alimentos

Alguns especialistas propõem como melhor opção a "fitomelatonina", que é extraída de plantas. É a alternativa mais natural e limpa

O Dr. Michael Greger recomenda uma alternativa ainda mais natural. Se você deseja obter uma dose eficaz de melatonina vegetal, você pode consumir duas bananas ou 30 g de cranberries, que você pode beber em um smoothie, ou simplesmente um punhado de pistaches.

 acenda a sua melatonina!

Vá dormir logo e acorde cedo

Mas lembre-se que a melhor maneira de produzir mais melatonia e promover o sono e o descanso é trazem alguns hábitos de vida adaptados ao ciclo de luz e escuridão. Da tarde você vê reduzindo sua exposição à luz, especialmente a intensa e azulada. Vá dormir cedo. Certifique-se de que o quarto esteja completamente escuro. E acorde cedo e receba a luz do sol o quanto antes.