Nosso corpo tem segredos que nos ajudam a estar presentes na vida, a passar por isso, deixando os traços de um caminho onde a saúde, a tranquilidade, a liberdade de movimento e, finalmente, o caminho da vida ] capacidade de viver e amar . Para descobri-los e conhecê-los, é necessário estabelecer um diálogo com o corpo.

A primeira coisa que essa abordagem exige é o que qualquer conversa requer: atenção. Trata-se de ouvir não apenas os sinais que o corpo envia, mas dedicar um tempo mínimo para conhecê-lo, aprender e receber seu apoio porque essa escuta nos ajudará quando estivermos em outra tarefa.

muito grato: nós reconhecemos e entendemos, e ele continua apenas seu trabalho ativando seus mecanismos para nos ajudar mesmo que nossa consciência já esteja em outra coisa.

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"A escuta atenta não só vale a pena, é essencial"

Não há nada mais eficaz para se conectar com o corpo para mostrar respeito e obter bem-estar do que para ouvi-lo. Às vezes até resolvemos problemas que vivenciamos e que só exigiam atenção. Em qualquer caso, escutar não é apenas valioso, é essencial . Mas fazer isso pode ser tão difícil quanto resolver problemas

Qual é a melhor maneira de ouvir?

  • Primeiro concentrando-se apenas no corpo e, se isso for árduo, aceitando pensamentos que nos distraiam para dizer adeus a eles e continuar ouvindo
  • Segundo fazendo um balanço do que é ouvido embora seja pequeno
  • E terceiro explorando com amor, com os sentimentos e pensamentos do que nosso corpo também é composto

Então aparecerão os anseios que batem em sua profundidade, e revelarão aos nossos sentidos sabores, aromas, texturas, sons e espaços. Você não precisa provar nada além de saber o que está acontecendo. Você também tem que lembrar que escutar não está julgando ; na escuta, não há necessidade de tomar medidas ou tomar decisões.

Essa escuta deve ser alimentada além disso, com paciência e amor. Um objetivo é perseguido, mas você tenta desfrutar e não perder de vista o caminho.

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Conectando com a terra

Para começar, acompanhamos o corpo no que é essencial, sem o qual não poderíamos viver. O ser humano pode passar várias semanas sem comer e alguns dias sem beber, mas apenas alguns minutos sem respirar. Respirar é essencial nos une à vida e, quando cessa, nos separa dela.

No entanto, o corpo possui uma segunda relação essencial tão importante quanto a primeira, que nasce e desaparece conosco: precisamos de uma superfície à qual possamos dar peso, na qual possamos nos relacionar com a terra. Se você pega um bebê nos braços e se levanta para pegá-lo imediatamente, o bebê ri ou chora, mas não fica indiferente.

Todos nós temos um senso inato de saber quando estamos com saudades uma superfície para se apoiar . Relacionar-se a ela é outra maneira de entrar em nossa essência, expandi-la e percebê-la, e nos convida a nos relacionarmos melhor com o ambiente.

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7 exercícios para desenvolver o equilíbrio corporal e mental


Percebendo a respiração

Ao ouvir a respiração, é necessário tentar não influenciá-la : queremos abordar a respiração ao nos aproximarmos de uma criança que brinca absorta e a quem não queremos distrair. Se julgarmos, tentaremos manipulá-lo e a manipulação nunca será satisfatória.

Experimente o exercício para tomar conhecimento da respiração:

  • Tente perceber a respiração na parte anterior do tronco . o posterior e os lados
  • Observe que existem partes do tronco que se movem e sentem-se convidadas a respirar e outras que não o fazem e que o primeiro compõe um espaço
  • Com uma mão, desenhe esse espaço que pode ter a forma de um círculo, pêra, cone, cilindro, gota de água … Há muitas maneiras possíveis, dependendo da posição que temos, o que fizemos, nossas emoções, etc.
  • A respiração é mutável e adaptável

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Criar espaço interno

Após uma primeira escuta, tomamos a iniciativa, para expandir o espaço respiratório e dar-lhe liberdade e silêncio lembrando que onde a atenção é colocada a energia flui. Outro exercício que pode ser de grande ajuda é:

  • Coloque a palma da mão direita sob a axila esquerda e imagine que o ar que respiramos seja direcionado para aquela mão.
  • que, ao expirar, passa de lá pelas costelas até os pulmões e destes pelas vias aéreas para o exterior.
  • Repetimos mais de sete respirações e percebemos como o espaço respiratório é aumentado lado esquerdo
  • Primeiro visualizando e depois ouvindo a mudança
  • Quando terminarmos sentiremos que o espaço respiratório se tornou enorme e a respiração é longa, silenciosa, calma e profunda, e melhorou nossa ou encorajamento

Pode ser praticado em todo o tronco : colocando a mão sob a axila direita, nas clavículas, no diafragma ou abaixo, nos rins …

O espaço respiratório é o espaço mais íntimo, no qual ninguém, a não ser um pode entrar ou influenciar. Expandir esse espaço expande nossa essência e nos renova

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Ouça o próprio peso

Na segunda parte do diálogo corporal, devemos perceber o corpo do chão para o céu nos momentos diários : na cauda do supermercado, esperando o trem, ao dirigir ou antes do computador

Este exercício pode ajudá-lo:

  • Em pé, nós trazemos a atenção dos pés para a cabeça parando em cada parte do corpo que vem à nossa mente e na sua repercussão contato com o solo

Você deve observar:

  1. Como os pés descansam no chão e se há diferenças entre eles.
  2. Se os joelhos estiverem totalmente esticados levemente flexionados ou relaxados.
  3. Onde o quadril é inclinado e a coluna vertebral é curva
  4. No caso de segurar uma bolsa, se os ombros estiverem relaxados ou tensos, se eles tenderem a subir em direção ao pescoço ou não
  5. onde o olhar é dirigido e o que acontece quando mudando; que aromas vêm para nós; o som surround é excelente;

Quanto bem-estar vem do corpo ” class=”image lazyload”/>

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Liberte o movimento

Depois de ver como o corpo está, você pode inserir uma pequena alteração e observar . O corpo responde de maneira diferente a cada mudança e nesse processo não só se torna flexível, mas também nos informa sobre as posições e movimentos com os quais se sente mais confortável.

As mudanças devem ser pequenas, porque o corpo as entende melhor, e executar com lentidão e atenção

Tente estes movimentos:

  • Nós movemos, por exemplo, o peso de um pé para o outro das pontas para os calcanhares, ou ficamos na ponta dos pés.
  • nós podemos deixar o corpo em um pé e ver como as outras partes do corpo mudam . Nós os modificamos se necessário e escolhemos a maneira de nos colocarmos que requer menos esforço.
  • Depois de cruzamos os pés e movemos o peso ao redor do contorno das plantas . Três vezes em uma direção e três na outra
  • Nós invertemos os pés e repetimos ” class=”image lazyload”/>

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