Os tipos principais de cereais são arroz, milho, trigo, centeio, aveia, cevada, sorgo, quinoa, sementes de linhaça, farro, trigo sarraceno, espelta e painço. Os cereais são um dos grupos alimentares essenciais para o organismo e, portanto, um dos mais importantes na dieta humana. Estes pertencem às plantas da família das gramíneas, que são cultivadas para o seu grão e a comida é feita a partir destas sementes.

O cereal tem uma estrutura com vários elementos. Um deles é o germe, que está no núcleo da semente e é o que permite o desenvolvimento de uma nova planta.

Outro é o endosperma, que é uma estrutura farinhenta ou fecal que rodeia o germe. a camada externa que cobre o grão do cereal e da casca, que é outra camada muito mais dura que protege o revestimento da semente.

Os cereais contêm componentes que são básicos na alimentação humana como o amido, os lipídios, a celulose e outros O amido é encontrado dentro e suas camadas são ricas em proteínas, minerais e fibras.Estes alimentos também são ricos em água e carboidratos.

Classificação de acordo com seu processamento

têm diferentes tipos de cereais, mas estes podem ser classificados inicialmente em três tipos de acordo com o seu processamento :

Refined

Este é o tipo de cereal do qual o farelo e germe que foram extraídos fazer maquiagem Devido a este processo, sua textura é mais fina e sua vida útil é muito maior. O problema é que com este processo uma grande quantidade de nutrientes é eliminada, especialmente a fibra

Integrais

Este é o tipo de cereal que preserva sua crosta, ou seja, não é removido nem salvou o germe no processo de moagem. Por essa razão, eles mantêm suas propriedades nutricionais, como fibras, potássio, selênio e magnésio.

Enriquecido

é um cereal refinado no qual os nutrientes que foram eliminados são adicionados artificialmente. No entanto, eles não são melhores do que as integrais porque, embora alguns nutrientes sejam adicionados, a fibra perdida não pode ser recuperada.

Tipos de cereais de acordo com suas variedades

Rice

Este é um dos cereais mais conhecidos o mundo e um dos mais consumidos. Ela cresce em solos com poças de água que devem ser bem irrigadas ou estar no delta de um rio.

É um alimento muito versátil que tem variedades diferentes. Dependendo da sua forma, pode ser classificado como grão longo, médio ou curto. De acordo com a sua cor, o aroma e o toque podem ser glutinosos, aromáticos ou pigmentados. E de acordo com o seu tratamento industrial pode ser vaporizado ou pré-cozido. Também pode ser integral ou refinado

O arroz é o cereal que contém mais amido. Ele também contém carboidratos, bem como pequenas quantidades de tiamina, riboflavina e niacina. A grande maioria do arroz tem sua origem no continente asiático e é usado de várias maneiras: como guarnição, em ensopados, saladas e até para produzir óleos e vinhos.

Milho

Milho, também conhecido como milho, milho ou painço, é o cereal mais produzido no mundo. Sua planta é geralmente muito alta e as orelhas podem ser de cores diferentes: do roxo escuro ao amarelo (o mais comum). A maior parte da produção deste alimento ocorre na América.

É um cereal muito versátil que permite a criação de vários alimentos. É altamente nutritivo, pois é rico em vitamina A e B, em magnésio, fósforo, antioxidantes e carboidratos.

Também é benéfico para o corpo ajudar a regular a flora intestinal e prevenir doenças como diabetes e problemas cardíacos, também pode ser consumido por pessoas com doença celíaca, uma vez que não contém glúten.

Trigo

dos cereais mais cultivados no mundo, especialmente porque é usado para uma ampla variedade de produtos. Com o trigo, farinha refinada e integral, são produzidas sêmola, farelo ou cerveja, entre outros. Existem variedades diferentes deste cereal, dependendo da sua dureza, cor e até mesmo da época em que é cultivado.

O trigo é um dos cereais mais calóricos, uma vez que fornece 339 calorias por 100 gramas. Contém carboidratos e gorduras do tipo saturado, insaturado e monoinsaturado.

Mas também inclui proteínas, vitaminas e minerais. É bom para doenças como Alzheimer, demência e infertilidade feminina.

Rye

Originalmente do Irã, o centeio faz parte da família do trigo. A orelha deste cereal é longa e fina. É comumente usado para a produção de bebidas alcoólicas, como vodka, uísque ou conhaque, bem como para a fabricação de farinhas.

Este cereal pode ser cozido em flocos ou moído para farinha. É um alimento que possui antioxidantes, fibras e ácidos fenólicos e está associado ao bom funcionamento do sistema digestivo. É usado para refogar legumes, com arroz, para preparar ensopados e para diferentes tipos de pães. '

Aveia

Este é um dos alimentos mais conhecidos. É rico em fibras, carboidratos complexos, oligoelementos, aminoácidos, vitaminas (B1, B2 e vitamina E, entre outros) e minerais (cálcio, ferro, magnésio e zinco).

É um grande aliado no combate a doenças como diabetes, Fornece energia e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Também contribui para o controle do colesterol alto e funciona como um diurético natural

A aveia é um cereal que se adapta perfeitamente a climas frios e temperados. Suas cores podem ser preto, cinza, bege ou amarelo, dependendo se é refinado ou integral. Pode ser encontrado em todo o mercado, em flocos ou em muesli

Cevada

É um cereal semelhante ao trigo que também é usado para fazer pão. A cevada pode ser cozida como cereal ou moída em farinha. Distingue-se de outros alimentos pelo seu sabor doce e amêndoa.

Seu cultivo é muito versátil, pois é adequado para qualquer tipo de clima e pode ser de cores diferentes: marrom, marrom claro ou roxo.

O uso mais popular deste cereal é como ingrediente principal na preparação de cerveja. e outras bebidas alcoólicas. Mas também serve para preparar vários pratos.

Ele contém mais proteína do que o trigo, mas menos glúten do que isso. Por outro lado, é um dos grãos mais ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais

Sorghum

Este é um cereal que não é destinado apenas para consumo humano, mas também animal. Tem sua origem na América, Ásia e Europa e, por ser resistente à seca e ao calor, pode ser cultivado em regiões áridas.

O sorgo é muito utilizado na elaboração de bebidas alcoólicas e, graças ao fato de que ele não tem glúten, é especial para ser consumido por celíacos.

Este cereal é geralmente preparado com vapor ou como um complemento de sopas. O sorgo tem uma grande variedade, mas ao diferenciá-los pela cor é possível classificá-los como grãos brancos e vermelhos de sorgo.

Por outro lado, tem açúcares de alta qualidade, absorção lenta e baixo teor de gordura. As proteínas que contêm não são de alta qualidade, mas quando combinadas com leite ou legumes, proteínas de alto valor biológico podem ser obtidas para o organismo.

Quinoa

A quinoa não é propriamente um cereal, mas é consumida como tal. É uma semente que é conhecida como pseudocereal. Em comparação com a maioria dos cereais, esse alimento contém uma quantidade maior de proteínas, fibras e gorduras, especialmente insaturadas. Além disso, destaca-se pelo seu conteúdo de Ômega 3, Ômega 6 e contém menos carboidratos.

Quanto aos micronutrientes, a quinoa contém cálcio, potássio, ferro, magnésio, fósforo e zinco, além de vitaminas complexas. B e vitamina E.

Tem um baixo índice glicêmico e ajuda a controlar os níveis de colesterol. Normalmente consumido como arroz, em saladas, hambúrgueres, bolos, etc.

Farro

O aspecto desta planta é semelhante ao do trigo. Ele contém grandes quantidades de farelo, mas isso é perdido ao processar os grãos.

O farro tem uma textura pastosa, o que o torna perfeito para preparar polenta e pães. É um cereal cuja composição de água é de aproximadamente 10%.

Como outros cereais, farro é rico em vitaminas, como A, B, C e E, bem como em sais minerais, como cálcio, potássio, ferro, magnésio e fósforo. Também contém ácidos graxos poliinsaturados, proteínas e fibras insolúveis.

Graças às suas propriedades, ele desempenha uma função restauradora e antianêmica, contribui para a prevenção da constipação, diabetes e outras doenças, como hipercolesterolemia e câncer de cólon.

Sementes de linho

O linho, como a quinoa, não é propriamente um cereal, mas é usado como tal. São sementes ricas em fibra dietética, estrogênios fracos, ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, vitaminas e minerais. Eles também contêm enzimas digestivas que não apenas facilitam a digestão, mas também promovem o trânsito intestinal.

Esse superalimento é altamente recomendado em dietas para perder peso, assim como para reduzir o colesterol e prevenir problemas de constipação.

Para consumir, as sementes geralmente são esmagadas para incorporá-las em pães caseiros, biscoitos ou pãezinhos. Eles também podem ser misturados em sucos de frutas, iogurte, saladas, molhos, sopas, etc

Buckwheat

Este alimento também se enquadra na categoria de pseudocereais. É recomendado como um substituto saudável para o trigo convencional, pois não contém glúten e é mais rico em proteínas, minerais e antioxidantes do que outros cereais. Usado geralmente na forma de grão, encharcado ou cozido, em flocos, em brotos, farinha, entre outros

Graças ao seu alto teor de fibras, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Também ajuda a melhorar a saúde do coração, é bom para a circulação e reduz o risco de câncer de cólon.

Por outro lado, embora seja livre de glúten, é necessário garantir que não haja risco de contaminação cruzada pelo local onde é processado, para que possa ser consumido por celíacos.

Espelta

É uma variedade de trigo amplamente utilizada em a antiguidade. Sua origem está localizada no Irã, no Egito e até na China, onde foi utilizada para a produção de bebidas alcoólicas similares à cerveja.

Pouco a pouco seu uso foi estendido para a Europa e foi usado na preparação de pães para as classes mais abastadas. No entanto, seu consumo ressurgiu agora, especialmente pelos benefícios nutricionais que oferece

A espelta é uma das melhores fontes de proteína de origem vegetal e, se consumida em quantidade e com uma combinação adequada, pode substituir a carne vermelha. As proteínas desses grãos integrais contêm muita fibra e pouca gordura. Eles também não contêm colesterol e fornecem vitaminas e minerais.

Millet

Este é um dos cereais mais antigos. É um alimento alcalinizante, que também é remineralizante. Normalmente consumido regularmente no Oriente e é um grão capaz de suportar mudanças bruscas de temperatura. Ela cresce rapidamente, requer pouca água e é altamente resistente a pragas.

O painço é um alimento facilmente digerido e adequado para pessoas com doença celíaca porque não contém glúten. É rico em fibras, magnésio, fósforo, ácidos graxos, ferro e vitaminas do grupo B.

Graças a todas essas propriedades é ideal para aqueles que sofrem de problemas digestivos, como constipação, azia, úlceras, gases, diarréia, etc. Seu uso também é recomendado em casos de diabetes, anemia por deficiência de ferro, estágios de estresse, exaustão, gravidez e lactação.

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