Hoje existem muitas tendências em alimentos. No entanto, nem todos eles são bons para sua saúde. De fato, muitos têm vários riscos. É o caso da dieta rica em proteínas ou da dieta protéica, um modelo de dieta baseado principalmente no consumo de alimentos ricos em proteínas, como carne.

Assim como existem aqueles que defendem o consumo de vegetais, frutas, grãos integrais, etc., há quem decide apostar no consumo de alimentos ricos em proteínas, acima do resto. O problema é que isso pode impedir uma dieta equilibrada na qual todos os nutrientes de que o corpo precisa para desempenhar adequadamente suas funções e, é claro, sejam saudáveis.

Vamos ver mais sobre deste tópico tão comum hoje.

A dieta hiperproteica, mais riscos que benefícios

Tendemos a acreditar que comer uma dieta rica em proteínas é saudável e benéfico para a nossa saúde. No entanto, a realidade é diferente. O alto consumo de alimentos protéicos pode nos afetar de várias maneiras.

Ao focar apenas no consumo de alimentos ricos em proteínas, podemos diminuir ou até eliminar o consumo de outros alimentos, cujos nutrientes são igualmente necessários para a saúde.

Atualmente, há controvérsia sobre o aumento da ingestão de proteínas na dieta diária e ainda mais se esse aumento estiver intimamente relacionado à diminuição de outros nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo , como carboidratos e fibras alimentares.

Para ter uma dieta rica em proteínas ou hiperproteínas, é necessário levar em consideração alguns aspectos básicos:

  • Conheça os alimentos que fornecem proteínas: Em primeiro lugar, existem alimentos de origem animal (como carne, peixe, frango, queijo e laticínios); em segundo lugar, legumes e nozes. Por outro lado, você deve saber que existem alguns vegetais com teor de proteínas.
  • Determine sua necessidade: Uma dieta hiperproteica é aquela em que as recomendações estabelecidas para os requisitos diários de proteína são excedidas. Atualmente, é aceito que o consumo de 0,8 g / kg / dia de proteína seja suficiente para atender às necessidades nutricionais do adulto normal.
  • Na balança está a chave: não limite suas proteínas apenas a origem animal . Coma alimentos com proteínas vegetais e combine-os com carboidratos para obter uma boa proteína e fibra.

Efeitos negativos de uma dieta rica em proteínas

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A A alta ingestão de proteínas pode levar a vários efeitos negativos à saúde (que veremos abaixo). Portanto, é importante considerar quais são os riscos de comer uma dieta rica em proteínas antes de adotá-la. Por outro lado, é sempre aconselhável consultar isso com o médico e resolver com o profissional todas as preocupações que possam surgir.

Mais trabalho para os rins

Um dos riscos de comer uma dieta rica em proteínas é que a saúde dos rins é prejudicada. Especificamente, o consumo desse tipo de alimento faz com que os rins trabalhem duas vezes mais para cumprir suas funções.

Em outras palavras, quando consumimos uma quantidade excessiva de proteína, estamos dando mais trabalho aos nossos rins (o responsável por eliminar os resíduos do consumo de proteínas) e, se for mantido a longo prazo, pode ser um fator de risco para pessoas com suscetibilidade a várias doenças renais.

Maior risco de sofrer de osteopenia

A dieta hiperproteica pode afetar seu metabolismo e afetar a densidade mineral óssea. A ingestão de grandes quantidades de proteína animal causa um efeito acidogênico que promove a reabsorção óssea e a perda de cálcio.

Descubra: Cálcio: propriedades, funções e fontes

Maior risco de desequilíbrio Nutricional

Se você decidir fazer esse tipo de dieta, saiba que o equilíbrio nutricional da sua dieta é essencial. Se você consumir apenas proteínas de origem animal sem incluir alimentos ricos em fibras e reduzir significativamente a contribuição de carboidratos, poderá entrar em um estado de cetogênese.

Um dos principais riscos de comer uma dieta rica em proteínas é o possibilidade de cair em um estado de cetogênese.

Considerações antes de iniciar uma dieta rica em proteínas

 fontes de proteínas vegetais
  • Verifique se sua saúde geral é boa.
  • Escolha queijos semidesnatados e laticínios ou de preferência desnatado.
  • Evite o consumo de proteínas processadas (embutidos, enlatados, entre outros).
  • Mantenha uma boa hidratação (certifique-se de consumir água suficiente ao longo do dia).
  • Consuma proteínas animais e vegetais (legumes, verduras e nozes).

Antes de iniciar uma dieta hiperproteica, consulte seu médico e certifique-se de seguir suas indicações. Por outro lado, evite pular os pontos mencionados acima, para não colocar sua saúde em risco. Lembre-se de que, por mais atraentes que essas dietas possam parecer do ponto de vista publicitário, elas realmente não têm tantos benefícios quanto pretendem ver.

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