O pão de aveia é geralmente feito com uma combinação de aveia, farinha de trigo integral, fermento, água e sal.

Como a farinha de aveia é altamente nutritiva e está associada a uma série de benefícios à saúde, o pão de aveia pode ser uma opção saudável.

Em particular, a aveia é rica em fibras e nutrientes benéficos incluindo magnésio, vitamina B1 (tiamina), ferro e zinco. A fibra da aveia, conhecida como beta-glucana, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, regular o açúcar no sangue e diminuir a pressão arterial elevada.

Uma revisão de 28 estudos descobriu que comer 3 gramas ou mais de beta-glucana de aveia por dia reduziu significativamente o LDL (ruim) e os níveis de colesterol total, em comparação com nenhuma aveia.

O estudo também descobriu que os efeitos de redução do colesterol do beta-glucano em aveia foram maiores em pessoas que tinham níveis basais de colesterol mais elevados.

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No entanto, o fato de um pão ter "aveia" em seu rótulo não significa necessariamente que seja saudável . Alguns pães de aveia têm apenas uma pequena quantidade de aveia e são feitos principalmente de farinhas refinadas, açúcares adicionados e óleos.

Para encontrar um pão de aveia verdadeiramente nutritivo, procure um que tenha farinha de aveia e farinha de trigo integral como os dois primeiros ingredientes.

Uma fatia (48 gramas) de pão de aveia inteiro contém:

  • Calorias: 130
  • Proteína: 6 gramas
  • Gordura: 1,5 gramas
  • Carboidratos: 23 gramas
  • Fibra: 4 gramas [19659007] Se você quiser saber mais sobre o pão de aveia e como incorporá-lo em sua dieta, consulte o seu médico e um nutricionista.

    Via : Healthline

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