O A tradição dos doces de batata-doce está profundamente enraizada na cultura espanhola. Você sabe como prepará-los e quais são os seus benefícios? Nós vamos te contar.

 Panellets ou rebuçados de batata doce: como são preparados?

Última atualização: 24 de novembro de 2021

Los panellets ou os doces de batata doce são uma iguaria tradicional preparada para a Véspera de Todos os Santos e o Dia de Finados. Na Espanha, eles são bem conhecidos na Catalunha, Aragão, Valência e nas Ilhas Baleares. Eles são feitos com uma base de maçapão contendo ovos, açúcar e amêndoas, ao qual é adicionada batata-doce ou batata-doce. Essa versão é uma das mais utilizadas porque o açúcar substitui a batata-doce cozida.

Sua forma mais popular é redonda, e são revestidas com pinhões ou amêndoas. No entanto, você pode variar com outras nozes de sua escolha. Você gostaria de aprender como prepará-los em casa? Ao contrário do que muitos pensam, seu preparo não é nada complicado. A seguir, detalhamos o passo a passo:

Ingredientes necessários para os panellets ou doces de batata doce

Embora não haja evidências sobre sua origem, parece que os panellets vêm de um tradição dos antigos cultos funerários . Eles foram oferecidos à igreja ou aos túmulos do falecido durante sua época. Eles também estão associados à eternidade e à memória dos mortos porque têm uma longa vida útil.

Existem muitas versões de panellets na Espanha, mas aqueles feitos com batata-doce são um dos mais saborosos, mais nutritivo e benéfico. Você quer saber por quê? Observe em detalhes os ingredientes e suas propriedades.

100 gramas de batata-doce ou batata-doce

Você pode usar a variedade branca de batata-doce ou a variedade amarela e laranja, pois têm mais pró-vitamina A ou beta-caroteno . Além disso, quando cozido a no máximo 70 ºC, o amido se transforma em açúcares mais simples, como a maltose. Este tem um terço do poder adoçante quando comparado ao açúcar.

A batata doce é um alimento que se destaca por sua contribuição de beta-caroteno, fibras e minerais essenciais.

200 gramas de amêndoas inteiras ou moídas

Essas nozes são abundantes em proteínas, tiamina, riboflavina, niacina, fibras e gorduras do tipo ômega 3 e 6 . Desta forma, o valor nutricional da batata-doce é aumentado.

200 gramas de pinhões

Os pinhões também são nozes que dão valor extra aos panellets . Eles contêm fibras, complexo B, vitamina E, ômega 3 e 6, entre outros nutrientes de interesse para a saúde.

150 gramas de açúcar de vidro (opcional)

Lembre-se da doçura da batata doce . A quantidade de açúcar de confeiteiro que você vai adicionar depende do seu gosto. Por exemplo, se você for diabético, pode substituí-lo por um adoçante artificial. Cerca de 2 colheres de sopa de Sucralose darão uma boa doçura, embora, se preferir, não adicione adoçante.

1 Ovo

O ovo servirá para homogeneizar e compactar a mistura de batata-doce. Além disso, este alimento é a fonte da proteína de melhor qualidade nutricional, uma vez que contém todos os aminoácidos essenciais de que o corpo necessita.

Raspas de 1 limão

Os óleos essenciais contidos na casca de limão fornecem frutas cítricas sabor e aroma. Com isso, esse ingrediente ajuda a equilibrar o sabor doce predominante. Esses óleos têm propriedades antioxidantes.



Preparação passo a passo de doces de batata-doce

Depois de ter os ingredientes prontos, é hora de começar a preparar doces de batata-doce. O resultado final distingue-se pela sua cremosidade e pelo seu sabor doce natural. Claro, como mencionamos, você pode adicionar mais açúcar, se preferir.

  1. Para começar, lave e descasque as batatas-doces. Em seguida, pique-os em tamanhos pequenos.
  2. Em seguida, cozinhe em água ou no vapor até ficarem bem macios.
  3. Em seguida, amasse com um garfo ou purê de pressão.
  4. Se desejar, adicione o açúcar de vidro embora se a batata-doce for muito doce, não é necessário
  5. Moer as amêndoas se estiverem inteiras. Para isso, use um liquidificador.
  6. Além disso, em uma tigela, coloque as amêndoas e o purê de batata-doce. Misture até obter uma massa úmida, mas não pegajosa
  7. Refrigere a massa em um recipiente fechado. Deixe repousar 3 horas ou durante a noite.
  8. Após esse tempo, tire a massa da geladeira e faça bolinhas do tamanho de sua preferência.
  9. Bata o ovo em uma tigela e coloque os pinhões em outra tigela.
  10. Envolva cada bola de batata-doce com o ovo batido e, a seguir, com os pinhões. Aperte-os bem.
  11. Coloque-os em uma bandeja forrada com papel manteiga
  12. Depois, espalhe cada bola novamente com o resto do ovo.
  13. Pré-aqueça o forno a 175ºC e asse por 5 ou 6 minutos. [19659030] Depois de prontos, tire-os do forno e deixe-os repousar.

Outras variedades de rebuçados de batata-doce podem ser preparados com a adição de coco ralado, avelãs, laranja, café, morango, chocolate e glacé de marron. Em qualquer caso, a batata-doce fornece certos benefícios que agregam um valor saudável a cada panellet.

Os panellets são ideais para desfrutar como um lanche. Além disso, servem para acalmar o desejo por um doce.

Propriedades da batata-doce

Com o crescente interesse por produtos naturais e benéficos para a saúde, a batata-doce acaba se tornando um alimento interessante. Além disso, tem diferentes usos na indústria de alimentos.

Por exemplo, no Peru, é usado na panificação e na fabricação de macarrão; Enquanto isso, no Japão eles obtêm farinha e seus pigmentos são usados ​​para fazer leites fermentados probióticos. Vamos ver alguns de seus efeitos positivos:

Benefícios nutricionais

As batatas-doces amarelas e laranjas contêm beta-caroteno ou pró-vitamina A, recomendados para melhorar a visão. Na verdade, eles ocupam o quarto lugar entre os alimentos que contêm mais vitamina A.

Eles também fornecem vitamina C, cuja falta pode causar uma cura deficiente. Alguns pesquisadores usaram batata-doce sozinha e fortificada com beta-caroteno para reduzir a deficiência de ferro em crianças.

De acordo com Lim, autor do livro "Plantas comestíveis, medicinais e não medicinais", este ingrediente é uma fonte de energia, uma vez que contém entre 20 e 27 gramas de amido por 100 gramas; e entre 4 e 10 gramas de açúcar. Seu conteúdo de fibra varia entre 1,2 e 3,5 gramas por 100 gramas.

Efeito cardioprotetor

Um artigo relata que a batata-doce beneficia o coração, pois contém vitamina B6, que ajuda a prevenir o endurecimento das artérias e outros vasos sanguíneos. Da mesma forma, o consumo desse alimento é recomendado para baixar a pressão arterial, uma vez que fornece potássio.

Efeito antienvelhecimento

A presença de pigmentos na batata-doce, como a peonidina e a cianidina, exerce propriedades antioxidantes e antiinflamatórias quando passam pelo trato digestivo. Por sua vez, foi observado que sua ingestão pode contribuir para reduzir o risco de doenças degenerativas relacionadas à idade. De qualquer forma, são necessários mais estudos.



Já sabe preparar panellets caseiros de batata-doce?

Não é necessário esperar uma data específica para os saborear. Esses doces são ideais para acalmar os desejos durante um lanche ou entre as refeições. Além disso, se forem preparados sem açúcar, são ideais para promover o bem-estar e um peso saudável.

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