Até recentemente, a redução das gorduras saturadas da dieta era considerada a principal estratégia para prevenir doenças cardiovasculares sem levar em conta outros fatores prejudiciais, como o consumo de açúcares refinados

No entanto, é cada vez mais comum ouvir sobre a dieta cetogênica que reverte a proporção de macronutrientes em favor das gorduras.

  • Os carboidratos eles vão de contribuir com 55-60% da energia diária para apenas 5-10%.
  • Por sua parte, as gorduras aumentam de 30-35% para 60-80%.
  • Enquanto as proteínas permanecem em 10-15% ou aumentam ligeiramente.

Esta busca para alcançar um estado metabólico controlado semelhante ao do rápido . Qual é o objetivo?

Na ausência de glicose o organismo é forçado a produzir r corpos cetônicos de gorduras para energia, um combustível alternativo para o cérebro e outros tecidos, mas sem atingir níveis tóxicos (como na cetoacidose diabética).

O conjunto de reações hormonais e parecem metabólicos reduzir o estresse oxidativo e ser benéfico em diferentes patologias.

A dieta cetogênica funciona?

Tem mostrado resultados positivos no tratamento da epilepsia refratária a drogas a excesso de peso e resistência à insulina ; seus possíveis efeitos antiinflamatórios e protetores contra doenças neurodegenerativas, dermatológicas e oncológicas também estão sendo estudados.

Entretanto, é importante entender que não deve ser iniciado sem a supervisão de especialistas nem ser considerado uma dieta mágica.

A recomendação para a população geral saudável enfoca o consumo de gorduras e carboidratos saudáveis ​​ (integrais, não processados, ricos em fibras e digestão lenta) e não mudanças quantidades drásticas


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