Tal como acontece com vitaminas, os minerais também são um grupo de nutrientes essenciais para o nosso corpo . Por esta razão, e para ter uma dieta adequada, você deve tentar consumir alimentos ricos em minerais. Descubra os melhores alimentos para obter minerais em seu corpo

Alimentos ricos em minerais

Os minerais representam cerca de 5% do nosso peso corporal total e são elementos naturais não orgânicos que ] são responsáveis ​​por muitas funções importantes para o corpo tais como contribuir para a formação de ossos, produzir hormônios ou regular nossa frequência cardíaca .

Quando falamos de minerais, devemos nos referir a dois tipos: macro-minerais e oligoelementos. Os primeiros são aqueles minerais que nosso corpo precisa consumir em maiores quantidades, e os oligoelementos, no entanto, são aqueles que só precisamos consumir em pequenas quantidades.

A dieta rica em macrominerais deve fornecem cálcio, magnésio, fósforo, potássio, enxofre, cloro e sódio. No entanto, se quisermos usar oligoelementos precisamos consumir alimentos ricos em ferro, manganês, cobre, selênio, iodo, flúor ou zinco. Conheça os alimentos que lhe fornecerão tanto macrominerais como oligoelementos

Alimentos com cálcio

O cálcio é um dos minerais que desempenha um papel fundamental no organismo desde que nascemos e conforme continuamos cumprindo os anos, porque ajuda nossos ossos a crescer, se desenvolver e permanecer no melhor estado com o tempo.

Se você quiser aumente a ingestão de cálcio em sua dieta. dieta não hesite em adicionar algas, produtos lácteos (queijo, iogurte e leite), peixe azul (especialmente sardinha), gergelim, amêndoas ou espinafre, para obter uma boa dose diária deste mineral.

Alimentos com potássio

Para aumentar a dose de potássio, um mineral que contribui para a regulação da água dentro e fora das células você deve incluir em sua dieta as nozes, o legum bres, repolho, batata, banana ou cogumelos

Alimentos com magnésio

 Cereais sem glúten

O magnésio é também um macromineral importante para o nosso corpo , desde que participa na atividade de muitas enzimas s. Para aumentar a quantidade de magnésio em sua dieta, você deve comer, especialmente, vegetais como espinafre ou feijão, e também grãos integrais como trigo, arroz ou aveia.

Alimentos com fósforo

Outro dos minerais essenciais na formação dos dentes e do sistema ósseo juntamente com o cálcio, é o fósforo. Para aumentar a ingestão deste mineral você deve consumir produtos com alto nível de proteína como carne ou leite, ou também peixes, grãos integrais e soja.

Alimentos com enxofre

O enxofre também é um mineral importante do ponto de vista nutricional porque contribui para o processo de síntese de colágeno e ajuda a metabolizar melhor as gorduras . Se você quiser tomar mais enxofre em sua dieta, você deve consumir cebola, alho, nozes, carne vermelha ou legumes

Alimentos com cloro

 quanto sódio a tomar

manter um equilíbrio correto de líquidos em nosso corpo, precisamos cloro, um macromineral que está presente, acima de tudo, em sal para uso alimentar mas que também contém outros alimentos como algas marinhas

Alimentos com sódio

Além do cloro, o sódio contribui para as funções musculares e nervosas de nosso organismo . Portanto, a principal fonte de sódio que podemos contribuir para a dieta é o sal comum, ou salsichas e picles curados

Alimentos com ferro

Entre os oligoelementos, o ferro desempenha um papel importante em nosso corpo porque participa do transporte de oxigênio para o sangue e pessoas que ingerem baixas doses de ferro podem sofrer de anemia. Os alimentos com mais ferro são leguminosas, carne vermelha, ovos e cereais.

Comentarios

comentarios