O os pensamentos negativos são uma forma de expressar algum desconforto, mas ao mesmo tempo são a fonte de outro desconforto. É importante aprender a identificá-los e cortá-los.

 Os 10 pensamentos negativos mais comuns

 Elena Sanz

Revisado e aprovado pelo psicólogo Elena Sanz em 18 de novembro de 2021 .

Última atualização: 18 de novembro de 2021

Pensamentos negativos comuns e frequentes são como combustível para o desconforto psicológico e até físico. O mais complexo é que geralmente são incorporados à vida de forma inconsciente e se repetem automaticamente. Portanto, se não forem detectados e eliminados, eles têm uma grande influência.

O que os pensamentos negativos fazem é aumentar a ansiedade, o medo, a raiva e a depressão. Juntos, eles configuram um estado de desconforto contínuo que não só estraga o humor, mas também o trabalho e as relações interpessoais.

Outro efeito dos pensamentos negativos é promover um gasto desnecessário de energia. Com isso, eles roubam a vitalidade de uma pessoa .

Identificando pensamentos negativos

Um dos aspectos mais complexos dos pensamentos negativos é o fato de eles tenderem a ser muito bem camuflados Às vezes, eles são chamados de perfeccionismo realismo senso crítico ou de milhares de outras maneiras. No entanto, no final do dia, eles ainda são ideias destrutivas sobre si mesmo ou o mundo.

Como identificar esses pensamentos destrutivos e remover o disfarce? Estas são algumas de suas características:

  • São repetitivas . Eles obedecem sempre ao mesmo esquema: "Se eu tivesse feito X, Y não teria acontecido" .
  • Eles têm a aparência de verdade . Esses pensamentos não são simples ou caprichosos, mas têm uma estrutura lógica.
  • A parte e não o todo . Eles se concentram na parte negativa: o erro, a falta, o problema. Eles não cobrem um todo, mas apenas a parte menos atraente desse todo.
  • Há supergeneralização . De cada situação específica negativa, uma conclusão geral é tirada sem suporte adicional.
  • Conclusões sem raciocínio . Os pensamentos negativos não são fruto de uma reflexão serena, mas surgem de maneira precipitada.
  • Visão da catástrofe . Prevê-se que tudo acabará mal
  • Personalização e culpabilização . Por um lado, acredita-se que tudo tem a ver com você. Se chove, "é só porque eu ia passear" como se a atmosfera conspirasse contra.
  • Idealismo e mustismo . O modelo ideal retirado de deveria ser para julgar o resto. Portanto, nada se encaixa nesse esquema fictício e um sentimento de frustração se segue.

Em geral, os pensamentos negativos agem como preconceitos. São construídos sobre crenças sem muito fundamento, alimentam-se ao perder de vista todas as evidências que os contradizem e mantêm-se ao longo do tempo, sem questionar a sua validade.

Os pensamentos negativos recorrem e podem tornar-se obsessivos.

pensamentos negativos comuns

O repertório de pensamentos negativos não é realmente muito amplo. Eles podem ser resumidos em Tenho pouco valor o mundo é ruim e tudo dará errado . No entanto, esses três eixos assumem muitas faces.

1. O que dirão sobre mim?

Este é um dos pensamentos negativos mais frequentes. Em geral, ela se manifesta como a ideia de que todos não apenas estão cientes do que fazem, mas também o vêem com maus olhos. Portanto, eles estariam prontos para criticar e apontar quaisquer aspectos negativos . Assim, outros são causa de apreensão e medo.



2. Tudo ou nada

Corresponde àqueles pensamentos e julgamentos que procuram colocar a realidade em termos de preto ou branco . Ver coisas assim acaba justificando um olhar catastrófico da vida.

Elas levam a reflexões do tipo “Tenho um bom emprego, mas minha relação de casal é um desastre. Nada está completo ”. Dessa forma, qualquer aspecto positivo é manchado de preto.

3. O fracasso espera por mim

Isso tem a ver com pensamentos negativos que são expressos como uma expectativa de fracasso. "Não importa o quanto eu tente, nunca é o suficiente" ou "Eu consegui, mas não foi realmente tão importante" . A ideia de que você ganha ou perde é corrigida, de qualquer forma, há falha .

4. Uma dificuldade não é uma dificuldade: é uma tragédia

Refere-se a todos aqueles pensamentos que vêm a derramar sal na ferida ou a um problema de tamanho exagerado. Geralmente relacionado a ideias sobre um suposto destino negro que se esconde .

5. Há algo de errado comigo

O desconforto que isso causa e que ao mesmo tempo é alimentado por pensamentos negativos geralmente tem sua origem em uma opinião desdenhosa e até cruel sobre si mesmo. Temos a convicção secreta de que há algo errado em alguém .



6. Não tenho tempo

O Não tenho tempo é uma ladainha que serve para iludir a própria essência . Você tem tempo para tudo, exceto para o que você gosta ou deseja ou para o que proporciona satisfação e bem-estar.

A ideia é auto-imposta de que o tempo deve ser dedicado apenas ao dever mas não ao o querendo. E nenhum esforço é feito para reconciliar um com o outro.

7. Não tenho força suficiente

Quando alguém se deixa levar pela ideia de que é muito fraco, isso se torna um pretexto de luxo para nem mesmo tentar . Ao mesmo tempo, por não tentar, fortalece-se a ideia de que não se é capaz. Com isso, forma-se um círculo vicioso em que a frustração sempre gira.

8. O mundo é um lugar horrível

Nesse caso, a supergeneralização prevalece. A parte é tomada pelo todo. Que horríveis realidades existem no mundo é um fato, mas tudo o que acontece é horrível não é verdade.

O que acontece nesses casos é que a pessoa opta por focar no mais negativo para nutrir aquela posição existencial com o qual é identificado. Mas, ao mesmo tempo, isso o machuca.

9. Isso só acontece comigo

Este é um dos pensamentos negativos mais comuns. Parte-se da ideia de que os outros têm algo que falta .

Na realidade, é o contrário: falta-lhes o que se tem. Esse algo é a tendência de ver o pior ângulo das coisas e a face mais negra de todas as situações.

10. O que mais se poderia esperar de alguém como eu

Esse tipo de pensamento esconde um forte sentimento de culpa. Faz parte da falta de apreço que se experimenta por si mesmo.

Diante de um erro, de uma dificuldade ou de uma perda, a pessoa se chicoteia porque sente que o que aconteceu nada mais é do que uma prova mais do que sua falta ou deficiência.

Com pensamentos negativos é difícil seguir em frente e atingir metas, uma vez que sempre se acreditou que não se pode.

Evite pensamentos negativos: a técnica dos três C

Pensamentos negativos mais comuns e recorrentes não são fáceis de evitar; em particular, porque na maioria das vezes são automáticos e passam despercebidos. O que não passa despercebido é o seu efeito.

Existe uma técnica conhecida como os três Cs . Pode ser útil eliminar estes tipos de pensamentos:

  • Capturar: detectar os pensamentos que passam pela mente quando alguém se sente ansioso ou deprimido. O ideal é escrevê-los.
  • Verifique: examine criticamente esses pensamentos. Eles são verdadeiros?
  • Corte: trata-se de pensar de forma diferente sobre isso. Quando você encontra uma nova perspectiva, você se isola com pensamentos negativos.

Pensamentos negativos comuns não surgem do nada

Os pensamentos negativos não estão lá por capricho. Eles estão presentes porque vêm de um passado no qual nasceram, se estabeleceram e se alimentaram . O que é que não foi resolvido naquele passado e que agora assume a forma de tais pensamentos?

Não é fácil livrar-se das premissas, por mais incômodas que sejam. Nem é deliberado mantê-los. Você pode tentar detectar pensamentos negativos e eliminá-los. Se não funcionar, talvez seja melhor ter ajuda profissional para encontrar as raízes do problema.

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