A maioria das pessoas gosta de massas, pão branco, doces açucarados e assados, alimentos ricos em carboidratos e açúcares "refinados" . Mas, eles desempenharão um papel em manter as pessoas acordadas à noite? Como um novo estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition descobriu que dietas ricas em carboidratos poderiam Faça parte da culpa.

O artigo analisou flutuações no açúcar no sangue relacionadas à dieta conforme relatado pelo principal autor James Gangwisch, professor assistente de assistência social clínica e psiquiátrica na Columbia University em New York (Estados Unidos).

Os "açúcares altamente refinados" que incluem açúcares adicionados, refrigerante, arroz branco e farinha de trigo refinada, têm o que é conhecido como um alto índice glicêmico que pode desencadear um aumento repentino no açúcar no sangue.

"Quando a glicose no sangue (açúcar) aumenta rapidamente, seu corpo reage liberando insulina e a queda resultante de açúcar no sangue pode levar à liberação de hormônios como adrenalina e cortisol, que podem interferir no sono" Gangwisch explicou.

O que a investigação provou

A pesquisa avaliou 50.000 mulheres mais velhas que enchiam comida "diariamente" como parte de um estudo em larga escala chamado Women's Health Initiative .

Embora o trabalho não possa provar uma relação de causa e efeito, descobriu que mulheres na pós-menopausa que ingeriam muitos carboidratos refinados, especialmente açúcares adicionados, eram mais propensas a sofrer insônia.

Ele também descobriu que, quanto maior o índice glicêmico da mulher (que mede a quantidade de açúcar nos alimentos), maior o risco de insônia . Isso era particularmente verdade quando as dietas incluíam adição de açúcar e grãos processados, disseram os autores.

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Por outro lado, uma dieta rica em vegetais, fibras e frutas integrais estava relacionada a menos problemas de insônia e melhor sono mostrou os resultados.

Frutas inteiras contêm açúcar, mas a fibra evita picos de açúcar no sangue, disse Gangwisch. "Isso sugere que os culpados na dieta que causaram a insônia nas mulheres eram alimentos altamente processados, que contêm grandes quantidades de açúcar refinado que não são encontrados naturalmente nos alimentos".

Embora a pesquisa tenha se concentrado em mulheres mais velhas, suas descobertas podem ser extrapoladas para homens e pessoas de todas as faixas etárias observaram os autores.
Recomendações

Por sua parte, o Dr. Gerald Bernstein, pesquisador do Instituto Friedman Diabetes no Hospital Lenox Hill, em Nova York, que não participou do estudo, aconselhou o seguinte com base nas informações acima mencionadas:

"Dado o efeito pernicioso da falta de sono, ajustar a dieta seria benéfico para melhorar o sono e reduzir a insônia."

Além disso, o Dr. Rifka Schulman-Rosenbaum, que dirige a área de diabetes para pacientes hospitalizados no Centro Médico Judaico de Long Island também em Nova York, disse que o novo estudo "enfatiza outro benefício potencial de comer uma dieta saudável além dos benefícios mais conhecidos, como perda de peso ou melhoria dos níveis de glicose ".

Se você tiver mais perguntas sobre como o consumo de carboidratos afeta o sono e a saúde geral, consulte um nutricionista .

Via : Notícias do Dia da Saúde

A entrada Alimentos com carboidratos impedem o sono? foi publicado pela primeira vez no ClikiSalud.net | Fundação Carlos Slim.

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