As dietas ricas em proteínas são mais saciantes do que aquelas que faltam ou baixas nesses tipos de nutrientes. Vamos analisar as razões para este fenômeno e como podemos aproveitá-lo para criar uma dieta mais saudável e nos ajudar na perda de peso.

A moda de dietas ricas em proteínas

Para começar, devemos levar em conta que uma dieta saudável e equilibrada deve ser a que nos ajuda a gerenciar adequadamente o controle do nosso peso. Nesse sentido, temos que levar em conta que nosso organismo requer cerca de 30% da energia destinada à digestão na metabolização de proteínas .

Em comparação, os carboidratos só precisam 10%, enquanto as gorduras dificilmente requerem energia. Portanto, quando consumimos proteínas, obtemos apenas 70% da quantidade de calorias contribuídas.

Além disso, essas dietas produzem o temido efeito rebote após sua cessação. Portanto, ao mudar o tipo de dieta, o ganho de peso pode ser ainda maior do que no início da dieta . No entanto, a verdade é que dietas ricas em proteínas ajudam na perda de peso; Conhecer o mecanismo pelo qual esse fenômeno ocorre pode levar ao desenvolvimento de drogas que retardam o crescente problema da obesidade.

Quando consumimos proteínas e estas são digeridas, um produto final conhecido como fenilalanina é liberado, o que desencadeia hormônios que nós Eles fazem você se sentir menos fome. Os hormônios impulsionam nosso apetite, dizendo-nos se estamos com fome e determinando quando estamos saciados .

  • Como exemplo, a grelina é um hormônio que nos diz quando estamos com fome, enquanto o hormônio GLP-1 é o hormônio. Por tudo isso, é importante entender os mecanismos que regulam nosso metabolismo, para que possamos identificar novas formas de tratar ou prevenir a obesidade.

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    Digestão de proteínas

    Durante a digestão, os alimentos são metabolizados para serem convertidos em substâncias mais fáceis de assimilar . Depois, estes são absorvidos em um processo chamado gliconeogênese. Ou seja, ocorre a formação de glicose, que atua como fonte de energia para nossas células. Esta glicose é captada pelos receptores da veia porta, localizada perto do intestino, que por sua vez envia um sinal para o cérebro para iniciar a sensação de saciedade.

    Desta forma, após uma refeição rica em proteínas, as moléculas que são obtidas a partir delas são liberadas na corrente sanguínea . Isso faz com que os receptores opioides mu (μOP) fiquem bloqueados. Estes são receptores que estão nas paredes da veia porta, um vaso sanguíneo espesso que transporta o sangue do intestino e baço para o fígado, o que resulta na metabolização de nutrientes.

    É assim que a sensação de saciedade é gerada após dietas ricas em proteínas, especialmente se incluir carne vermelha ou branca, peixe, ovos e alguns legumes. De fato, até não muito tempo atrás, era desconhecido que os receptores μOP eram responsáveis ​​por regular a sensação de fome e saciedade.

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    As conseqüências de uma dieta rica em proteínas

     As proteínas na dieta

    As pessoas que consomem proteínas para perder peso provavelmente notam um grau similar de redução do apetite . Isso será independente da quantidade de proteína que consomem, dentro do intervalo em que a dieta é programada. O fato de que menos é mais é uma boa notícia para aqueles que buscam perder peso, não só pelo consumo de calorias, mas também para conseguir alguma economia econômica.

    As proteínas desempenham um papel muito importante na transmissão de informação em nosso corpo, até mais que outros tipos de comida . Além disso, após uma ingestão muito alta de proteína, nosso corpo precisa gastar mais energia para queimar glicose e digerir corretamente essas substâncias.

    Uma alta ingestão de proteínas aumenta o tráfego de informações entre o cérebro e o sistema digestivo. Como resultado, isso leva a uma maior e mais antiga sensação de saciedade.

    Em suma, devemos lembrar que alimentos como carnes vermelhas ou brancas, salsichas, peixe ou ovos nos ajudam a alcançar uma maior sensação de plenitude. saciedade. No entanto, devemos sempre tentar controlar as quantidades e proporções bem para seguir em todos os momentos uma dieta equilibrada que nos fornece todos os tipos de nutrientes

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