Os adoçantes síntese sintética na maior parte, que são usados ​​como alternativas ao açúcar refinado têm a suposta vantagem de fornecer menos ou nenhuma caloria, portanto, em teoria, deveria ser de interesse aqueles que desejam perder peso, sofrem de diabetes ou querem evitar cáries sem abrir mão de certos produtos doces.

Entretanto, evidências científicas mostram que elas atingem o efeito oposto ao desejado.

Alguns adoçantes amplamente usados ​​ganham peso

sacarina (E954), e em menor medida aspartame (E951) e sucralose (E955), modificam a flora intestinal de uma forma que facilita o aumento da peso, açúcar no sangue e o risco de diabetes tipo 2.

É a conclusão de uma investigação conduzida pelo Dr. Eran Elinav, do Instituto Weizmann de Rehovot (Israel), publicado em Nature que obriga reconsiderar O adoçantes sintéticos são abundantes em refrigerantes, bebidas energéticas e produtos leves. Eles também são encontrados em produtos lácteos "sem açúcar", em gomas de mascar, em doces, chocolates e nougat para diabéticos e em produtos dietéticos.

Por outro lado, produtos orgânicos não os têm, porque os regulamentos proíbe

 Livrar-se do açúcar! Você é saudável nisso

Eles alteram a composição da microbiota

Segundo o Dr. Elinav, os edulcorantes mencionados modificam a microbiota intestinal ao reduzir as bactérias Bacteroidetes e aumentar as Firmicutes. Isso faz ganhar peso e acumular gordura no abdômen, o mais perigoso.

Agora teremos que investigar se todos somos igualmente vulneráveis ​​ e se o resto dos adoçantes produz efeitos semelhantes. Outros estudos mostraram que aqueles que tomam adoçantes ingerem mais calorias no final do dia.

Os diabéticos estão logicamente entre os mais interessados ​​em substituir açúcar por adoçantes . No entanto, Elinav não é recomendado

Outro estudo mais recente, conduzido por pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália), confirma as descobertas de Elinav. Segundo este trabalho, bastam duas semanas para adoçar os edulcorantes para alterar a microbiota e, consequentemente, controlar os níveis de glicose no sangue.

 Equilibre sua microbiota para perder peso com saúde

À medida que a ciência avança, a indústria continua a vender produtos com adoçantes, como se o raciocínio simplista "menos calorias equivalem a menos peso" ainda fosse verdade. Também influencia que os adoçantes são muito ou outros ingredientes doces naturais.

Em qualquer caso, vale a pena refletir sobre a importância dada ao gosto doce. Quando a preferência é dada aos extremos doces e salgados, a dieta tende a se desequilibrar. Aprecie os outros sabores e suas nuances infinitas podem nos levar a uma dieta mais variada e saudável

 2 riscos de adoçantes que você não esperava

nem todos os adoçantes são os mesmos

Depois de avaliarmos o papel que o gosto doce deve ocupar em nossa dieta, se quisermos ser justos, devemos analisar as características de cada adoçante.

Entre os adoçantes sintéticos acesulfame (E950), aspartame (E950) e ciclamato (E952) acumulam evidências demais contra ele:

• O acessulfame é 200 vezes mais doce que o açúcar, sem calorias e isso não muda com o calor, mas os estudos que cobriam sua autorização eram medíocres. Estudos subseqüentes em animais detectaram efeitos carcinogênicos e capacidade de alterar o sistema nervoso, a tireóide e o desenvolvimento durante a gravidez.

• O aspartame, devido a suas características químicas, pode confundir os sistemas nervoso e hormonal De acordo com um estudo do Cesare Maltoni Cancer Research Center (Itália), aumenta a incidência de tumores em ratos com resultados extrapoláveis ​​nas doses habituais de consumo em pessoas.

• O ciclamato é proibido nos Estados Unidos. , Japão e Inglaterra para relacionar um metabólito de sua decomposição no intestino com câncer de bexiga (também danifica os testículos e espermatozóides). Em 2003, a União Europeia reduziu o máximo permitido e proibiu seu uso em doces, gomas de mascar, sorvetes e elixires bucais.

Os adoçantes mais seguros

Os poliálcoois são adoçantes bastante seguros; apenas alguns têm efeitos laxantes em altas doses. Eles são manitol (E421), maltitol (E965), eritritol (E968), lactitol (E966), isomalte (E953) e xilitol (E967). Por suas qualidades, o último, que pode ser obtido a partir de bétula ou milho, é considerado o melhor substituto para o açúcar, pelo seu sabor e textura semelhantes.

 Xilitol: tudo o que você deve saber antes de consumi-lo

O glicosídeo de esteviol (E-960), obtido do estévia não possui atualmente muitos estudos contra ele.

Adoçantes naturais são açúcar de coco, mel, xaropes de bordo ou agave melaço de trigo, arroz, cevada ou milho, pó de alfarroba e produtos de estévia. Extrato bruto e pó de folhas de estévia são adoçantes que não foram associados a efeitos negativos e há até estudos sobre suas propriedades terapêuticas em casos de diabetes.


Comentarios

comentarios