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Incluir peixes em nossa dieta é essencial, desde é um dos alimentos mais saudáveis ​​que podemos comer. Eles têm boas gorduras e proteínas que nos ajudam a prevenir e combater doenças como doenças cardíacas, bem como melhorar a saúde do nosso cérebro. Mas para obter todos os seus benefícios é importante escolher os peixes certos e evitar os contaminados e com alto teor de mercúrio.

Se quer descobrir quais os peixes que mais te beneficiam, no artigo de hoje nós contamos. Fique conosco!

Os benefícios de incluir peixes em nossa dieta

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  • O peixe é um dos alimentos mais nutritivos que você encontrará
  • Ele nos fornece uma boa dose de proteína e é mais saudável do que a carne
  • É baixo em calorias, gordura saturada e colesterol [19659009] É uma fonte rica em ácidos graxos essenciais ômega 3, que protegem nosso coração e reduzem o colesterol LDL (ou colesterol ruim). Nosso corpo não é capaz de fabricá-los, por isso devemos adquiri-los por meio dos alimentos, e o peixe é uma das melhores fontes
  • É rico em vitaminas e minerais como magnésio e ferro
  • Ajuda a reduzir a pressão alta e triglicerídeos, que resultam em um menor risco de doença cardiovascular
  • É um alimento que será facilmente digerido

Precauções ao comer peixe

Como você viu, o peixe tem muitos benefícios, mas também é verdade que devemos ter cuidado ao selecionar aquele que comemos. Isso ocorre porque muitas espécies de peixes contêm altos níveis de mercúrio, que é um poluente que pode afetar nosso sistema nervoso.

Isso se aplica a qualquer pessoa, mas especialmente a crianças e mulheres. mulheres grávidas que devem ter cuidado especial na escolha dos peixes que vão comer, procurando sempre escolher aquele que contenha menos mercúrio para não prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso.

Os 10 peixes mais saudáveis ​​

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Depois de saber quais são os cuidados que devemos tomar na hora de escolher o peixe mais adequado para comer, você sabia que é aconselhável tomar até duas vezes por semana? Aqui, recomendamos os dez mais benéficos para a nossa saúde.

  1. Salmão. Já falamos com vocês neste artigo sobre todas as suas boas propriedades, que é que o salmão é um peixe muito nutritivo e muito benéfico para a nossa saúde. É rico em ácidos graxos ômega 3 e vitamina D e nos ajuda a cuidar do coração e dos olhos. Além disso, também é benéfico para combater a inflamação das articulações e pode nos ajudar a prevenir o câncer, pois contém minerais como o selênio, que atuam como antioxidantes.

    Se houver uma de suas variedades que é especialmente recomendada, é o salmão do Alasca, e isso porque o rio onde são capturados é cuidadosamente monitorado por biólogos, que também cuidam de manter um controle rigoroso da qualidade da água em que vivem.

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    [19659009] O atum. O cálcio ou o ferro são alguns dos nutrientes que o atum contém, pelo que podemos dizer que se torna um peixe bastante saudável e de alta qualidade. O atum também contém vitamina D e vitamina B12. Se o consumirmos enlatado, contém sal, por isso é recomendável comprá-lo com baixo teor de sal para torná-lo mais saudável.

  2. Truta. De cor rosada, com teor de gorduras ômega 3 e vitamina B12, é um tipo de peixe muito saboroso e com grandes benefícios para a saúde do coração. Tem menos mercúrio do que outros peixes, por isso é mais seguro para a nossa saúde.
  3. Arenque. O arenque também é rico em gorduras ômega 3, que nos ajudam a prevenir muitos tipos de doenças e problemas de saúde. É bom para o coração e muito seguro para a saúde devido ao seu baixo teor de mercúrio. Também é rico em proteínas.

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  4. Cavala. A cavala é um peixe azul também conhecido como sarda ou verdel. É rico em vitamina B12. É um peixe de sabor forte, muito seguro para consumo. Além disso, nos ajuda a reduzir o risco de doenças do coração e dos vasos sanguíneos.
  5. Mexilhões. Os mexilhões são muito nutritivos e possuem grandes quantidades de ferro que nos ajudam a prevenir os sintomas de deficiência de ferro devido ao exercício e ao treinamento. Eles são muito saborosos e vão bem com uma infinidade de pratos.

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  6. Las Sardinas. Embora a sardinha não seja tão grande como os outros peixes, também é rica em ômega 3 e contém muitos nutrientes, entre os quais se destaca a vitamina D, muito importante para a saúde dos nossos ossos. Além disso, é um dos peixes que encontrará mais barato. Saudável e com baixo custo, o que mais você poderia pedir?
  7. Ostras. As ostras são um marisco muito benéfico para a saúde. Eles não contêm mercúrio em seu interior, são ricos em ômega 3 e também uma grande fonte de zinco e outros minerais.

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  8. Sépia. Você sabia que os chocos são ricos em proteínas, vitaminas e minerais? Perfeito para qualquer pessoa, especialmente para quem gosta de esportes, pois são muito benéficos para o cuidado das nossas articulações.
  9. Clams. Os amêijoas destacam-se por serem ricos em nutrientes como ferro, zinco e outros minerais. Eles têm um sabor magnífico, são ricos em vitamina b12 e são altamente recomendados para combater a anemia.

Aproveite o peixe!

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Como você viu, ao selecionar os peixes apropriados e consumi-los moderadamente, você será capaz de b Aproveite todas as suas boas propriedades.

Qual é o peixe que você mais gosta dos que recomendamos? Você tem outro favorito? Conte-nos sobre isso!

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