Em climas quentes, muitas pessoas apresentam inchaço nas pernas. Por que isso acontece e como se livrar do inchaço?

O calor do verão é um verdadeiro teste para seus pés. Os pés e tornozelos incham, a perna não cabe nos sapatos habituais, ao pressionar os locais inchados, fica um dente por muito tempo, o desconforto nas extremidades inferiores preocupa.

Por que as pernas incham com o calor?

Quando a temperatura do ar aumenta, o corpo reorganiza seu trabalho para evitar o superaquecimento. Os vasos se dilatam para permitir a passagem de mais sangue. Nesse caso, torna-se mais difícil para as veias das extremidades inferiores empurrar o sangue para cima e seus grandes volumes são retidos nas extremidades inferiores. O movimento da linfa também é prejudicado. É por isso que as pernas incham muito com o calor.

A situação é agravada por varizes, doenças dos rins, coração e vasos sanguíneos, gravidez, distúrbios hormonais. Nesse caso, deve-se procurar o conselho de um médico.

Recomendações gerais para o inchaço das pernas

Existem recomendações gerais que ajudam a lidar com o inchaço das pernas devido ao calor. Os especialistas citam sete maneiras eficazes.

1. Levante as pernas

Quando ocorre o inchaço, a gravidade não é um grande amigo, portanto, você deve se livrar dos efeitos nas extremidades, tentando elevar os pés acima do coração o mais rápido possível. Nesta posição, você deve dedicar pelo menos dez minutos e repetir várias vezes ao dia, antes mesmo de ir para a cama.

2. Tente evitar o superaquecimento

Fique em áreas com sombra ou quartos com ar-condicionado, sempre que possível. Evite banhos ou saunas excessivamente quentes, pois isso pode piorar o inchaço.

3. Adicionar atividade física

Exercícios moderados, como natação e caminhada, podem ajudar a melhorar a circulação e restaurar o fluxo de fluidos. Tente se exercitar nas horas mais frescas do dia, como no início da tarde ou manhã.

4. Beba muita água

Muito sal contribui para o inchaço, portanto, beber mais água pura pode ajudar a reduzir a quantidade de sal em seu corpo.

5. Controle sua dieta

Certos alimentos são diuréticos naturais e podem aliviar a retenção de líquidos. Os alimentos que têm esse efeito incluem vegetais de folhas verdes como espinafre e alface, feijão verde, aspargo, abóbora, cebola, abacaxi e limão. Reduza os alimentos gordurosos, salgados, condimentados e, é claro, o álcool.

6. Use meias de compressão

Meias especiais que se adaptem ao formato ou pernas até o joelho podem ajudar a reduzir o acúmulo de fluido nos pés e tornozelos.

7. Evite um estilo de vida sedentário

Se você ficar em pé por muito tempo, faça pausas regulares para caminhar e mover as pernas. Isso pode ajudar a reduzir o desconforto e manter o fluxo sanguíneo e linfático.

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