Embora seja sempre preferível consumir alimentos frescos e locais, muitas são as ocasiões em que apreciamos a grande variedade de opções de conservas que nos oferecem os supermercados. Bem, eles duram muito tempo e têm as mesmas propriedades de outros alimentos. Se você é um consumidor de enlatados, damos-lhe as chaves para consumir atum enlatado de forma saudável .

Deve-se notar que, mesmo em produtos enlatados, podemos encontrar algumas alternativas mais saudáveis ​​do que outras, porque os fabricantes já levam em consideração a tendência de comer produtos naturais sem adição de açúcares ou óleos muito gordurosos.

Essas alternativas, podemos encontrar, por exemplo, se estivermos procurando uma lata de atum para incluir este alimento benéfico com legumes, pratos ou saladas de peixe . Bem, este alimento nutritivo, versátil, saboroso e fácil de consumir pode realmente fazer a diferença entre um abacate insípido e uma refeição apetitosa!

Mesmo assim, embora tenha muitos seguidores pela quantidade de benefícios que pode nos trazer, são muitos pessoas que hesitam em comprá-lo, pois as propostas de algumas marcas incluem mais gorduras do que o necessário.

Felizmente, com algumas chaves de compra, preparação e consumo, podemos consumir atum em conserva com a segurança de que estamos fazendo isso da maneira mais saudável e benéfica para nosso corpo. Você conhece esses truques?

  1. Observe o tipo de óleo

Embora comprar atum em lata sem óleo não seja uma possibilidade, se pudermos escolher entre azeite ou óleo de girassol o primeiro será sempre o melhor opção, pois por si só o azeite já possui muitas propriedades benéficas.

Se optar por este tipo, é importante que seja azeitona virgem extra. Em qualquer caso, tente sempre descartar a maior parte do óleo ao abrir a lata.

  1. Tenha cuidado com o atum natural

Embora possa parecer uma opção melhor do que qualquer variedade que contenha óleo, o atum natural geralmente contém muito mais sal do que Por exemplo, atum em azeite é melhor, sabemos, mas isso pode ser desfavorável para pessoas diferentes especialmente para quem sofre de hipertensão. Idealmente, tente encontrar opções que não excedam 0,12 gramas de sódio por 100.

  1. Evite variedades em molho

Se você quiser incluir atum enlatado em sua rotina nutricional e que este produto não se torne uma bomba calórica então tente não comprar variedades que incluam molhos como picles ou molho de tomate. Assim, comeremos atum enlatado de maneira saudável.

Estamos adicionando mais sal, proteínas e açúcares . E também isso o torna um produto potencialmente natural e saudável em um ultraprocessado que pode incluir mais de um componente nocivo.

  1. Respeite o consumo máximo recomendado

Se levarmos em conta que um adulto médio é recomendado não ingerir mais de 91 μg / semana de metilmercúrio (um componente sempre presente no atum enlatado), o que seria equivalente a cerca de seis latas de atum por semana, devemos nos limitar a consumo de atum enlatado no máximo duas vezes por semana . Se tiver dúvidas, consulte o seu nutricionista.

  1. Inclua nas receitas saudáveis ​​

Alguns pratos saudáveis ​​em que incluir atum serão uma ótima ideia, por exemplo, uma lasanha de berinjela com atum como recheio, também no caso de ovos recheados ou uma omelete francesa com atum . Wraps com atum e vegetais ou um hambúrguer de atum e aveia também podem ser uma opção deliciosa.

Depois de encontrar o produto que, seguindo essas dicas, parece mais adequado, você pode até adicionar atum às pizzas pratos de massas ou leguminosas e até sanduíches sabendo que você escolheu a melhor opção.

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