Como fazer uma dieta personalizada

A variedade de dietas naturais e saudáveis ​​ demonstra que as pessoas são livres para escolher e experimentar. Uma dieta pode ser desenvolvida de acordo com gostos e necessidades individuais, tomando o que é considerado mais valioso de cada modelo, assim como seguindo com mais ou menos fidelidade. A condição é que fornece todos os nutrientes essenciais.

O desafio é modificar os hábitos de uma pessoa. Vale a pena fazer se nos sentimos bem? Mesmo nesse caso, é sempre possível melhorar o equilíbrio da dieta em busca de maior bem-estar físico e mental. Nem tudo é a dieta. Os próprios modelos mostram que atitude e ambiente são decisivos quando se trata de se beneficiar de qualquer opção.

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Tornar-se vegetariano

As mudanças graduais favorecem uma dieta sem carnes a ser construída sobre bases sólidas.

1. Alternativas à carne vermelha

O primeiro passo consiste em abandonar a carne vermelha que é substituída por mais porções de leguminosas, seitan (massa de trigo à base de glúten com 25% de proteína) e tofu , enquanto aumenta ligeiramente a presença de arroz, massas, sopas e especialmente saladas e frutas . A substituição de carne envolve aprender receitas atraentes com os novos ingredientes

. Deixar aves e peixes

As lacunas deixadas por esses alimentos devem ser preenchidas pelo aprendizado de novas receitas à base de vegetais . É sobre fugir de qualquer tipo de monotonia ou sentir que algo está faltando. É comum, por exemplo, usar combinações de arroz ou quinoa – grão com um perfil de aminoácidos muito completo – com lentilhas e outras leguminosas, bem como preparações de húmus (grão de bico e gergelim) , falafels e hambúrgueres vegetais

A descoberta de novos sabores e texturas muitas vezes aumenta o entusiasmo pela nova dieta.

3. Adicione mais alguns alimentos

Sementes e nozes, frutas secas, cereais, como milho, cevada ou aveia, formas de trigo, como bulgur e cuscuz ou leites vegetais são alimentos que melhoram obtendo energia proteínas e ácidos graxos

É também aconselhável aumentar a variedade de frutas e vegetais e selecionar os da estação a qualquer momento.

4. Leia os ingredientes

Alimentos de origem animal são muitas vezes escondidos em produtos aparentemente adequados para vegetarianos. Alguns ingredientes de origem animal são albumina, a geleia animal ou gordura de porco em produtos de panificação.

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4 talismãs da Ásia

Os sabores da culinária asiática são acompanhados pelas qualidades saudáveis ​​de seus alimentos estrelados.

1. Miso com propriedades purificantes

Em japonês significa "fonte de sabor". É um fermentado pasta condimentada feita com soja, alguns cereais e sal

Onipresente em culinária japonesa e em macrobiótica regenera a flora intestinal e Atribui-se a ele propriedades notáveis ​​de purificação, como contrabalançar os efeitos de agentes tóxicos ambientais, incluindo radioatividade. Não pode ser fervida para que não perca qualidades.

Algas cheias de minerais

Elas representam um suplemento nutricional devido à grande concentração de todos os tipos de minerais (cálcio, iodo, zinco, cromo, silício …) e vitaminas. Além disso, suas enzimas facilitam a digestão. Os mais usados ​​são o nori (por exemplo, para embrulhar os sushis) e o kombu (um dos mais saborosos, combinado com legumes e arroz).

3. Gengibre, protetor de saúde

Reúna propriedades culinárias e terapêuticas . Na cozinha, traz um aroma entre ensopados de arroz picantes e marinados, molhos agridoces, receitas de peixe, sobremesas e doces.

Do ponto de vista da saúde, favorece a digestão e previne náuseas e tonturas. Também reduz a pressão sanguínea e o risco de formação de coágulos sanguíneos e fortalece o sistema imunológico contra resfriados e gripes

. A redescoberta da cúrcuma

Tradicionalmente usada em toda a Ásia (é o principal ingrediente do caril), a ciência ocidental está confirmando suas propriedades anti-inflamatórias e anti-câncer .

Estudos indicam que é um analgésico eficaz em casos de artrite e dores musculares s. É também um remédio contra doenças do fígado que ajuda a normalizar o metabolismo da gordura.

    
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