As mulheres grávidas podem e devem fazer exercícios durante a gravidez. Veja quais são os melhores exercícios e seus benefícios.

Muitas coisas mudam na vida de uma mulher quando ela descobre que está grávida. Sua rotina muda porque seu corpo começa a se preparar para gerar uma nova vida. Além da preparação que o corpo faz por conta própria, existem também os preparativos que a mulher pode fazer para garantir uma gravidez mais tranquila e saudável, como exercícios para praticar durante a gravidez.

Exercícios ideais durante a gravidez

Em geral, bons exercícios na gravidez são com segurança aqueles de baixo impacto, sem risco de quedas e colisões. Da mesma forma, podem ser incluídos aqueles que vão trabalhar os músculos de forma específica, preparando as partes do corpo que vão precisar de mais resistência durante e após a gravidez.

1. Natação e hidroginástica

Os exercícios feitos na água estão no topo da lista. São os mais indicados para gestantes porque não causam nenhum impacto; eles trabalham todo o corpo e são relaxantes.

2. Pilates

Pilates é um excelente exercício para mulheres grávidas. Isso porque reúne o trabalho de força, alongamento, equilíbrio e concentração. Esse conjunto de atividades, realizadas ao mesmo tempo, promove um grande bem-estar e prepara para o parto.

3. Yoga

Yoga tem os mesmos benefícios do Pilates; e é uma opção adequada para mulheres que gostam de meditar e relaxar. Esta atividade permite-lhes um momento de contacto consigo próprios, com o bebé e com o seu universo espiritual.

4. Caminhada e corrida leves

Para mulheres grávidas que já praticavam atividade física antes da gravidez, não há problema em caminhar e correr leves, desde que o peso do estômago o permita. Porém, nem todos podem fazê-lo, devem primeiro ter autorização médica.

5. Bicicleta ergométrica

A bicicleta é uma boa opção de exercícios que trabalha o sistema cardiorrespiratório e alivia o estresse. O ideal é a opção ergométrica, para não correr riscos ao pedalar na rua.

Exercícios proibidos para gestantes

Assim como existem os melhores exercícios para praticar a gravidez, existem outros menos recomendados. Antes de decidir praticar um ou outro, é fundamental conversar com o ginecologista para saber o que ele recomenda. Cada mulher grávida tem necessidades particulares.

Os exercícios proibidos para mulheres grávidas são aqueles com risco de queda; que envolvem esforço excessivo, um confronto corpo a corpo, ou que usam uma bola, então há o risco de receber golpes no estômago.

Benefícios da atividade física durante a gravidez

Em geral, exercícios durante a gravidez eles vai beneficiar a mulher em todos os aspectos que já estavam dando frutos antes da gravidez. No entanto, existem mais vantagens e são muito importantes.

1. Resistência física aumentada

Mesmo sem fazer nenhum esforço, o corpo da gestante gasta mais energia, pois atua, constantemente, na formação do feto. Portanto, é necessário fazer resistência física para manter a boa saúde do sistema cardiovascular; evitando exaustão constante e sentindo-se mais disposto.

2. Fortalecimento da estrutura

A prática de exercícios durante a gravidez vai manter a estrutura (ossos e músculos) da mulher mais forte, para que ela possa suportar o peso extra, com tranquilidade. Assim, além do bem-estar, evita problemas nas articulações.

3. Preparação para o parto

Alguns exercícios para gestantes são especialmente desenvolvidos para fortalecer e alongar a região pélvica, preparando esses músculos para o momento do parto.

4. Recuperação mais rápida

Se você mantiver a atividade física durante a gravidez e uma dieta saudável, será muito mais fácil se recuperar e ajudar todos os órgãos e tecidos a voltarem ao seu lugar original. Também será muito mais rápido restabelecer a aptidão.

5. Alívio do estresse e da ansiedade

Outro dos grandes benefícios dos exercícios é manter a mente calma e equilibrada. Para algumas mulheres é muito difícil controlar o estresse e a ansiedade, além de ter uma boa noite de sono. Isso se deve a todas as alterações hormonais e outros fatores que causam preocupação.

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