Adoçantes artificiais são produtos que substituem o açúcar ou outros adoçantes naturais. Eles fornecem muito menos calorias do que estes. No entanto, é difícil controlar seu consumo, uma vez que muitos alimentos industrializados contêm adoçantes adicionais. Além disso, eles podem não ser tão saudáveis ​​quanto é reivindicado. A questão pode surgir sobre o que é preferível: consome adoçantes sintéticos ou diminui a quantidade de açúcar ? Convidamos você a analisá-lo juntos.

Conhecendo os adoçantes

Para começar, vamos revisar brevemente alguns adoçantes naturais:

  • Açúcar de cana.
  • Açúcar de beterraba.
  • Melaço, arropes.
  • Xaropes e néctares.

Os adoçantes sintéticos podem ser feitos de substâncias naturais ou artificiais mas são caracterizados por praticamente não terem calorias. No entanto, alguns contêm carboidratos; eles são chamados de "adoçantes nutritivos" e entre eles estão:

  • Glicose.
  • Frutose.
  • Galactose.
  • Maltose.
  • Sacarose.
  • Sorbitol.
  • Polidextrose. ] Mannitol.
  • Xilitol.

Adoçantes que fornecem pouca ou nenhuma caloria são:

  • Acessulfame K.
  • Aspartame.
  • Sacarina.
  • Ciclamato.
  • Stevia e derivados. [19659005] Sucralose.
  • Novos adoçantes como tagatose, baixo carboidrato.

Por que somos atraídos por coisas doces?

Nosso cérebro está programado para que gostemos do doce. Para nossos ancestrais mais remotos, o sabor doce era equivalente a comestível, além de fornecer calorias extras em períodos de escassez.

Substâncias doces ajudam a liberar dopamina, um hormônio associado ao prazer e relaxamento . Nestes momentos em que geralmente nos sentimos estressados ​​e comemos mal, a tendência é consumir mais e mais alimentos industrializados, ricos em gordura e açúcar adicionado ou adoçantes artificiais.

Esses alimentos nos proporcionam uma sensação de bem-estar excelente, mas momentâneo. . Para continuar com esse sentimento, tudo o que podemos fazer é consumir mais e mais desses alimentos.

Os adoçantes sintéticos são realmente saudáveis?

Um consumo razoável de adoçantes artificiais pode ajudar a reduzir a quantidade de Dieta total de açúcar e, portanto, calorias. Com isso, você pode alcançar um peso saudável e reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes.

No entanto, o consumo de adoçantes artificiais apresenta riscos como:

  • Diminui a percepção do sabor doce natural levando a descartar alimentos saudáveis, como frutas e legumes.
  • Crie dependência.
  • Aumente o risco de doenças como síndrome metabólica e diabetes.
  • Aumente o consumo total de açúcar.
  • Dano o microbioma intestinal.
  • Não é tão eficaz no controle de peso .
  • Aumente o consumo de alimentos não saudáveis ​​"light" ou "diet".

Nossas recomendações

  • É preferível reduzir o consumo de adoçantes naturais antes de começar a usar adoçantes artificiais.
  • Escolha beber água em vez de bebidas dietéticas .
  • Preferir alimentos Turals

Adoçantes sintéticos podem não ser a melhor alternativa para uma dieta adequada ou para perda de peso. Sempre consulte seu nutricionista!

Comentarios

comentarios