As datas provavelmente parecem uma fruta exótica que você não saberia onde comprá-las ou que talvez seu paladar nunca tenha experimentado. Mas esta fruta nutritiva pode realmente oferecer inúmeros benefícios para o seu corpo . As tâmaras são um dos melhores alimentos que existem para o desenvolvimento muscular, saúde do cérebro, regularidade intestinal e controle de peso. Este fruto é obtido a partir da tamareira (Phoenix dactylifera), considerada um alimento essencial para os países do Magrebe e regiões tropicais. É considerado um adoçante natural devido à sua quantidade de açúcar perto de 70%.

As datas são ricas em nutrientes

Três datas fornecem cerca de 200 calorias, 54 gramas de carboidratos com cerca de 5 gramas de fibra, um grama de proteína e sem gordura. Esta pequena porção fornece grandes quantidades de nutrientes, incluindo vitaminas B, vitamina K, cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e manganês. Portanto, podemos deduzir que as datas não são apenas bombas de açúcar ou calorias vazias

As datas têm uma variedade de antioxidantes . Eles não são apenas ricos em vitaminas e minerais, mas também em antioxidantes que protegem a saúde. Esses antioxidantes naturais podem ser aplicados no tratamento de doenças relacionadas ao estresse oxidativo, são um excelente remédio natural para ansiedade e estresse.

Isso ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres que danificam as células e a capacidade de o corpo para resistir aos efeitos prejudiciais. Os radicais são sinais de envelhecimento e danos celulares que podem levar à doença.

As datas também contêm compostos antiinflamatórios e antimicrobianos, isso significa que podem agir contra doenças infecciosas. Os resultados de outras pesquisas determinaram isso, devido à grande quantidade de antioxidantes contidos nas datas, incluindo carotenóides, polifenóis (por exemplo, ácidos fenólicos, isoflavonas, lignanas e flavonóides), taninos e esteróis. Eles também têm propriedades antifúngicas.

O teor de açúcar das tâmaras

Eles são naturalmente doces e não fornecem açúcar adicionado. Na verdade, são frutas frescas, já que a água não é retirada, como nas nozes. Como são frutas inteiras não processadas, seu teor de açúcar é natural. Por exemplo, se uma barra energética fosse adoçada apenas com tâmaras, o rótulo deveria dizer 0 grama de açúcar adicionado. Isso é muito importante para a saúde, porque açúcar adicionado é o tipo de açúcar que não devemos consumir ou limitar seu consumo, devido à sua associação com o aumento do risco de doenças cardíacas e obesidade.

A American Heart Association (AHA), recomenda que as mulheres não devam consumir mais do que seis colheres de chá de açúcar adicionado por dia o que equivale a 25 gramas por 100 calorias. Para os homens, o limite recomendado é de nove colheres de chá de açúcar adicionado, que é de 36 gramas ou 150 calorias. Se as tâmaras forem usadas para adoçar uma refeição ou receita, não são contadas como açúcar adicionado, portanto, o limite diário de açúcar adicionado será gratuito.

As datas protegem a saúde do coração e a regulamentação do açúcar no sangue

] os efeitos da ingestão de datas em adultos saudáveis ​​ por quatro semanas. Os voluntários comeram cerca de 85,05 gramas por dia em dois tipos diferentes de tâmaras. No final do mês, os pesquisadores descobriram que não afetou significativamente o índice de massa corporal (IMC), colesterol total, LDL ou níveis de HDL dos participantes do estudo.

Mais surpreendentemente, Glicemia de jejum e os níveis de gordura no sangue não aumentaram após o consumo de qualquer uma das variantes de data . E outra observação surpreendente é que as gorduras do sangue diminuíram, assim como as medições do estresse oxidativo.  Datas

Gorduras no sangue e controle glicêmico

Outro ensaio mais recente avaliou o consumo de tâmaras tanto em gorduras no sangue quanto controle glicêmico . Cem homens e mulheres com diabetes tipo 2. Foram escolhidos aleatoriamente dois grupos, um que consumiu 3 tâmaras por dia durante 16 semanas e o outro grupo que não comeu tâmaras.

O resultado foi que aqueles que comiam tâmaras. demonstrou uma diminuição estatisticamente significativa tanto no colesterol total quanto no LDL "ruim" . E a HbA1c (uma medida de controle de açúcar no sangue em relação ao período anterior, dois ou três meses) não mudou na data em que comeram.

O grupo que consumiu tâmaras também teve melhorias na saúde mental e nas medidas de vida em geral Esses estudos são essenciais para verificar se a regulação do açúcar no sangue e a saúde do coração estão intimamente relacionadas. De acordo com relatórios médicos, está provado que pacientes que sofrem de diabetes tipo 2 têm risco duas vezes maior de sofrer de doenças cardíacas, incluindo ataque cardíaco. Essa é a principal causa de morte em pessoas com esse tipo de diabetes.

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