Estar com fome cria estresse que pode mudar rapidamente o humor de cada um de nós, de bom humor … de mau humor. Explicamos por que

 Hambúrguer homem comendo, mulher de mau humor

Pesquisadores da Universidade de Guelph, Ontário (EUA), estudaram comportamento dos ratos quando estavam com fome .

A fome causa hipoglicemia levando a estresse fisiológico e psicológico . O comportamento emocional é modificado mais tarde. Isso pode causar mau humor ou mesmo ansiedade.

De fato, os pesquisadores realizaram um estudo de sangue em camundongos submetidos à hipoglicemia que os estressou. Isso revelou que houve um aumento da corticosterona, um hormônio que é um sinal de estresse fisiológico.

Comer bem é importante

Nos seres humanos, as repercussões devem ser levadas em consideração da fome especialmente para pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão. Isso pode ter implicações para o seu tratamento. É especialmente importante praticar hábitos alimentares saudáveis ​​durante o atendimento ao paciente.

Os resultados deste estudo também são interessantes porque demonstram a ligação entre depressão e doenças como obesidade, diabetes, bulimia e anorexia. A hipoglicemia crônica pode ser um fator de risco para depressão.

Nem todos nós respondemos da mesma maneira a esse fenômeno

Nem todas as pessoas experimentam o mesmo mau humor quando começam a sentir fome . A fisiologia pode variar de uma pessoa para outra. Alguns podem pular uma refeição, ou até ter apenas uma refeição por dia, mesmo fazendo intensa atividade física; para outros é impossível.

A regulação do metabolismo da glicose, especialmente no nível do hipotálamo (área do cérebro que regula a fome e a saciedade), sob a influência de muitos hormônios e neuromediadores (alguns orexígenos, outros com anoréxicos) reverso) é extremamente complexo.

E o assunto se torna ainda mais complicado quando ouvimos falar do termo "fome biológica" e da regulação do comportamento alimentar: que é alimentar-nos, e não simplesmente por prazer, mas porque nosso corpo realmente precisa dele.

reduza o mau humor quando estamos com fome

Primeiro, tente diferenciar entre "fome real", "fome biológica" e "fome de estresse" . Sabemos "fome real", quando sabemos como nosso corpo funciona, e quando sabemos como ouvi-lo e quando ele precisa ser alimentado.

Em outros casos, como durante um estado de ansiedade por exemplo, pode-se sinta a necessidade de comer para acalmar esse outro tipo de fome; é menos prejudicial à saúde do que tabaco ou álcool.

Mas a melhor coisa nessa situação é reduzir a sensação de fome ao comer amido e fibras durante a refeição (grãos integrais no café da manhã, legumes ou frutas cozidos no almoço e no café). jantar): alimentos ricos em amido para consumo de energia e fibras, para que essa energia seja mantida a longo prazo. As fibras, de fato, têm a imensa vantagem de acalmar a sensação de fome.

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